sexta-feira, 23 de março de 2007

PCP-Mealhada - Iniciativa digna de se registar


A prisão de Álvaro Cunhal no Luso, em 25 de Março de 1949, “tem sido fantasiada”, segundo Sofia Ferreira, a mulher que foi detida nessa ocasião com o líder histórico do PCP.
Este domingo, no Luso, o PCP da Mealhada vai assinalar a prisão, pela PIDE, de Cunhal, Sofia e Militão, com o descerramento de uma lápide na casa onde foram detidos e, na ocasião, a mulher deverá revelar pormenores sobre como tudo se terá passado.

Para a cerimónia do próximo domingo, às 15H00, está prevista a presença de Sofia Ferreira, a única sobrevivente dos três (Militão Ribeiro veio a morrer no Tarrafal na sequência da prisão), a qual, segundo o partido comunista da Mealhada, deverá contar na primeira pessoa pormenores da detenção.

9 comentários:

Anónimo disse...

A inicicativa vem a propósito, revela coragem, mostra que não receia abordar questões delicadas para a sua área política, que não tem tabus, mas devia ter cuidado com os erros ortográficos...caso contrário perde todo o impacto e o Blog pode virar-se contra si.

Anónimo disse...

Este comuna escreve bem e tem razão no comentário. O Breda Marques anda a pisar o risco.
Já agora onde estão os erros?

Anónimo disse...

Fico agradecido ao Breda Marques porque não fazia ideia nenhuma deste episódio.
Acho muito interessante, o PCP faz bem em marcar este momento.
De certeza que o Álvaro Cunhal nunca se esqueceu desta passagem na sua vida.
Todos os partidos têm história e o Breda Marques não tem que ter medo em reconhecer publicamente uma iniciativa apesar de ser de outro partido.
Quanto a mim somou pontos.Parabéns.

Anónimo disse...

Álvaro Cunhal foi um verdadeiro Senhor. Nunca trocou convicções por conveniências.
Um exemplo para aqueles que andam sempre a saltitar conforme os seus interesses pessoais.

Anónimo disse...

É importante a iniciativa para que não esqueçamos o que foi o fascismo e a repressão que impôs a quem tinha a ousadia de se expressar com ideias diferentes.
Pena que os seus seguidores não tenham herdado um pouco de coragem. Veja-se os "Yes Man" que estão na Assembleia Municipal. Nem uma proposta, nem uma alternativa!!!

Anónimo disse...

No Blog amoteluso escrevem muito sobre o seu Blog e acusam-no de ser pouco democrático porque modera os comentários.
Gostaria de saber se esses senhores que escrevem sob a capa de um nickname seriam capazes de ter um Blog no nome próprio e se por acaso alguém fizesse acusações graves e ofensivas anónimamente ou usasse palavras menos próprias os publicavam?
Faz muito bem em moderar os comentários, aliás o amoteluso perdeu muito da sua graça quando passou a ser um lavar de roupa suja com o vencedor da batalha do buçaco e el próprio.

Anónimo disse...

Em resposta ao comodista de 23 Março:
Erro: Inicicativa em vez de iniciativa.
Isto só mostra que nos Blogs se passa a correr. Nem quando alertados as pessoas dão conta...

Anónimo disse...

Correcção:
Nem quando alertadAS as pessoas dão conta...

Anónimo disse...

O segundo maior portugês de sempre é feio como o caraças!