segunda-feira, 30 de março de 2009

terça-feira, 24 de março de 2009

A humildade em pessoa..

Miguel Felgueiras inicia bem a sua primeira aparição política. Em poucas frases demonstrou a sua melhor e mais popular característica, a humildade. A propósito de ser candidato à Assembleia Municipal pelo PS diz: "É uma grande responsabilidade mas eu também não sou nenhum novato". "Este será o meu terceiro mandato, o que me dá alguma veterania". E ainda mal tinha sido indicado por Marqueiro para esta candidatura já afirmava " Rui Marqueiro, por exemplo, quando foi Presidente da Assembleia Municipal, não tinha a experiência que eu tenho". Dias depois de ter escrito publicamente que se arrependia de ter votado em Cabral contra Odete Isabel já vem afirmar que: "apoio inequivocamente Cabral". "Aliás posso ser uma preciosa ajuda para Cabral em termos políticos". Não ficando por aqui o jovem candidato ainda afirma: "quero elevar a fasquia, quero melhor preparação técnica. Quero qualidade!”.
É caso para dizer: presunção e água benta cada um toma a que quer!

Candidato para a Assembleia Municipal PSD

A ser verdade a informação transmitida no, Mealhada Moderna, sobre o candidato do PSD a cabeça de lista da Assembleia Municipal, é uma boa informação. Mano Soares é uma boa escolha, tem um percurso académico e profissional muito interessante e a postura séria e empenhada com que tem participado na Assembleia Municipal merece reconhecimento.

Museu do Porco - Casa Quinhentista

O Museu do Porco, situado na Freguesia da Pampilhosa, tem hoje um património assinalável. Este Museu pertence à associação GEDEPA que, ao longo de trinta anos, tem dado um contributo notável à cultura, ao desenvolvimento social, à recuperação de algum património construído e à formação intelectual a todos os níveis a pessoas de todas as idades.
O espólio museológico que constitui este Museu não tem preço, o número anual de visitantes é muito significativo, mas pode ser potenciado a favor do nosso concelho e região.
Transformar este Museu num Museu Municipal, onde a Câmara possa ter um envolvimento ainda maior, parece-me a melhor solução.
A Câmara tem as melhores condições para imprimir mais profissionalismo, poderá com alguma facilidade ter um Quadro fixo de profissionais, que garanta a sua regular abertura ao público e, ao mesmo tempo, a sua conservação, divulgação, restauro e mesmo elaboração de ficheiros. Manifesto esta preocupação porque penso que uma associação, com as verbas que lhe estão adstritas anualmente, certamente são insuficientes para que o Museu possa dar este “salto” qualitativo.

Venho por todos estes motivos propor que a Câmara Municipal avalie com o GEDEPA e com o envolvimento da Junta de Freguesia a melhor forma de passar este património a Museu Municipal.
Apresentei esta ideia para ser apreciada na próxima reunião do executivo Municipal.

sábado, 21 de março de 2009

Candidato Socialista Assembleia Municipal.

O Partido Socialista já escolheu o seu candidato à Assembleia Municipal, Miguel Felgueiras. Se não souber quem é não fique preocupado, é que se calhar nem 5% da população o conhece. É um péssimo candidato por várias razões: não tem perfil para o lugar em causa, não vive no concelho, não tem experiência política, não tem popularidade e revelou ao longo dos tempos uma incompatibilidade enorme com o Presidente da Câmara e candidato a um novo mandato, Carlos Cabral. Depois do concelho da Mealhada ter tido como Presidente da Assembleia Municipal, Rui Marqueiro, ex-Presidente de Câmara e ex-Deputado. tem agora como candidato ao mesmo lugar alguém, cujo curriculum, em nada se pode comparar ao seu antecessor.

Afinal o sapo é mesmo grande!

Afinal houve surpresas na reunião magna do Partido Socialista. Ao contrário do esperado, de nada valeu a Rui Marqueiro e aos seus camaradas, terem a maioria do "aparelho" do seu lado. Carlos Cabral foi o escolhido para candidato à Câmara Municipal da Mealhada pelo PS. Um exercício interessante, agora, será o de ler as entrevistas, os comentários, as análises de militantes destacados que estavam contra a recandidatura de Carlos Cabral e perceber como se vão posicionar...

quarta-feira, 18 de março de 2009

Hiper Mega SPA

Afinal o Luso, segundo o Jornal da Mealhada, vai mesmo ter o maior SPA alguma vez construido no mundo. São 480 mil metros quadrados mas, apesar da área, o Movimento de Hoteleiros e Comerciantes entende que o espaço é limitado... Claro que só pode ser uma Hiper Mega Gaffe!...

Dia D

Para a facção do Partido Socialista apoiante de Rui Marqueiro, o dia 20 de Março, parece ser o dia de todas as decisões. Nessa reunião, esperam que seja decidido (sem surpresa) Rui Marqueiro para candidato à Câmara Municipal da Mealhada. Os seus fiéis apoiantes já vaticinam a missão que “o escolhido” dessa noite terá que enfrentar, tal é a confiança. Uma outra questão que têm em comum é que todos se arrogam de serem bons militantes e todos apelarem ao estrito cumprimento dos Estatutos para a escolha do candidato, dando a entender que essa escolha está reservada unicamente à Comissão Política local. Até aqui tudo parece legítimo, mas, após uma leitura breve dos Estatutos do PS, rapidamente percebemos que esses mesmos Estatutos salvaguardam sempre que a ultima palavra seja da Comissão Política Nacional. Neste caso, mesmo que uma Comissão Política Local escolha um nome, mesmo que este seja ratificado pela Distrital, nada invalida que o nome aprovado pela Nacional possa ser outro e sem beliscar os Estatutos. Ou seja, será um sinal de prudência que, festejos e foguetes, sejam guardados para a decisão final. É que assim, se o tiro sair pela culatra, o sapo a engolir não é tão grande…

domingo, 15 de março de 2009

Campo de Golfe da Catraia!

Por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras... Pouco tempo depois de abrir o "Campo de Golfe" da Catraia, foram finalmente tapar os buracos. O autor da Placa está de parabéns. E já agora quem tapou os buracos também, é que mais vale tarde do que nunca...

terça-feira, 10 de março de 2009

Completamente excessivo.

A Mulher, nos Jornais locais, esta semana, teve direito a vários artigos de opinião (João Louceiro, Emidio Santos e António Miguel) e ainda um Editorial (Nuno Canilho). Tão excessivo, quão desigual!

segunda-feira, 9 de março de 2009

Teste ao Conta-Corrente.

No Site da Câmara, José Carlos Calhoa Morais, continua como Vereador a meio-tempo.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Afonso Tiago

O corpo de Afonso Tiago desaparecido a 10 de Janeiro, foi hoje encontrado pela polícia de Berlim no fundo do rio Spree, na mesma cidade. Ao meu amigo Rudy, primo do Afonso, e a toda a familia e amigos endereço os meus sentidos sentimentos por este trágico acontecimento.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Fundação Mata do Bussaco

A Orgânica da Fundação Mata do Bussaco foi hoje aprovada em Conselho de Ministros. Uma das novidades é que a Câmara Municipal da Mealhada vai presidir esta nova Fundação. Parece-me uma decisão feliz e espero que a Fundação Mata do Bussaco venha a ter capacidade de decisão e autonomia financeira. O facto de ser a Câmara Municipal da Mealhada a presidir este Órgão, pode ter uma importância capital, uma vez que, tem o dever de conhecer muito melhor os problemas da Mata do que qualquer burocrata sentado em Lisboa.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Erro de análise?

Rui Marqueiro, em conferência de imprensa, assumiu a convicção de que os Presidentes de Junta estariam ao lado do candidato escolhido pelo Partido. Questionados pelo Mealhada Moderna, Vitor Matos, Homero Serra, Delfim Martins, José Rosas e Manuel Cardoso foram peremptórios ao manifestar o seu apoio inequivoco a Carlos Cabral e só a Carlos Cabral. Benjamim Almeida assumiu que qualquer dos candidatos lhe servia mas, no entanto, avisou estar saturado. Terá sido um erro de análise por parte de Rui Marqueiro? Que foi surpreendente foi!

terça-feira, 3 de março de 2009

domingo, 1 de março de 2009

CPD chumbou o nome de José Manuel Ribeiro.

A Comissão Política Distrital alargada chumbou o nome de José Manuel Ribeiro para candidato à Câmara Municipal de Anadia. A Comissão Política de Anadia vê assim as suas pretensões goradas. José Manuel Ribeiro é - até ao momento - o maior derrotado da sua própria estratégia pessoal e política.

A corrida ao poder...

Ao que parece, a escolha do candidato à Câmara pelo PS, vai tudo menos ser pacifica. O tom das criticas aumentou e a elegância esperada entre "camaradas" nem sequer se fez sentir. Em relação a esta critica de Rui Marqueiro ao seu camarada Carlos Cabral, relativamente à falta de diálogo do executivo e à falta de participação pública na definição de certos projectos merece, em alguns aspectos, a minha concordância, uma vez que durante o mandato manifestei essa opinião relativamente a algumas matérias. Mas não posso deixar de lamentar, que relativamente ao projecto da "Quinta da Nora", Rui Marqueiro, não tenha tido essa postura. É que, na altura, se tivesse tido o cuidado de ouvir a população, certamente teria ouvido opiniões no sentido de reservar algum espaço, por exemplo, para lá construir os novos Paços do Munícipio ou o Tribunal ou um espaço verde em vez de ter permitido concentrar tanto "betão" por metro quadrado.