terça-feira, 30 de junho de 2009

Novo Director 3

O ortopedista Aloísio Leão deverá suceder a Luís Teixeira no cargo de director clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada, que apresentou publicamente a sua demissão, há precisamente uma semana, em conferência de imprensa.
In Blog "Mealhada Moderna"

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Carta de Aalborg

Na última reunião de Câmara apresentei uma proposta para que o executivo da Câmara Municipal assinasse a Carta de Aalborg. Depois da proposta apreciada, ficou decidido assinar a Carta de Aalborg e dar inicio formal à Agenda Mealhada 21. Esta Agenda Local 21 é um processo através do qual se pretende assegurar que o Concelho se desenvolva de forma sustentável, integrando as vertentes ambiental, sociocultural, económica e de boa governação, de forma a melhorar a qualidade de vida da população. Assenta numa forte participação pública, promovendo a discussão dos problemas e das soluções que permitirão atingir os objectivos de sustentabilidade exigidos. Na proposta por mim apresentada continha também um Plano de Acção e sugestões para a composição do Grupo Coordenador.

sábado, 27 de junho de 2009

Auditoria à Santa Casa da Misericórdia.

Depois de tantas acusações que, considero muito graves, em relação à actividade da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e à Gestão do Hospital, se estivesse no lugar de Provedor ou na Mesa Administrativa, mandaria de imediato efectuar uma auditoria a toda a actividade da Santa Casa da Misericórdia, com o objectivo de esclarecer cabalmente todas as duvídas e suspeições que existem. Todos os que têm responsabilidade na sua Gestão devem procurar salvaguardar o seu bom nome, o adequado funcionamento do Hospital e a credibilidade de uma Instituição que conta com mais de cem anos de história.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Novo Director 2

Hoje, no Blog Mealhada Moderna, pode ler-se: "Apesar do nome de Pedro Carvalho ter sido avançado como provável sucessor de Luís Teixeira como director clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM), o Mealhada Moderna sabe que o clínico não está disponível para assumir o cargo.

Novo Director 1

Hoje, no Jornal da mealhada, pode ler-se: "Pedro carvalho é o novo Director". "O médico lusense Pedro Carvalho, especialista em cirurgia geral, é um dos nomes mais prováveis para novo director clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada".

Novo Director

Jacinto Silva assume direcção clínica no Hospital In blog do Mealhada Moderna.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Hospital em "cheque".

Demissões: Director Clínico (Luis Teixeira), director clínico-adjunto (Adriano Rodrigues), corpo clínico do serviço de urgências, direcção técnica de medicina de reabilitação, serviços de urologia, corpo clínico da ortopedia e anestesista, director técnico da imagiologia.
Razões apresentadas: Sucessivos erros administrativos e de gestão; filtros do bloco operatório que deviam ser substituidos de 6 em 6 meses e que há três anos que não são mudados; o autoclave avariado constantemente; tanque de abastecimento de água tem limos e o cloro residual é quase zero, pondo em causa a água das torneiras; há duas semanas não havia ar condicionado; o sistema informático foi contestado por todos e há informações que podiam ser apagadas; actos cirurgicos comprometidos pelo facto de terem encomendas canceladas por falta de pagamento; situações relativas de recursos humanos, apontando casos de exploração, nos casos concretos dos técnicos de imagiologia; conflitos internos, passando os assuntos de desgoverno e de má gestão a causar problemas clínicos. Gestão ruinosa, falta de estratégia nas compras, uma administração e gestão amadoras e demasiados laços familiares.
Luis Teixeira deixou claro que a Mesa não aceitou as suas condições de se fazer uma auditoria às contas e de ter duas pessoas da sua confiança na administração. Afirmou que vários elementos da Mesa mostraram descontentamento mas que não sabe porque não se manifestam.
Todas estas declarações foram transcritas do Jornal Mealhada Moderna, proferidas por Luis Teixeira na presença (não convidada) do Provedor e da Mesa da Santa Casa em conferência de imprensa.

sábado, 20 de junho de 2009

Director clínico pede demissão.

Luís Teixeira, director clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada, vai apresentar o pedido de demissão do cargo na próxima segunda-feira. Invoca “factos graves”. Luís Teixeira remete as explicações para a reunião geral dos profissionais de saúde da instituição, que está convocada para a próxima segunda-feira. “É de bom senso que os profissionais da instituição que trabalham com a direcção clínica sejam os primeiros a ser informados sobre as razões desta decisão”, esclareceu o clínico. “Na actual conjuntura e dada a gravidade dos factos, a decisão é irreversível”.
João Peres, provedor, pouco adiantou sobre o assunto. “É uma decisão normal”, referiu o dirigente que, no entanto, se mostrou algo surpreso com o facto da comunicação social ter sido informada da reunião da próxima segunda-feira. “A Mesa da Misericórdia também vai estar nessa reunião e também nós o vamos ouvir e depois logo poderemos falar, ou não”, rematou, escusando-se a tecer mais considerações sobre este assunto.
In "Diário de Aveiro"

Comovente! Uma ternura...

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Autárquicas e Legislativas no mesmo dia???

PSD defende que as eleições Autárquicas e as Legislativas sejam feitas no mesmo dia. Não me parece bem. Teria sido mais defensável, na minha opinião, Europeias e Legislativas. Percebo a versão economicista e a questão política que pode ser favorável ao PSD, uma vez que é o Partido que gere mais Câmaras Municipais. No entanto muitas questões podem ser dificeis de resolver, por exemplo : O PSD e CDS concorrem coligados em muitos municípios - Lisboa, Sintra, Gaia, Porto, entre muitos outros. Com eleições no mesmo dia como se faz a campanha? De dia defendem projectos em comum e de noite projectos alternativos? E nos comícios?

quinta-feira, 18 de junho de 2009

BiblioMealhada

A biblioteca Itinerante do concelho da Mealhada foi considerada a melhor do mês de Janeiro pela Associação de Profissionais de Bibliotecas Móveis de Espanha. Tal como considerei este projecto importante na altura da sua concepção, reconheço também que esta distinção é um reconhecimento que deve motivar todos quanto se envolveram neste projecto.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

AFDMUNSV

"A família da Mealhada unida não será vencida"- Esta é a sigla anunciada por Luis Fonseca e Costa, de uma candidatura de Independentes(?) à Câmara e Assembleia Municipal da Mealhada. Recordo que, já em tempos, no Região Bairradina, foi avançada uma tentativa (falhada e gozada) de um militante do PSD que, andaria a fazer contactos para ser candidato numa lista de Independentes. Aguardemos até ao fim para ver qual o desfecho da FDMUNSV.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Veto Presidencial.


Só posso dar os parabéns ao Presidente da República por vetar esta escandalosa lei do financiamento partidário. Ainda há esperança para o país. Pode ler a notícia aqui.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

PSD ganhou eleições europeias.

PSD ganhou (bem) estas eleições. Paulo Rangel fez um bom trabalho. Manuela Ferreira Leite ganhou um balão de oxigénio e o PSD reposicionou-se como alternativa de Governo. Vital Moreira decepcionou muito. Sócrates perdeu a sua invencibilidade. A abstenção foi assustadora. Os votos em branco foram perturbadores. No concelho da Mealhada a abstenção ainda esteve acima da média nacional (68,2%) e os votos em branco representaram cerca de 8% dos votos. O PSD na Mealhada cresceu em relação às últimas eleições europeias. O PS apesar de perder muitos votos venceu. No Distrito de Aveiro, Mealhada, foi o único concelho onde o PSD perdeu. Estes resultados provam, uma vez mais, que ideologicamente os eleitores do concelho da Mealhada estão muito próximos da “esquerda” e que o PSD tem que trabalhar muito mais para conseguir resultados.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Europeias 2009

Domingo, dia 7, eleições para o Parlamento Europeu. Foi talvez a campanha mais infeliz que conheci. O Parlamento Europeu é, sem dúvida, uma instituição de importância capital para todos os Europeus. A par da discussão dos problemas nacionais e das “tricas” partidárias, teria sido importante conhecer o que os vários candidatos pensam sobre a Europa e as suas políticas. Apesar dos milhões gastos nesta campanha tenho a convicção que passou completamente ao lado da maioria dos portugueses. As estruturas partidárias mal se mexeram, a não ser para os encontros da "carne assada". Os candidatos, apesar do esforço de alguns, e das asneiras de outros, pouco contribuíram para despertar o interesse nacional. A nível local não foi muito diferente. O PSD – comissão política - teve um momento (apesar de curto) importante de campanha, com a candidata Regina Bastos. A JSD para além de acompanhar a visita da candidata teve o cuidado de manifestar algumas preocupações no seu blog. A CDU teve igualmente uma ligeira passagem da candidata Ilda Figueiredo por uma Instituição do concelho. O PS – comissão política – nada fez, rigorosamente nada. A JS manteve a sua coerência (existir apenas nos momentos eleitorais internos). As comissões políticas poderiam e deveriam ter dado um grande contributo: divulgando as propostas dos seus candidatos, procurando sensibilizar as pessoas para a importância de votar, poderiam chamar a atenção para problemas preocupantes e graves do concelho relacionadas com fundos comunitários (Mata do Bussaco - possibilidade premente de perder verbas programadas), etc, etc, etc. Recordo que, por vezes, em eleições internas o esforço é muito mais intenso e profícuo.

Agenda 21 local

Na próxima reunião de Câmara estará incluido, na Ordem de Trabalhos, um ponto sobre a Agenda 21 local. Solicitei o agendamento deste tema para que se pudesse discutir o que já foi feito e aquilo que, na minha opinião, se poderá vir a fazer.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Via e Frontal

Depois de ter lançado a revista Via o Jornal da Mealhada surge agora com um novo projecto: um jornal quinzenário - Frontal - dedicado aos concelhos de Mortágua e Penacova. O aspecto gráfico da Via e do Frontal é, para mim, mais atractivo e moderno. Boa sorte!

terça-feira, 2 de junho de 2009

SIG e POL

Sistema de Informação Geográfica e Plantas On Line. Novas ferramentas que permitem através da Internet aceder a muitas informações úteis. A consultar na página oficial da Câmara Municipal da Mealhada.

As "Bastonadas" continuam...

Hoje no, Prós e Contras, os advogados e o Bastonário "degladiaram-se". Quando precisamos cada vez mais de acreditar na nossa "justiça", advogados e bastonário conseguem, com esta discussão, que seja cada vez maior a desconfiança no nosso sistema judicial.