quinta-feira, 8 de março de 2007

A (fraca) autoridade perante os eleitores


Hoje cada vez mais se ouvem criticas à classe politica, ou porque prometem muito e fazem pouco, ou porque só pensam nos seus lugares, ou porque só ligam às pessoas nas vésperas de eleições, ou porque não se importam de gastar mal porque não é deles…
Enfim, uma quantidade de frases feitas que cada vez mais fazem parte do vocabulário mais comum de cada cidadão.
Serão injustas? Para alguns com certeza.
Para todos? Claro que não.
Que espécie de autoridade pode ter um Presidente de Câmara que passa a vida a anunciar obras, que depois não passam do papel?
Em Janeiro de 2003 é anunciada (honras de primeira página no Boletim Municipal do Presidente) a primeira plataforma intermodal “Atlântica” da Europa a instalar na Freguesia da Pampilhosa, com empresas de modernos transportes já interessadas em instalar-se no local. Passaram quatro anos - e não quatro meses - e o que existe?
Quantas vezes foi anunciado o campo de Golfe da Pampilhosa? Grande prioridade dos programas socialistas, salvação do nosso concelho… o que será que, desde Maio de 2004, quando foi analisada a 1ªfase do Plano de Pormenor, foi feito? Estamos em 2007, o único desenvolvimento que se conhece é a declaração de utilidade turística. Não será muito pouco? Os proprietários dos terrenos são parceiros deste projecto? Sabemos quem serão os verdadeiros parceiros? Tantos anos depois e a sensação que temos é que nada ainda passou do papel e que apenas nos andaram a entreter com promessas.
As novas zonas industriais, a da Pedrulha, que receberia empresas ainda em 2003 (e estamos na fase de concursos, em 2007), a de Barrô que se desenvolveria na mesma altura mas ainda nem do papel passou, e a de Barcouço, que nem no terreno nem no papel se encontra ao final de tantos anos. Depois do desastre que foi a falta de um regulamento para a Zona Industrial de Viadores, que veio permitir que ainda hoje, mais de 15 anos passados desde a sua construção, cerca de 30% dos lotes se encontrem vazios.
Assim, de facto, nunca se conseguirá credibilizar a classe política. Cabe-nos, a todos, quem faz politica e quem não faz, exigir aos políticos que apenas prometam aquilo que têm a certeza de poder cumprir.

9 comentários:

Anónimo disse...

Concordando ou não, na forma ou no conteúdo, você revela ser um actor social e político atento e interveniente. Continue com os seus contributos.

Anónimo disse...

Os políticos são assim, gostam de prometer tudo em vésperas de eleições e depois de ganharem esqueçem tudo logo a seguir.
Bons exemplos, pode continuar porque tem muito a citar.

Anónimo disse...

Viva o Carqueijo, até os comemos.

Anónimo disse...

O campo de golfe da Pampilhosa é uma miragem.
Pelo andar da carruagem nem daqui a 50 anos.

Anónimo disse...

Tantas promessas de zonas industriais e o desemprego a aumentar.
A zona industrial do Canedo é uma vergonha, já tem alguns 15 anos e realmente tem muitos espaços vazios.
E todos sabemos em que mãos estão esses terrenos.
Hipocrisia, o concelho está nas mãos de meia duzia de pessoas com a conivência da Câmara.
Mandam mais que os políticos, compram os politicos com pouco.

Anónimo disse...

A falta de regulamento não foi esquecimento, assim, venderam a quem quiseram, aos amigos, e esses agora vendem ao preço que bem lhes apetecer.
Grande negócio comprar metros de terra a quinhentos escudos na altura e agora vender a cinquenta euros.
Assim não custa andar a passear de Mercedes.

Anónimo disse...

Prometer não custa e dá votos e enquanto assim for vão-se governando.

Anónimo disse...

A ZI DE VIADORES TEM UM REGULAMENTO,TEM UM PLANO DE PORMENOR APROVADO SUPERIORMENTE,PUBLICADO NO DIÁRIO DA RÉPUBLICA.

Anónimo disse...

A ignorancia é má conselheira,a ZI de Viadores tem um regulamento,está sujeita a um Plano de Pormenor e se não estão esgotados os lotes é porque alguém que devia ter feito o loteamento industrial esteve muitos anos a dormir na forma,de qualquer modo não estão por ocupar trinta por cento dos lotes,aprendam a fazer contas se faz favor.