quinta-feira, 30 de abril de 2009

Era mesmo isto que o País precisava...

Financiamento: Partidos podem receber mais de um milhão de euros em dinheiro vivo. A nova lei do financiamento dos partidos políticos, das campanhas eleitorais e dos grupos parlamentares, ontem aprovada na especialidade em tempo recorde, sobe em mais de um milhão de euros — de 22.500 para 1.257.660 euros — o limite das entradas em dinheiro vivo nos partidos. Esta noticia , divulgada por toda a imprensa de hoje, contraria de forma clara e altera profundamente a Lei do Financiamento dos Partidos aprovada em Dezembro passado.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Candidatos CDU

José Cadete e José António Breda são candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal da Mealhada. Duas pessoas por quem, apesar das diferenças políticas, tenho a melhor estima. Na Assembleia Municipal têm feito um bom lugar. Tenho a certeza que irão dar o seu contributo para que se faça uma campanha com elevação.

terça-feira, 28 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

GDM-Grupo Desportivo da Mealhada

Aprovada Moção de Censura aos Órgãos Sociais. Eleições dia 19 de Junho.

Pedro Santana Lopes

www.tvlisboa.net

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mata Nacional do Bussaco

Hoje em reunião de Câmara tive, uma vez mais, a oportunidade de manifestar uma preocupação relacionada com a Mata Nacional do Bussaco. O assunto é sério e começa a ser mais do que preocupante. Tenho receio que as verbas aprovadas (Fundos Comunitários) para a construção do Centro Interpretativo da Mata Nacional do Bussaco se possam perder, uma vez que, as Obras nunca mais arrancaram. A carta que tive o cuidado de enviar ao Primeiro-Ministro que manifestava a preocupação com este risco ainda não teve qualquer resposta.

Incrivel!


By "Luis Mano"

Bater no fundo..

Lista PSD Europeias

Pode ver a Lista do PSD para as Europeias 2009: aqui. A representante do Distrito de Aveiro, Regina Bastos, encontra-se em sétimo lugar. Regina Bastos já foi Eurodeputada, Secretário de Estado da Saúde (Governo Santana Lopes), actualmente Deputada na Assembleia da República e Presidente da Assembleia Municipal de Aveiro.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Jorge Moreira da Silva

O Presidente da República condecorou ontem Jorge Moreira da Silva, seu consultor para a Ciência e Ambiente. Moreira da Silva recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, pouco antes de começar a exercer funções junto das Nações Unidas. Considero uma justa homenagem, Jorge Moreira da Silva, tem tido um percurso político invulgar. Fui apoiante e colaborador do Jorge durante vários anos na JSD, fico naturalmente satisfeito com este reconhecimento.

terça-feira, 21 de abril de 2009

JSD Distrital - Declarações corrosivas!

Declarações sobre Manuela Fereira Leite: JSD arrasa Ribau e sugere ao autarca que “se mude”
“A seriedade política nunca foi a sua maior virtude”, diz a comissão distrital da “jota” do PSD sobre o autarca de Ílhavo- Pode ler a notícia: aqui.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

IMI-Imposto Municipal sobre Imóveis.

Na última reunião de Câmara sugeri que, o executivo com os dados da Prestação de Contas e com os dados possíveis do primeiro trimestre de 2009, relativamente às receitas do IMI, avaliasse de novo a sua redução. Sobretudo na fase dificil e angustiante que o País atravessa é preciso aliviar as pessoas e as empresas da brutal carga fiscal de que são alvo.

Prestação de Contas 2008.

Na última reunião de Câmara foram analisadas e votadas as Contas de 2008. Depois de vários anos ter votado contra a prestação de contas, votei as contas de 2008 a favor. Registo com agrado que houve uma evolução significativa nas taxas de execução. Se nos anos anteriores fui bastante critico perante os resultados das taxas de execução que não chegavam a atingir os 50% do planeado, demonstrando claramente uma errada previsão, tanto das receitas como das despesas e a consequente falta de execução, este ano as taxas atingiram do lado das Receitas 91,35% e do lado da Despesa 93,71%. É óbvio que fico satisfeito que a Câmara tenha melhor planeamento e que só prometa aquilo que tenha praticamente a certeza que pode cumprir. Divergi na altura do Orçamento do planeado, mas, uma coisa é o Orçamento, onde podemos e devemos mostrar alternativas, outra é a prestação de Contas, que serve para sabermos se o que foi planeado (concordando ou discordando) foi executado ou não. Muitos - na oposição - pensam que quanto pior melhor. Penso precisamente o contrário! E aliás, estou até convencido que, as criticas que fiz nos anos anteriores, tiveram como consequência um esforço maior por parte do executivo para inverter os resultados.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Fantástico!

Milhares de golfinhos bloquearam barcos pirata da Somália quando estes tentaram atacar barcos da marinha mercante chinesa no golfo de Aden.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Muppet show

Os seis administradores que compõem a Comissão Executiva da Galp Energia ganharam em 2008 mais de quatro milhões de euros (2,9 milhões em remunerações fixas e 1,1 milhões em variáveis).
De acordo com o relatório de governo da petrolífera, divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Ferreira de Oliveira, Fernando Gomes, Carlos Gomes da Silva, André Palmeiro Ribeiro e os representantes da petrolífera italiana ENI, Cláudio De Marco e Fabrizio Dassogno, tiveram, em média, um salário mensal da ordem dos 48 700 euros (considerando 14 meses), mais de 1800 euros por dia. Para além deste ordenado, a Galp oferece aos administradores executivos a constituição de um Plano de Poupança Reforma (PPR) que, em 2008, contou com uma contribuição da empresa superior a 90 mil euros por administrador. In "Correio da Manhã"

Considero estas remunerações absolutamente escandalosas. Só camparadas a estrelas da "Bola", são um atentado a um País que vive em dificuldades permanentes. Fernando Gomes ocupa o lugar desde 2005, a comissão reuniu 49 vezes em 2008, menos de uma vez por semana.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Recuperação de casas degradadas.

Hoje em, reunião de Câmara, foi aprovado o Regulamento Municipal que permite a pessoas comprovadamente carenciadas a possibilidade de se candidatarem a apoios por parte da autarquia para a recuperação das suas casas. Fico naturalmente satisfeito que a proposta apresentada por mim e votada por unanimidade no executivo tenha tido o efeito que pretendia. Espero agora que algumas familias possam beneficiar de melhores condições de vida com este apoio que a Câmara Municipal se propõem a dar.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mais um processo...

Ver José Sócrates apelar à moral na política é tão convincente quanto a defesa da monogamia por parte de Cicciolina. A intervenção do secretário-geral do PS na abertura do congresso do passado fim-de-semana, onde se auto-investiu de grande paladino da “decência na nossa vida democrática”, ultrapassa todos os limites da cara de pau. A sua licenciatura manhosa, os projectos duvidosos de engenharia na Guarda, o caso Freeport, o apartamento de luxo comprado a metade do preço e o também cada vez mais estranho caso Cova da Beira não fazem necessariamente do primeiro-ministro um homem culpado aos olhos da justiça. Mas convidam a um mínimo de decoro e recato em matérias de moral. JOSÉ SÓCRATES, O CRISTO DA POLÍTICA PORTUGUESA.

domingo, 5 de abril de 2009

Primeira previsão para 2009 falhada!

Janeiro de 2009. A (não)solução foi mesmo a... demissão!

sábado, 4 de abril de 2009

Mercado da Pampilhosa

"O Mercado da Pampilhosa precisa de ser completamente remodulado há muito tempo. Não basta uma pintura de quatro em quatro anos. Aquele espaço está completamente decadente. Já por várias vezes tive o cuidado, enquanto Vereador, de alertar a Câmara Municipal para este assunto..." Julho de 2008 Mealhada Moderna fez bem em chamar a atenção para este problema.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Juntas aderiram às Novas Tecnologias.

Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro

Surpresa total! Segundo o Semanário Mealhada Moderna, Angelo Batista, actual Presidente de Junta de Ventosa do Bairro, eleito pelo PSD em vários mandatos, não é a escolha da Comissão Política. Ao que parece a escolha terá recaido sobre o empresário António Simões.

8 dias depois!

Oito dias depois do Mealhada Moderna ter aventado como candidato a cabeça de Lista para a Assembleia Municipal da parte do PSD, Mano Soares, o Jornal da Mealhada vem confirmar essa mesma informação. Reitero a opinião de se tratar de uma boa escolha!