quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Durão Barroso nomeado para Nobel da Paz.


José Manuel Durão Barroso, antigo primeiro-ministro português e actual presidente da Comissão Europeia, deverá estar entre os candidatos ao Nobel da Paz de 2008, anuncia hoje a Agência France Presse (AFP), na data limite de apresentação de candidatos

O Presidente de Timor-Leste, José Ramos Horta, também Nobel da Paz em 1996, indicou que havia proposto a candidatura de José Manuel Durão Barroso, por considerar que, sob a sua presidência, «a Comissão Europeia trabalha no sentido de um diálogo pacífico, contribui abundantemente para as forças da ONU, e auxilia os refugiados».

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Protestos no BCP.


Em protesto pela divulgação descriminada da remuneração individual dos administradores do BCP e por considerarem matéria de grande risco de utilização pela comunicação social, incluindo a de índole sensacionalista, resolveram os Senhores Administradores bloquear a entrada das instalações do referido Banco.

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Remodelação "mini".

O Primeiro-ministro solicitou, esta terça-feira, ao Presidente da República, a exoneração dos ministros da Saúde, Correia de Campos, da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, João Amaral Tomás.
O primeiro-ministro não resistiu à revolta generalizada contra o encerramento de unidades de saúde.
Mas não importa tanto mudar pessoas quando o objectivo passa por manter as mesmas as políticas.

sábado, 26 de janeiro de 2008

Carnaval da Criança.

Recordo o Carnaval da Criança que se realizava na Mealhada. Era um momento mágico para os mais novos. As escolas, com os professores, educadores, auxiliares e pais a fazer de tudo para que os mais novos tivessem um dia especial. Nada faltava, inclusivamente recordo uns saquitos de plástico com um lanche preparado para no final do cortejo todos saborearem. E que bem que sabiam..
Foi uma tradição que se perdeu e que teve muita vida. Era um dia como o Natal para os mais jovens. Inesquecivel.

Projecto LusoInova.

Uma mão cheia de nada. Uma completa desilusão.
Se alguém tinha expectativas em relação a este projecto, depois da sua apresentação ficou completamente desiludido.
Primeiro, estamos todos cansados de ouvir que o nosso concelho tem muitas potencialidades (acessibilidades, localização, leitão, vinho, pão, Buçaco, Termas…) e perceber que pouco ou nada se faz.
Segundo, este projecto lança um conjunto de ideias mal explicadas, sem qualquer indício de que tenha existido um estudo sério e profundo, todas elas viradas para a iniciativa privada, sem qualquer previsão temporal definida, sem parceiros nenhuns definidos.
Porque razão apontam para a construção de 4 novos hotéis e não 3 ou 5? Falam da criação de emprego como falava Sócrates sem nenhum dado concreto. Vendem ilusões.
E o papel da Câmara em nenhuma ocasião foi explicado. Uma vergonha sem descrição.
Se tudo se destina à iniciativa privada e não existem contactos e muito menos certezas em relação a investidores uma vez mais estamos perante uma iniciativa que só serve para encher umas páginas de jornais, criar a ilusão de que algo está a ser feito e nada mais.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Jardim de Infância Odete Isabel.

Recentemente tivémos conhecimento do resultado eleitoral para os órgãos sociais do Jardim de infância Odete Isabel.
A surpresa (ou talvez não) surgiu ao ler as declarações do candidato da lista vencedora José Calhoa quando afirma que só na tomada de posse se saberá quem será o Presidente da Direcção.
Estranha forma de concorrer, por um lado aparece a candidatura com José calhoa a liderar a lista da direcção, e só depois é que se sabe que afinal pode não ser o próprio a presidir o órgão.
Se por acaso não for agora José Calhoa a assumir o lugar, significa que apenas o seu nome foi usado para angariar mais votos, o que a ser verdade é uma estratégia muito pobre e enganadora.
Quando alguém vai votar deveria saber ab initio quem estava a tentar eleger.
Espero no entanto que assuma o lugar que é seu por direito e que faça um bom trabalho.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Gestão das expectativas.

Ontem o Engº Sócrates andou a fazer aquilo que se chama a gestão das expectativas. A ideia é um bocado infantil, mas faz parte da cultura política portuguesa. Acredita-se que se o Primeiro-Ministro disser que a economia vai bem, então os agentes económicos investem e produzem e a economia ficará mesmo bem.
A gestão das expectativas quando praticada por um político que já mentiu várias vezes e que não tem credibilidade ainda funciona pior.

IRS


terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Mais vale um bom Blog que mil discussões.

É realmente fantástico!
A Câmara Municipal da Mealhada reage melhor a sugestões de um Blog (mesmo sendo meu) do que quando são feitas pessoalmente e nos locais próprios.
E ainda dizem que não o lêem...
É o minimo que podiam ter feito, não custa nada, é só ter preocupações em rentabilizar os investimentos.
Fico satisfeito, só peca por tardio.

domingo, 20 de janeiro de 2008

Carnaval Mealhada 2008.

O Carnaval este ano é mais cedo e começou a sua preparação mais tarde. Enquanto outros concelhos já preparavam a sua divulgação além fronteiras ainda andava a nossa Câmara em "guerra" com a associação do Carnaval para definir a forma de colaboração.
No entanto a Assossiação do Carnaval entendeu que com a colaboração e empenho de todos ainda seria possivel a sua realização.
Venho contudo estranhar (ou talvez não) o facto de ao consultar o site da Câmara Municipal não encontrar praticamente nada sobre o Carnaval, e o que se pode ler está desactualizado e sem informação nehuma para este ano.
Como é possivel assim, com esta falta de iniciativa e vontade política rentabilizar este investimento? Como é possivel uma página oficial que tantas coisas publicita, não demonstrar a minima preocupação com o Carnaval?
Bom, pode ser que depois de sair aqui algo aconteça. Devemos ter fé...

Um tem que estar a mentir.

Ou o primeiro-ministro esloveno ou primeiro-ministro de Portugal . (via)

sábado, 19 de janeiro de 2008

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Política Ambiental da Mealhada.

Hoje, fui surpreendido por um jornalista que me confrontou com uns elogios que supostamente a Câmara Municipal da Mealhada terá recebido de outros Municípios à sua política ambiental.

A minha primeira questão foi se o jornal obteve essa informação porque assistiu à cerimónia ou se por acaso foram esses tais Municípios que lhe fizeram chegar essa informação.

A resposta foi clara: Recebemos a informação directamente da Câmara Municipal da Mealhada, através de um comunicado.

Pronto, então está tudo explicado, temos um concelho cheio de atentados ambientais, maus cheiros oriundos de pocilgas, outros de uma fábrica na Lameira, outros dizem que da própria ETAR, uma Mata Nacional do Bussaco com espécies únicas na Europa ao abandono, uns Viveiros Florestais à espera que se aproximem eleições,...

Mas entregamos briquetes e oleões nas escolas e já somos um modelo. Mais curioso é que esses tais municípios chegaram a elogiar a relação da autarquia com as escolas quando todos sabemos que nem em matérias relacionadas com o meio escolar a autarquia sente o dever de ouvir os responsáveis dos agrupamentos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

BCP uma Assembleia de resultados anunciados.

A lista vencedora teve 283 votos que representam 97,76%. A lista de Miguel Cadilhe obteve 560 votos que só representam 2,14%.
Para quem esteve na Alfândega do Porto alguns factos ficaram excessivamente claros:
Existiu uma divisão evidente entre os pequenos accionistas e os que detêm a maioria do capital do banco;
Miguel Cadilhe deu a cara, enfrentou os seus opositores sabendo que ia perder por muitos, denunciou a anexação e desafiou o conluio - teve momentos de quase-apoteose que lhe garantiriam a vitória se a regra fosse 'um homem um voto' e se a lista do Governo não tivesse cozinhado tudo muito bem;

Desenganem-se aqueles que julgarem que Miguel Cadilhe sofreu uma derrota - bastava ver a reacção efusiva dos seus apoiantes no final para se perceber que, nas suas palavras, "há derrotas que são vitórias".

Bolsa de Turismo de Lisboa.


Uma vez mais a BTL vai realizar-se entre o próximo dia 16 e 20 deste mês, em Lisboa na FIL.
A Junta de Turismo do Luso estará presente, onde irá procurar divulgar alguns produtos que são a "Marca" do nosso concelho. Mas nem nesta que será a sua ultima oportunidade consegue com que o Leitão da Mealhada esteja presente.
Uns dirão, como sempre, a culpa é dos outros...
Outros dirão que a culpa é dos proprietários dos restaurantes...
Outros dirão que a culpa é dos responsáveis da Junta de Turismo e dos seus camaradas da Câmara que não conseguem mobilizar ninguém.
Enfim...

Uma nota positiva para a brochura que irá ser apresentada (O Deserto dos Carmelitas Descalços). E ainda bem que desta vez a ideia não partiu do PSD... caso contrário podia ser chumbada.

domingo, 13 de janeiro de 2008

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Recordar.

O debate mensal na Assembleia da República com presença do primeiro-ministro, José Sócrates, aqueceu quando Marques Mendes lançou algumas acusações ao chefe de Governo. O líder do PSD falou da Ota.
«A solução da Ota não é uma solução de futuro. Há alternativas melhores, mais baratas, mais seguras, com possibilidade de expansão e melhor ordenamento do território», começou por dizer Marques Mendes.
José Sócrates respondeu com acutilância: «Vem dizer que 30 anos de estudos por parte do Estado nada valem «O senhor deputado diz que há outros locais melhores do que Ota, com base em quê? Com base em que estudo? Com base em que elementos?
Para o primeiro-ministro, não existe outra solução. «O senhor deputado tem outros estudos para propor ao país uma nova localização para um novo aeroporto?
Marques Mendes reagiu, afirmando que só mesmo os técnicos pagos pelo Governo é que defendem a Ota e mesmo esses não dizem que ela é uma grande solução, dizem que não há tempo para outros estudos.
«A Ota é uma solução do passado», considerou ainda o líder do PSD. «Faço-lhe aqui um apelo: recue. Isto não é uma obra particular sua, nem do seu ministro, é uma obra pública, de todos os portugueses», defendeu.

in "Portugal Diário"

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Vende-se.

Terreno na Ota. Bom preço.

"Jamais"

«O Governo deverá discutir e aprovar hoje, em Conselho de Ministros, a escolha da localização em Alcochete do novo aeroporto internacional de Lisboa, ficando assim afastada a opção pela Ota disse à agência Lusa fonte do executivo.» (link)

Alberto João Jardim



Não pára de surpreender, ao fim de 30 anos de poder. Vê-lo ao lado do PCP é verdadeiramente extraordinário.

domingo, 6 de janeiro de 2008

Censurado.

A urgência do Hospital de Anadia fechou portas.
Litério Marques, presidente da autarquia de Anadia, liderou uma manifestação, desdobrou-se em contactos para tentar evitar este final e acabou por pedir a demissão do Ministro da Saúde.
No nosso concelho, a situação foi bem diferente. Carlos Cabral foi informado pelo Governo (segundo o próprio) de que as Urgências do Centro de Saúde nunca encerrariam sem que fosse criada uma alternativa (Unidade Básica de Saúde). No entanto, este serviço fechou, não foi criada nenhuma alternativa e o Senhor Presidente Carlos Cabral nada fez, pelo contrário, nem sequer numa vigilia promovida pelo PCP participou.
Trocar conveniências por convicções é o que dá...

sábado, 5 de janeiro de 2008

Futuro do Rali comprometido.

Um dia depois do cancelamento do Lisboa-Dakar, dois portugueses de Anadia decidiram partir e concretizar parte de um sonho que esperam completar para o ano. Vão até ao sul de Marrocos e voltam. Por eles e por mais 50 pessoas que foram premiadas pela empresa onde trabalham, ganharam a possibilidade de acompanhar o Dakar de jipe.
A anulação da 30.ª edição do maior rali do mundo, devido a ameaças terroristas, compromoteu o futuro da mítica prova, segundo a imprensa nacional francesa.
Um rude golpe para os amantes deste desporto, desportistas, patrocionadores...

Futura Sede Região de Turismo do Centro no Luso.

Porque razão não se há-de empenhar a Câmara Municipal da Mealhada para criar condições para que no seu concelho, mais concretamente na Vila do Luso, fique instalada a futura Região de Turismo do Centro?
Porque não deixam de uma vez por todas os gabinetes e começam a ir para o terreno? Porque será que em tudo reagem com passividade e resignação? Recordo o encerramento de serviço de Urgências do Centro de Saúde, o abandono por parte do Estado dos Viveiros Florestais, o encerramento do Instituto da Vinha e do Vinho, o fraco investimento em sede de PIDDAC (…), são tudo razões mais que suficientes para se esperar reacções atentas e reivindicativas, e, no entanto, parece tudo conformado e sem vontade de olhar para os problemas e pensar muitas vezes nas oportunidades.