quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O que faz correr José Calhoa?

Nas ultimas autárquicas foi candidato à Câmara em terceiro lugar, mas depois de eleito, quem ficou com pelouros foi António Jorge (candidato em quarto lugar).

Em recentes eleições para o Jardim de Infância de Barcouço, resolveu liderar uma das Listas, mas depois de eleito lá ficou "outro" no lugar para o qual tinha concorrido.

Agora pede mais votos aos militantes socialistas para uma candidatura que se diz defensora da renovação, mas óbviamente que todos sabemos para quem está a trabalhar.
Tenho simpatia, amizade e respeito por José Calhoa mas "politicamente" já me parecem cambalhotas a mais.
Pedir votos e depois virar as costas é um sinal péssimo que em nada credibiliza a classe política.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Castro sucede Castro.

Raúl Castro, 76 anos, sucede a Fidel Castro. Reconhece o legado de Fidel, mas promete mudanças, um menor peso do estado e «eliminar proibições» embora não tenha referido quais proibições. Mas Raúl Castro é alguém que aprecia o sistema chinês actual; uma liberalização de economia para eliminar a pobreza mas mantendo um apertado controlo politico do estado. Parece que a escolha do futuro para Cuba - para já pelo menos - está feita. Mas todos esperam «mudanças».

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Novo Mapa Judiciário e a Comarca da Mealhada.

Em 2004, na altura Deputado, entreguei um requerimento na Assembleia da República a questionar o Ministério da Justiça sobre as instalações do Tribunal da Comarca da Mealhada. Ver requerimento...
Este requerimento até hoje não obteve qualquer resposta.
Vários anos depois, este Governo, apresenta agora uma proposta que ao que parece poderá alterar significativamente o funcionamento da actual Comarca da Mealhada, esvaziando gravemente as suas competências.
Caso a sede da futura Comarca que o Tribunal da Mealhada poderá vir a integrar seja em Aveiro, vai criar um maior e “perigoso” distanciamento entre os tribunais e os cidadãos, o que é bastante lesivo para os interesses do nosso concelho.

PSD em choque.

Menezes irrita Cavaco e entra em choque com Santana.

Luís Filipe Menezes teve o seu primeiro confronto directo com Pedro Santana Lopes, esta semana, e irritou Cavaco Silva com a nova ameaça de ruptura no Pacto da Justiça...

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lucros da Banca.

Este ano os lucros da banca estão a gerar algumas posições esquizofrénicas na opinião pública. É que é difícil compatibilizar a tese habitual dos lucros escandalosos da banca com a tese de gestão danosa no BCP ou com a tese de “enriquecimento sem justa causa” dos administradores.

Lions Clube da Mealhada.


O Lions da Mealhada distinguiu como cidadão do ano 2007 o nosso querido amigo Padre Abílio Simões. Para além de um bom amigo e meu professor de Português e Latim na Escola Secundária da Mealhada guardo saudades do seu bom humor (especial), das conversas que mantivémos, de ler as suas crónicas e da colaboração desinteressada que sempre me deu por vezes arriscando ser criticado injustamente.

Como Instituição do Ano foi escolhida a Associação dos Jovens Cristãos do Luso que comemorou recentemente 25 anos de actividade.

Não podia estar mais de acordo com esta distinção. O Lions Clube da Mealhada está de facto de parabéns por mais esta magnifica iniciativa.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Cabo Verde.


Cabo Verde deixou, a partir de Janeiro, de fazer parte do grupo dos Países Menos Avançados (PMA), a que pertence desde 1977, para passar a ser um País de Desenvolvimento Médio.

Liberdade só quando merecida.

Em França aprovaram uma lei que permite que os condenados judicialmente «mesmo após já terem cumprido a sua pena, [e que] ainda sejam considerados perigosos para a sociedade» possam permanecer «detidos» em centros especiais, indefinidamente.
Também por lá, o direito à liberdade de expressão se mantêm circunstancialmente coartado, punindo-se criminalmente quem presta certo e determinado tipo de declarações públicas.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Viveiros Florestais da Mealhada.

Os Viveiros Florestais da Mealhada são da inteira responsabilidade da Câmara Municipal desde 30 de Maio de 2007.
Passado praticamente um ano tudo continua na mesma. O que antes era uma preocupação constante (insegurança, poços, risco de incêndio, drogas, prostituição...) agora parece que já nada interessa.
Será possivel demorar tanto tempo para se iniciar uma obra? Uma obra que ainda por cima já estava pensada tanto tempo antes? Uma obra que sempre foi considerada uma prioridade?
Alguém dizia que devia haver eleições todos os anos e é bem verdade. Tudo é feito a pensar nas eleições seguintes porque de facto só se vê algum esforço de apresentar trabalho em véspera de eleições.

Obras no Bairro Social do Canedo vão (talvez)avançar.

A tão esperada intervenção no Bairro Social do Canedo está, agora, em con­dições de avançar. Apesar de continuar à espera de uma resposta do Instituto Nacional de Habitação, relativamente à candidatura apresentada, a autarquia vai iniciar a recuperação de qua­tro fogos que se encontram devolutos.
Esta foi a informação dada no Boletim Municipal de Setembro de 2007.
Será que os autarcas socialistas na Câmara, não percebem que ao afirmarem peremptoriamente que vão avançar imediatamente com as obras, têm mesmo que o fazer?
Será que podem continuar a criar espectativas às pessoas, falharem e continuarem sem que sejam responsabilizados?

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

E os compromissos assumidos???

Uma vez mais, os compromissos assumidos "projecto “Luso 2007”, na vertente hoteleira, turística e termal, que deveria estar concluída até 31 de Dezembro de 2007 vão ficar na gaveta.
A Câmara da Mealhada tem que uma vez por todas tomar uma posição forte face a esta indefinição. Basta de uma vez por todas tantas promessas não cumpridas sem que ninguém seja responsabilizado.

Um grupo de comerciantes e hoteleiros do Luso tem manifestado preocupações e pretende ter uma atitude actuante. Estou completamente de acordo.

Sociedade Água do Luso muda de "mãos".

Heineken/Carlsberg passa a controlar totalidade da Centralcer.
O consórcio Heineken/Carlsberg, que anunciou a aquisição da britânica Scottish & Newcastle (S&N), passará a controlar a totalidade do capital da Central de Cervejas (Centralcer), embora sendo accionista de referência da concorrente Unicer.
A S&N, maior cervejeira do Reino Unido, detém desde 2003 a totalidade do capital da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) e a Sociedade da Água de Luso.

Eurobarómetro "Porreiro pá"

O Eurobarómetro mostra um Portugal na cauda da Europa no que respeita à situação económica e social.
Os números são altamente preocupantes:
89% de descrentes na situação económica do País.
94% de preocupados com os níveis de desmprego registados em Portugal.
80% não vêem bem-estar na sociedade portuguesa.
45% insatisfeitos com a vida que levam.
60% queriam mais democracia.
Estes dados servem para reflectirmos sobre o "Estado da Nação".

O homem do momento...

José Calhoa é anunciado como candidato à Comissão Política do PS contra Rui Marqueiro.
Apenas fica por saber se vai usar a mesma tática que usou nas eleições para a direcção do Jardim de Infância Odete Isabel.
Aparece na frente da Lista mas depois o Presidente é outro... e até já se sabe quem...

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Hillary Clinton vence Estados mais importantes.


A senadora de Nova Iorque, Hillary Clinton, venceu nos estados mais populosos, apesar de Obama ter conquistado um maior número de estados. Do lado republicano não há surpresas, John McCain obteve as principais vitórias.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Quem matou o Óscar Ventura?

Esta vai ser a questão que vai dominar as próximas semanas. Quem matou o Óscar Ventura?
Aceito sugestões...

Ronaldo o mais bem pago do mundo.

De acordo com o jornal britânico News of The World, o Manchester United quer prolongar o vínculo de Ronaldo até 2014, aumentando o seu ordenado em mais de 100 mil euros. Neste momento, o internacional português ganha 640 mil euros por mês e é o quinto jogador mais bem pago em Inglaterra.

No Sporting ganhava... 1500 euros

A ascensão meteórica da carreira de Ronaldo nos relvados é acompanhada pelos números da sua conta bancária. No Sporting, o extremo ganhava 1500 euros, valor que aumentou cem vezes na altura da sua chegada ao Manchester United. O clube inglês ofereceu-lhe, em 2003/2004, 150 mil euros mensais. No final da primeira época em Inglaterra, e de acordo com o que o contrato previa, o salário foi revisto, passando para os 380 mil euros por mês.
No fim da última temporada, em que arrecadou prémio atrás de prémio em Inglaterra, renovou até 2012, passando a auferir 640 mil euros. A forma que tem apresentado esta temporada terá levado os dirigentes do United a abrir novamente os cordões à bolsa, tornando o jogador, actualmente com 22 anos, no futebolista mais bem pago do mundo.

Carnaval Mealhada.

Na Mealhada, o cortejo não saiu à rua no domingo. Como sempre, estava tudo pronto mas o vento forte e muita chuva vieram estragar a festa. Os organizadores ainda esperam desfilar amanhã, terça-feira de Carnaval, mas já nada pode evitar um prejuízo de, pelo menos, 50 mil euros. As mais de mil pessoas que participam no Carnaval da Mealhada, que faz 30 anos, continuam prontas para a festa. Só esperam que o tempo não piore e permita que a festa saia à rua esta terça-feira.
In "SIC"

Ética em política.

"UM MÉRITO DE MARQUES MENDES QUE JÁ PASSOU À HISTÓRIA PARA NOSSO MAL: PENSAR QUE A ÉTICA REPUBLICANA NÃO É APENAS A LEI"
Pacheco pereira in "Sábado"

Sobre a tentativa de Marques Mendes de introduzir critérios de ética política para além da legalidade / ilegalidade verificada em Tribunal.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

"Brincadeiras de Carnaval" na Mealhada.


Uma exposição intitulada"Brincadeiras de Carnaval" decorrerá até dia 8 de Fevereiro, um projecto destinado a Jardins-de-Infância e Escolas do 1º CEB.

Tendo como objectivo a criação de palhaços utilizando materiais recicláveis, envolveu a participação de cerca de 200 alunos, professores e encarregados de educação. A comunidade escolar com o apoio da CMM tenta assim sensibilizar todos para os problemas ambientais e os cuidados a ter para melhorar a nossa qualidade de vida.

Uma boa iniciativa, não substitui o Carnaval da Criança, mas envolve a comunidade escolar num objectivo nobre.

Núcleo sportinguista da mealhada.


No próximo dia 02 de Março de 2008, o Núcleo Sportinguista da Mealhada vai organizar a Maratona BTT “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. A inscrição é efectuada até dia 24 de Fevereiro.

Um bom exemplo!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Verdadeiras Obras de arte...


Confiança atingiu valor mais baixo desde 2005.

Os portugueses estão cada vez mais pessimistas. Há três meses que a confiança dos consumidores não pára de cair. Em Janeiro a queda acentuou-se e atingiu o valor mais baixo desde meados de 2005, ou seja, quase o início do mandado deste Governo.
Tudo porque há cada vez mais dúvidas sobre a evolução da economia, com reflexos na situação financeira das famílias. Os portugueses também não acreditam que o desemprego vá diminuir, ou que vão conseguir fazer poupanças.
In "TVI"

Sócrates e o seu percurso manhoso...

José Sócrates terá assinado numerosos projectos de arquitectura e engenharia relativos a edifícios na Guarda, ao longo da década de 1980, cuja autoria os donos das obras garantem não ser dele, noticia hoje o jornal Público.
Segundo o penalista Costa Andrade, a chamada «assinatura de favor em projectos de engenharia e arquitectura constitui uma fraude à lei, embora sem relevância criminal», mas considerou que é «portadora de uma inquestionável carga ética negativa».
O jornal diz que a actividade privada de José Sócrates como projectista era publicamente desconhecida até que, em Junho do ano passado, o antigo presidente da Câmara da Guarda, Abílio Curto, a ela se referiu numa entrevista.
«Uma vez disse-lhe [José Sócrates] que ele mandava muitos projectos para a Câmara da Guarda, obras públicas particulares (…) O que sei é que nem todos os projectos seriam da autoria dele. Mas isso levar-nos-ia muito longe e também não vale a pena», disse Abílio Curto em entrevista à Rádio Altitude.

Os projectos tinham em comum o facto de serem rapidamente aprovados, apesar dos reparos e observações, críticas dos arquitectos da repartição técnica da Câmara da Guarda e até de pareceres contrários da administração central, escreve o jornal.