sexta-feira, 27 de abril de 2007

Assembleia Municipal - Hoje 27.04.2007

Ter razão antes do tempo!
É um facto o PSD teve razão antes do tempo. O PSD denunciou o facto do orçamento para 2006 ser de novo empolado e pouco rigoroso, para além da falta de estratégia que se denotava em tal documento. Vejamos os factos:
O resultado líquido do exercício diminui em 46,5%, ou seja, em 2005 tinha o valor de 2.833530.69 e em 2006 a quebra passou para 1.514.006.92
A despesa com o pessoal representou um aumento na ordem dos 8% mas, no entanto, as transferências e os subsídios obtidos baixam 10%, passam de 6.412.341,16 de 2005 para 5.767.504,70 para 2006
As taxas de execução das despesas de capital e das receitas de capital não atingem os 50% as primeiras ficam nos 49,9% e as segundas nos 43,76%
Um executivo que apenas consegue fazer menos de metade do que planeia não pode estar a praticar uma boa gestão.
A Execução do Plano Plurianual de Investimento demonstra também por si esta falta de rigor, entre aquilo que é planeado, e aquilo que é executado.
O nível de execução anual é de 44,4% uma vez mais, nem sequer metade do que planearam conseguiram fazer. E o nível de execução global que deveria estar próximo dos 33% ficou em 17,92%.
As transferências comunitárias representam no peso do orçamento, 1,9%, o que é bem demonstrativo da incapacidade deste executivo em empreender candidaturas a fundos comunitários, sobrecarregando o município com o total da despesa em qualquer investimento.
Em conclusão:
Taxas de execução abaixo dos 50%, são claramente o espelho da inactividade, da falta de obra, da falta de “trabalho de casa”, da falta de rumo e estratégia para o concelho.
Também o valor de 1,9%, de transferências comunitárias é um valor absolutamente lamentável e que sustenta todas as nossas preocupações de que não são preparadas quaisquer candidaturas, de que os projectos não existem e de que o concelho tem vindo a perder todas as oportunidades nesta matéria.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Posto de Turismo da Mealhada

O antigo Posto da Polícia de Viação e Trânsito, junto da rotunda de acesso ao Luso, foi requalificado com vista a acolher o Posto de Turismo da Mealhada. A respectiva empreitada representou um investimento de cerca de 12 mil euros.
Algum tempo depois encerrou as portas. Toda a argumentação utilizada aquando da sua recuperação foi esquecida, e, a tal grande estratégia integrada virada para o Turismo foi abandonada. Tal como o cinema às quartas-feiras, o Posto de Turismo da Mealhada acabou.
É muito mais fácil fechar e esquecer todo o investimento feito - sobretudo quando o dinheiro não é nosso - do que pensar em formas de o tornar atractivo, rentável e útil.

domingo, 22 de abril de 2007

Boletim Municipal


Passaram já quatro meses desde a publicação do último Boletim Municipal.

Podem ser três os motivos deste atraso.

Senão vejamos:

O primeiro pode ser pelo facto do Senhor Presidente demorar agora mais tempo a ponderar as promessas que faz, já que sempre que assume compromissos neste seu órgão de informação privilegiado, elas teimam em não se concretizar.

O segundo pode ser por se ter zangado com o director -o próprio- já que nos últimos números deixou de assinar como tal. Não se percebe bem porquê, afinal, todos sabemos que quem continua a decidir tudo é o Senhor Presidente.

O terceiro motivo pode ter sido mesmo a falta de obra deste executivo... e assim lá tiveram que esperar pela realização do campeonato de Hóquei.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Palavra de Presidente


"Dada a proximidade da época natalícia, não podíamos deixar passar a ocasião de anunciar a nossa prenda, ainda que para já seja apenas simbólica, aos munícipes, aproveitando para anunciar algo que certamente irá contribuir para a melhoria do atendimento prestado pelos serviços municipais. Trata–se da construção do novo edifício dos Paços do Município, que irá permitir que os serviços, actualmente dispersos em vários pontos da vila, se concentrem no mesmo espaço, permitindo um melhor atendimento à população. A elaboração do respectivo projecto irá avançar no próximo ano e a construção do imóvel arrancará até final do mandato".

Gostaram da prenda de Natal?

Esta prenda foi-nos dada em Setembro de... 2002 no editorial do Boletim Municipal Nº6
Acabou o mandato de que falava e já estamos a meio de outro e nem sinal de obras.

Sr. Presidente para quê andar a prometer sem ter a certeza de que pode cumprir?
PS- A foto foi retirada do "site" da Câmara Municipal da Mealhada.

XVIII Edicão da Escolíadas


Parabéns!
Atingiu a maioridade sempre com muito sucesso, fruto de muito empenhamento pessoal, coragem e persistência.

Finalmente o teste de Inglês Técnico


São muito injustos...
Brincar com coisas tão sérias.
Está tudo mais que provado, ninguém pode ter dúvidas...
Faça o favor de clicar na Foto.

Europeu de Sub-19 feminino no Luso-Mealhada


Portugal estreia-se a vencer em campeonato de Hóquei em Patins.

Portugal e a Espanha ganharam à França, por 5-3, e à Alemanha, por 5-1, respectivamente, nos jogos da primeira jornada do Campeonato da Europa de Sub-19 feminino que decorre no Luso, Mealhada.

Amanhã, a Selecção Nacional defronta a Alemanha, enquanto as jovens espanholas jogam com a França.

Uma iniciativa que merece um aplauso, muita satisfação por se realizar no nosso concelho, importante para quem nos visita e para nós que recebemos.

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Eleições CDS-PP


Ribeiro e Castro acusou ontem à noite Paulo Portas de ser o chefe da oposição interna no CDS-PP. No frente-a-frente na RTP e a poucos dias das directas do partido, Paulo Portas respondeu que o facto do presidente dos populares ser eurodeputado não caiu bem junto dos eleitores.

terça-feira, 17 de abril de 2007

Mentalidade pequena e mesquinha...


Os Vereadores do PSD apresentaram numa reunião de Câmara uma proposta para criar no concelho um Cartão Sénior.

Esta proposta consistia em apoiar idosos carenciados de várias formas:
Comparticipação nos medicamentos, redução do preço da água, impostos, acesso gratuito a iniciativas promovidas pela Câmara, acesso às piscinas, etc.

Na altura os Socialistas na Câmara votaram contra, com o argumento da ilegalidade e de que seria passar um atestado de pobreza às pessoas.

Não descobriram nenhuma virtude na nossa proposta, como sempre.

Estes senhores não percebem que estas atitudes mesquinhas não prejudicam os Vereadores do PSD, mas sim as pessoas que podiam melhorar um pouco a sua qualidade de vida.

Leia por favor esta notícia clicando na frase sublinhada.
http://jn.sapo.pt/2007/04/17/pais/camara_paga_futebol_e_medicamentos_a.html

É muito triste e uma frustração enorme ler notícias como esta e perceber o que estamos a perder!

segunda-feira, 16 de abril de 2007

As 7 Maravilhas de Portugal



A digressão pelos 21 monumentos candidatos a integrarem a categoria das "Sete maravilhas de Portugal" está no terreno . A votação nas sete maravilhas decorre até ao próximo dia 7 de Julho via Internet, em www.7maravilhas.pt. Até Julho pode votar na eleição dos sete mais belos (…)
Uma vez mais, primeiro nas "escapadinhas de Portugal", agora nas "7 Maravilhas de Portugal", o nosso concelho fica de fora.
Falta de argumentos? Claro que não, se for comparado algum do nosso património com os 21 seleccionados, podemos constatar que é injusto o Bussaco ou o Palace do Bussaco ficar de fora!

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Pousada de Juventude

A Lousã vai inaugurar dia 20 de Abril uma Pousada de Juventude, uma infra-estrutura dirigida para o turismo juvenil.
Um investimento de 2.121.111,08 comparticipada em 1.590.833,31 euros.
Será que os autarcas do nosso concelho não percebem que apenas com trabalho se conseguem resultados?
Já passaram vários anos desde a sugestão que fiz para se construir uma Pousada de Juventude no Luso, cheguei a fazer várias diligências junto de membros do Governo.
Todos me transmitiram que tudo dependia muito do empenhamento da Câmara.
E o executivo socialista da nossa Câmara o que fez? rigorosamente nada. Continua a desperdiçar oportunidades uma atrás das outras sem que nada façam.

domingo, 8 de abril de 2007

As conquistas de Abril... hoje



Resta ao povo continuar a "regar" os cravos... e fazer um novo Abril.

A evocação deste dia podia constituir um passo, na conquista pelos mais jovens, do verdadeiro significado de Abril.

A já habitual, repisada e cada vez mais empobrecida comemoração da Câmara Municipal da Mealhada, do dia 25 de Abril não aviva a memória de todos os que puderam testemunhar este dia, nem ensina aos filhos da "Liberdade" o quanto foi dificil e determinante essa conquista.

Quem não gostaria de ouvir testemunhos da época: onde estavam e estão essas pessoas? O que nos podem dizer? O que sentiram? Com quem falaram? O que ouviram? O que faziam? Em casa de quem?...

Seria fácil fazer uma festa de Abril, com iniciativas desportivas, histórico-culturais, musicais e outras.

Para tal era apenas necessário existir vontade e trabalho.

Porque a Democracia e a Liberdade conquistam-se todos os dias...

Feliz Páscoa






Divirtam-se muito!

Com poucos excessos e muita política...

BAT"OTA"

Uma sondagem do Expresso diz que só 7% dos portugueses querem a OTA, enquanto 51% consideram mesmo desnecessária a construção de um novo aeroporto.

São um instrumento valioso de trabalho que merecem muita atenção, aliás é recorrente os socialistas falarem das sondagens, mas claro, das que habitualmente são positivas para Sócrates.

Umas servem, outras . . . nem por isso.

quinta-feira, 5 de abril de 2007

Prestação de contas 2006



Dados oficiais:

Resultado líquido do exercício

Em 2005 foi de 2.833.530,69

Em 2006 1.514.006,92 ou seja desceu 46,5%
Encargo com pessoal subiu 8%

Transferências e subsídios obtidos baixou 10%, passou de 6.412.34,16 em 2005 para 5.767.504,70 em 2006

Taxa de execução das despesas de capital 49,9%

Taxa de execução das receitas correntes 43,7%

Taxa da execução anual do Plano Plurianual de investimento 44,4%

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Extensão de Saúde do Luso



Esta é a Extensão de Saúde do Luso!

O Prazo de execução termina dia 18 do mês de Abril.

Deste ano claro!

Os utentes, os funcionários e os profissionais de saúde deste centro vão ter que esperar.

A própria Junta de Freguesia que já deve(?) ter planeado o que fazer ao espaço que vai ficar livre terá que aguardar.

Para variar a culpa deste atraso vai morrer solteira.

terça-feira, 3 de abril de 2007

Feira de Santa Luzia

Uma vez mais assistimos à Câmara Municipal da Mealhada a andar a reboque. Quando os Vereadores do PSD visitaram o Bairro Social do Canedo, lá se apressaram os responsáveis do executivo socialista da Câmara, no mesmo dia, com toda a "lata" do mundo, a dizer que afinal já tinham tudo estudado.
Hoje foi a vez dos feirantes de Santa Luzia que manifestaram as maiores preocupações com o futuro da Feira - situação que se arrasta há longos anos - e logo vieram, esses mesmos responsáveis da Câmara, dizer que afinal já está tudo estudado.
Com tanto estudo sempre podemos ficar tranquilos...
De papel em papel lá se vai "governando" este executivo socialista...

segunda-feira, 2 de abril de 2007

Termas do Luso



O Presidente do conselho da administração da Sociedade da Água do Luso, apresentou estudo sobre o processo de reconversão das Termas do Luso.

Recordo que os comerciantes da freguesia chegaram, já no ano passado, logo a seguir ao verão, a manifestar as suas preocupações com vários autarcas do concelho, de todos os partidos e a vários níveis de poder.

Na altura foram anestesiados com algumas promessas, e passado este tempo todo, é caso para perguntar o que mudou?

Sobre esse estudo nada se sabe, sobre previsões de inicio de trabalhos muito menos, no entanto, é bom ver que essas reuniões movimentaram algumas águas serenas que apenas se movem quando sentem turbulência.

Rali de Portugal


Automobilismo-uma paixão.
Sébastien Loeb termina em beleza o Rali de Portugal
O francês Sébastien Loeb (Citroen C4 WRC) venceu a superespecial de encerramento do Rali de Portugal, concluindo de forma perfeita o triunfo final na prova, o 31º da carreira em provas do Campeonato do Mundo.

PSD forma Conselho de Opinião


No Sábado passado o PSD deu um passo em frente e formou um Conselho de Opinião.
O Dr. Manuel Jacinto preside este novo "órgão", composto por muitos militantes, com provas dadas no PSD mas também profissionalmente, bem como, independentes e jovens com vontade de participar na vida política do nosso concelho.

domingo, 1 de abril de 2007

Hospital da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada


Porque a política se deve fazer com total transparência, frontal, sem qualquer dependência, e, porque entendo o assunto demasiado delicado, sinto-me na obrigação de transcrever na íntegra a declaração assumida por nós, Vereadores do PSD, na última reunião de Câmara, assim como as propostas apresentadas pela Santa Casa da Misericórdia à Câmara Municipal da Mealhada.
Faço-o no espaço dos comentários.