quarta-feira, 30 de abril de 2008

Associação de Carnaval da Bairrada.

Segundo parece, já existem candidatos para presidir a próxima Direcção do Carnaval e Assembleia Geral do Carnaval. Fernando Saldanha e João Peres respectivamente.
A mesma noticia, que acabei de ler, no Semanário Mealhada Moderna, informa que no dia 16 (dia das eleições) também consta da Ordem de Trabalhos a proposta de passar o Carnaval para os Viveiros Florestais. "Proposta já entregue, por João Peres ao Senhor Presidente da Câmara Municipal, que será discutida e aprovada na próxima reunião do executivo".
Primeiro: Não se pode afirmar que uma proposta possa ser aprovada antes da reunião se realizar, não parece razoável.
Segundo: Não me parece sequer que seja essa a sensibilidade do executivo, a não ser que tenham mudado de opinião.
Terceiro: A minha opinião pessoal é que seria impraticável e um grande erro.

A importância dos Blogs.


Um Blog a visitar aqui.

Inexplicável..

O que é que explica simultaneamente o aumento do preço do petróleo, o aumento do preço dos cereais, a bolha do mercado imobiliário e o aumento do preço do ouro?

Segurança nas Esquadras.

Qualquer dia contratam empresas de segurança privadas para proteger as esquadras?

sábado, 26 de abril de 2008

GDM-Futsal


Hoje, 26 de Abril, a equipa de Futsal do GDM venceu o travassô por 7 a 4. Encontram-se neste momento em segundo lugar no Campeonato Distrital (Aveiro) de Futsal. Tem sido uma estreia feliz. No jogo de hoje demonstraram grande profissionalismo.

Estudo promovido pela Presidência.

O texto integral do estudo está disponível no site da Presidência.

A culpa é de Sócrates.

A culpa é mesmo de José Sócrates. É natural que qualquer um pense que pode ser Primeiro-Ministro depois de Sócrates...

Alberto João Jardim.

Não acredito seriamente que Alberto João Jardim ainda esteja a equacionar a possibilidade de se candidatar à liderança do PSD.
A não ser que tenha uma súbita vontade de se suicidar politicamente, o que seria uma novidade. Entretanto, as tropas que ele pedia, pura e simplesmente, comprometeram-se com as candidaturas de outros Generais. Ele próprio comprometeu-se - e eu assisti, no Conselho Nacional - a apoiar Pedro Santana Lopes. É certo que já recuou e é certo que avanços e recuos não ficam bem. É a vida. Não teria o meu voto, reconheço a sua obra, mas não reconheço que tenha o perfil para ser Primeiro Ministro.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril.


Uma inesperada nota de originalidade e de qualidade: o discurso do Presidente da República. Cavaco Silva fez um óptimo discurso, marcando a diferença e deixando de lado as frases de circunstância, pomposas, solenes e vazias, assim como as meras especulações… Cavaco Silva apresentou as principais conclusões de um estudo promovido pela Presidência sobre os jovens e a política. Cruamente, foi mostrando o desinteresse e a ignorância dos portugueses, sobretudo, entre os 17 e os 29 anos. Metade dos quais (entre os 17 e os 19 anos), não sabe responder a questões tão simples como quantos estados tem a União Europeia ou se o PS tem ou não maioria absoluta na A.R.. E um terço dos mesmo (agora entre os 19 e os 29 anos), também não!

PSD

Rui Rio, Pacheco Pereira, Castro Almeida expressaram apoio a Ferreira Leite.
Angelo Correia, Mira Amaral, Marco António expressaram apoio a Passos Coelho.
Fernando Seara e Ribau Esteves apoiam Santana Lopes.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Campo de golfe da Pampilhosa.

"A Junta de freguesia da Pampilhosa nunca foi ouvida nem achada" afirmou Vitor Matos, presidente da Junta de Freguesia da Pampilhosa, sobre a construção do campo de golfe.
Eu acredito que seja verdade. É a prova de que este executivo municipal é capaz de ignorar as Juntas de Freguesia e os seus representantes. Não passa pela cabeça de ninguém (de bom senso) que um projecto desta importância - a ser feito - venha a ter um impacto brutal na Freguesia a todos os níveis e que os seus autarcas e mesmo população não tenham a consideração por parte do executivo municipal de os manter informados. Acompanhar o processo, ser parceiros, colaboradores era um direito que lhes assistia.

É preciso saber ganhar e saber perder.

Os Vereadores vão a votos nas eleições internas do partido? Não.
Perdem legitimidade conforme o resultado de eleições internas? Não.
Os Estatutos do PSD em algum lado dizem que cabe ás Comissões políticas decidir pelos seus autarcas? Não
Os Estatutos do PSD dizem que as Comissões Políticas devem apoiar os seus autarcas? Sim
A legitimidade dos candidatos a Câmaras é ganha quando são eleitos? Sim
Existe algum concelho onde os Vereadores não tenham autonomia para preparar as suas reuniões? Não
Devem nas decisões políticas procurar estar em sintonia com as Comissões Políticas? Sim
Sempre funcionaram assim desde o inicio do mandato? Sim
Não é um acto de suicidio político ser incoerente? Sim
Misturar pequenez política com actos institucionais não prejudica o partido? Sim

Modernices...


segunda-feira, 21 de abril de 2008

Manuela Ferreira Leite.

Manuela Ferreira Leite, ex-Ministra das Finanças de Durão Barroso deverá apresentar-se com Rui Rio como vice-presidente. António Borges, Nuno Morais Sarmento e Alexandre Relvas são outros nomes dados como certos na equipa de Ferreira Leite.

Ângelo Correia versus Ribau Esteves.

O presidente da Mesa do Congresso do PSD, Ângelo Correia, declarou hoje que Luís Filipe Menezes não se vai recandidatar à liderança do partido nas próximas directas, colocando um "ponto final" nesse assunto.
Pelo contrário, o secretário-geral do PSD, José Ribau Esteves, voltou no sábado a afirmar que Luís Filipe Menezes ainda poderá recandidatar-se à liderança do partido.
A propósito destas declarações, Ângelo Correia considerou que "não faz sentido" afirmar que Luís Filipe Menezes não tomou uma decisão definitiva.

sábado, 19 de abril de 2008

Imprecisões.

"Hoje, o concelho da Mealhada apresenta os melhores níveis de bem-estar social e qualidade de vida na região".
in "nota introdutória do relatório de Gestão do ano de 2007".
"O Município da Mealhada é o nono concelho do distrito de Aveiro no «Ranking do Indicador de Qualidade de Vida»
in "Boletim Municipal 25".

Um Boletim Municipal ao serviço do Presidente.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal da Mealhada escreveu no ultimo Boletim Municipal - do qual já foi director assumido mas que agora diz que não o é - mas que no entanto vai escrevendo os editoriais, "Sejamos positivos".

Primeiro, usou uma vez mais o Boletim Municipal para sua campanha pessoal e, infelizmente, no mesmo tom da Senhora Vereadora. Ou seja a Senhora Vereadora fala de cegos e seitas de malfeitores, o Senhor Presidente fala de "central de intoxicação, ânsia de poder, ausência de escrúpulos, controle de pessoas (umas pelo "estômago", outras pelos medos)"... Segundo, não parece nada bem utilizar o Boletim “MUNICIPAL” para uma vez mais o fazer em seu proveito pessoal, procurando vitimizar-se, não percebendo o alcance ofensivo das suas palavras, já que faz um conjunto de insinuações mas sem concretizar nada do que diz - recordo que já no último Boletim tinha aproveitado para apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal. Terceiro, procurou demonstrar que a Câmara Municipal tem sido um bom exemplo mas com projectos que nada têm a ver com a sua gestão - estradas anunciadas pelo Governo e o projecto da Sal e Maloclinic - que procurou associar com perícia à sua pessoa. Em relação aos Viveiros Florestais estamos todos de facto satisfeitos, apenas lamento que tenham sido precisos vários mandatos para resolver esta questão e reconheço falta de arrojo no futuro projecto.

Vereadora Filomena Pinheiro.

Numa declaração escrita, durante a última reunião de Câmara, a Senhora Veradora Filomena Pinheiro, decidiu chamar aos criticos da Gestão Socialista de cegos e pertencentes a seitas mal intencionadas. Aproveitou também para chamar de mentirosos e incompetentes aos Vereadores da oposição, pelo facto de terem acusado o executivo socialista de má gestão e falta de rigor.
Na altura os Vereadores do PSD reagiram e chamaram a atenção para a falta de nível da declaração que não dignificava ninguém e muito menos a própria.
Na reunião seguinte os Vereadores do PSD pediram à Vereadora que se retratasse, que reconhecesse os seus excessos e que pedisse desculpa. Foi incapaz de o fazer. É lamentável o que escreveu e ainda é pior não reconhecer o erro.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Menezes disse:

Menezes disse isto: ..."devemos desdramatizar a ideia de que é negativo haver alternativas permanentes à liderança dentro dos grandes partidos. Essa é a realidade normal europeia. Só em Portugal esta questão costuma ser dramatizada: são tiques da ditadura que se perpetuam até hoje".

(...) "Quando uma liderança é suficientemente forte cria à sua volta condições de vazio que não permitem que vozes dissonantes se afirmem. Portanto, quando as vozes dissonantes têm alguma audição é um sinal de que as lideranças não estão a afirmar-se."

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Menezes sai.

Convocadas directas para 24 de Maio para a liderança do PSD Luís Filipe Menezes acaba de se demitir da liderança do PSD e convocou eleições directas para 24 de Maio.

Seis meses depois de chegar a presidente do partido, Menezes assume não ter conseguido gerar consensos e por isso abandona o cargo.

Aguiar Branco.

O social-democrata José Pedro Aguiar Branco disponibilizou-se para afastar Luís Filipe Menezes da liderança do PSD e defrontar o primeiro-ministro, José Sócrates, nas legislativas de 2009.

Sporting na Final.

Numa noite louca com oito golos em 90 minutos, o Sporting venceu o Benfica por cinco a três e assegurou a presença na final do Jamor. Os encarnados ainda estiveram a vencer por 2-0, mas uma segunda parte demolidora deu a vitória à equipa da casa. Este "derby" foi o programa com maior audiência do ano.

terça-feira, 15 de abril de 2008

Pedro Passos Coelho.


Pedro Passos Coelho vai a Espinho na próxima sexta-feira. O convite foi dirigido pela JSD do Distrito de Aveiro. Esta conferência servirá um pouco para trocar impressões sobre os jovens e a política (Social Democracia e Juventude). Uma boa iniciativa por parte da JSD Distrital, um bom tema e um bom orador.

A caça às bruxas começou. Já são conhecidos os telefonemas por parte da Secretaria Geral do PSD a pressionar os jovens a não realizar a conferência. A ser verdade é uma vergonha e um sintoma claro de insegurança. Procurar eliminar (apagar) alguém desta forma, apenas porque os actuais dirigentes do partido se sentem ameaçados, é muito negativo. Acabam por valorizar a iniciativa e demonstram total insegurança. Assim é que Sócrates se vai rindo de contente. Com tantos problemas que o país tem e os dirigentes do principal partido da oposição andam a desperdiçar energias a tentar evitar que este ou aquele possa aparecer na cena política.

domingo, 13 de abril de 2008

Falta de argumentos.

O PSD contesta a contratação da jornalista do Diário de Notícias, Fernanda Câncio, para trabalhar num programa na RTP2, por ser namorada do primeiro-ministro.
As qualidades profissionais só a quem contrata devem dizer respeito. As relações pessoais apenas aos próprios devem interessar. Com tantos problemas e reformas mal feitas não me parece oportuno este género de entusiasmo com tão mesquinho caso.

Eleições PSD

Em 276 votantes a Lista liderada por César Carvalheira e Manuel Jacinto obteve 181 e 180 votos respectivamente, a Lista liderada por Carlos Marques e João Seabra obteve 80 votos, os restantes votos foram brancos.
A participação dos militantes é digna de registo. Parece impossível como um partido que está afastado do poder há tantos anos consegue mobilizar e ter mais militantes que o Partido Socialista no concelho.

sábado, 12 de abril de 2008

Mundo real.

«Uma condutora que seguia num carro movido a óleo de fritar batatas viu o automóvel apreendido numa Operação Stop. Disseram-lhe que tinha de pagar imposto sobre o óleo, mas ninguém lhe consegue explicar como é que se paga esse imposto. E, enquanto se arrasta a encruzilhada de leis, o carro continua apreendido. (…) Só que a lei diz que qualquer carburante tem de pagar imposto. E foi aí que os problemas começaram. João quis pagar o tal imposto, mas ninguém lhe soube dizer como é que isso se faz. A lei é omissa quanto ao que fazer perante pequenas quantidades de carburante alternativo. O que lhe disseram na alfândega é que não havendo lei não pode usar óleo vegetal.» (na Sic, dica de Bruno)

Para além do caricato, do absurdo, da prepotência e do abuso de autoridade, temos a clara enunciação do principio da desconfiança do funcionalismo face ao cidadão: não está previsto, não pode. Quando é exactamente ao contrário.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

PSD Mealhada.

Hoje o PSD Mealhada vai a votos. São duas as Listas candidatas. E hoje é o meu último acto enquanto Presidente da Mesa do Plenário. Espero que tudo decorra com grande civismo e respeito para que o PSD saia "fortalecido".

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Festival Nacional de Robótica.

A equipa Cooperative Autonomus Mobile roBots with Advance Distributed Architecture (CAMBADA), da Universidade de Aveiro, da qual fazem parte dois mealhadenses, Frederico Marques Santos e Gustavo Corrente, venceu, pela segunda vez consecutiva, a edição do Festival Nacional de Robótica, que se realizou no fim-de-semana passado.
Depois de em Junho de 2007 ter estado em Atlanta, nos Estados Unidos, a equipa conquistou, este ano, pela segunda vez o Festival.
A próxima edição do RoboCup mundial realizar-se-á na China e esta equipa espera estar presente.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Fernando Marques.



Descobri, hoje, que o meu amigo Fernando Marques afinal sabe trabalhar em Excel. Estou surpreendido... Já preparou os boletins de voto para a eleição do PSD na próxima sexta-feira.

Ângelo Correia insatisfeito com a direcção do PSD.

O presidente da Mesa do Congresso do PSD, e um dos apoiantes de Luís Filipe Menezes nas eleições directas, considerou “totalmente insatisfatória a situação” do PSD.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Quadratura...

A substituição de Jorge Coelho por António Costa confirma a falta de distância entre os interesses políticos e as opções dos órgãos de Comunicação Social. De uma penada, o Presidente da Câmara de Lisboa passa a ter dois espaços de opinião importantes: RCP e SIC Notícias. Com tanto e tanto por fazer em Lisboa como é possivel alguns políticos terem tempo para tudo? O que terá presidido á escolha de António Costa? A qualidade da opinião? A certeza que vai abandonar o lugar quando começar a campanha eleitoral? Ou a consagração de uma estratégia pessoal?
Começa a ser um caso merecedor de estudo a quantidade de Presidentes de Câmara que conseguem ter "um pé aqui e outro acolá" e ainda lhes sobra tempo...

Mota Engil.

Jorge Coelho, depois de uma passagem bem vincada pelo comentário político, deverá assumir a presidência de um dos maiores grupos de construção portugueses. Seguramente, é uma jogada de mestre para o grupo privado. Até pode ser uma boa notícia para o PS. Mas, será que é útil para reforçar a separação entre política e os negócios? Ou melhor, será que vem reforçar a transparência dos grandes negócios com o Estado?

Para pensar...

«Portugueses ganham menos, trabalham mais e não reclamam»

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Retrato da sociedade portuguesa.

Empresário: Bom dia Sr. Eng., há quanto tempo ??!!!
Ministro: Olha, olha, está tudo bem?!
Empresário: Eh pá, mais ou menos, tenho o meu filho desempregado tu é que eras homem para me desenrascar o miúdo.
Ministro: E que habilitações ele tem?!
Empresário: Tem o 12.º completo.
Ministro: O que ele sabe fazer?!
Empresário: Nada, sabe ir para a Discoteca e deitar-se às tantas da manhã!
Ministro: Posso arranjar-lhe um lugar como Assessor, fica a ganhar cerca de 4000, agrada-te?!
Empresário: Isso é muito dinheiro, com a cabeça que ele tem era uma desgraça não arranjas algo com um ordenado mais baixo?!
Ministro: Sim, um lugar de Secretario já se ganha 3000 !...
Empresário: Ainda é muito dinheiro, não tens nada volta dos 600/700 euros ???
Ministro: Eh pá, isso não, para esse ordenado tem de ser Licenciado, falar Inglês, dominar Informática e ainda por cima tem que ir a Concurso Público.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Prestação de contas de 2007.

A Câmara Municipal da Mealhada cobra a água e os impostos a níveis super elevados. Com esta política consegue sacrificar as pessoas, as empresas e a comunidade escolar - sempre com o pretexto que precisa de realizar receitas para fazer Obra. No entanto, se estivermos atentos às Obras realizadas durante este ano, observamos que praticamente não existem. Chega a ser confrangedor olhar para o relatório, e perceber que para além de algumas ruelas que foram alcatroadas, o telhado do edificio da Câmara Municipal, servem de destaque a colocação de uns semáforos no Carqueijo e o embelezamento de uma rotunda na Pampilhosa. É muito pouco.
A Câmara Municipal da Mealhada, apresentou um resultado Líquido do Exercício superior 4 Milhões de Euros. Será que as pessoas (nós) não preferíamos todos que o resultado fosse 1 Milhão de Euros e que a diferença fosse aplicada em Obra? Qualidade de vida? Ou que o peso dos impostos fosse menor?
Para quê aforrar? Só pode ter uma razão: sacrificar as pessoas agora para em véspera de eleições poder lançar uns "foguetes"...

Olha para o que digo mas não olhes para o que faço...

José Miguel Júdice, o mesmo que já andou pela direita muito à direita e que soube ingressar no PSD quando "por coincidência" este iria ser o partido do poder dos anos seguintes, que se desfiliou com uma desculpa que já ninguém se lembra (não se rever na liderança) para logo a seguir se conhecer o convite ribeirinho que só anunciou muitos meses depois de ter sido feito e aceite, escreveu hoje, no Público:

“Luís Filipe Menezes [e o PSD no seu todo] é acusado do que nos EUA se chama flip flop, a mudança constante de posições consoante os públicos e as conjunturas“.


Ninguém poderá rebater a opinião de um tal perito…

Reviravolta.

Ribau Esteves, Secretário Geral do PSD, avançou com a ideia de uma redução do número de municípios. "Temos o dobro dos municípios dos que precisamos" sustentou. E lembrou que, embora tenha sido anti-regionalista "quase primário", quando foi do referendo, agora acha que "só há uma solução para combater este centralismo galopante de Lisboa:regionalizar o país".
Tenho reservas em relação ao que disse o secretário Geral do meu partido, não sei se pensou no que disse, se pretendeu ser popular ou apenas despertar a atenção da assistência. Sou é da opinião de que sobretudo quando se desempenham funções de grande responsabilidade se deve ter mais cuidado com o que se diz.

Se já todos assistimos a verdadeiras "guerras" para a criação de alguns concelhos é fácil de imaginar o que seria fazer o contrário...

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reunião de Câmara.

Hoje, dia 3 de Abril de 2008, reunião de Câmara pública. Entre outras matérias está agendada a prestação de contas do ano de 2007 e uma proposta apresentada pelos Vereadores do PSD relacionada com o respeito institucional com as Juntas de Freguesia que defende o conhecimento e a participação das Juntas de Freguesia nos processos de licenciamento.