quarta-feira, 28 de março de 2007

Regadio Luso-Vacariça

Este projecto, legitimamente reivindicado há décadas por todos os agricultores e população, e que tem tido, ora arranques, ora recuos parece não se conseguir impor.
Com um investimento global estimado em 8 milhões de euros, tendo como infra-estrutura principal uma Barragem a construir na Ribeira do Vale dos Fetos, uma Rede de Rega e uma rede de drenagem e viária.
Os estudos de Impacte Ambiental, estudos complementares de Geologia e Geotecnia, topografia e cadastro das áreas abrangidas pelas obras, albufeira e manchas de empréstimo, o projecto de execução da Barragem, o projecto da rede de rega, de drenagem e da rede viária bem como o plano de segurança e de saúde foram entregues a um consórcio logo após concurso público.
Já em 2004 estavam em fase de conclusão e já calendarizado para 2005 o pagamento de algumas indemnizações e expropriações.
Esta reivindicação antiga dos agricultores que começou a desenvolver-se e que pode vir a beneficiar directamente as freguesias do Luso da Vacariça e Mealhada, mas indirectamente todo o concelho;
Que até do ponto de vista turístico pode constituir uma grande oportunidade dado o grande potencial que tem; parece impossível que hoje, já em Março de 2007, passado tanto tempo, ainda não se conheça qualquer tipo de desenvolvimento.
Parece impossível que um concelho com estas características continue amarrado a um executivo municipal que deixa escapar as oportunidades, e, que mantém uma atitude passiva, apenas reagindo quando acossada pela população ou pela oposição, quando tudo tinha para não se resignar e lutar por mais uma justa e necessária obra.
Esta Câmara para liderar, para concertar vontades, para construir projectos de futuro, para atrair investimento não faz deligências nenhumas, prefere estar ausente e aguardar que tudo se resolva sem trabalho nenhum.

7 comentários:

Anónimo disse...

Esta Câmara só anda a reboque. Marquem lá uma visita para ver se eles aparecem...

Anónimo disse...

Essa barragem vinha resolver muitos problemas, e, o maior é a falta de água.
Era bom que o Presidente fizesse alguma coisa.
Mas ele esteve sempre a marimbar-se para esta ideia.

Anónimo disse...

Estes sim são projectos e causas que os nossos políticos deviam abraçar.
Pena é que só estejam no seu quintal e mais nada.
Esta necessidade tem mais de 40 anos.
O Sr. Cabral nunca mexeu uma palha.
Só se preocupou em estar contra os agricultores.

Anónimo disse...

Grande verdade.
A preocupação da CMM tem sido acabar com os já poucos agricultores.Veja-se o que se passa também com a zona de regadio que vai para o golfe.
Claro, para quem leva para casa a "massa" que eles levam, não quer saber de agricultura para nada. É muito mais fácil ir à prateleira do hipermercado e encher o carrinho com o que produzem os espanhóis.
Assim, o nosso futuro é cada vez mais negro!

Anónimo disse...

O Cabral tem mais com que se preocupar.
Tem que olhar pelas Armindas, Ferraz, Carvalho e pelo chefe maior Marqueiro.
Ainda se tivesse em quem delegar mas são todos tão limitados.
Coitado do Cabral deixem-no em paz.

Anónimo disse...

Com estes politiqueiros o Governo esfrega as mãos de contente.
Não pedem, não sabem a quem pedir, e nem o que pedir.
Concelho parado!

Anónimo disse...

Este projecto vale mais que 5 campos de golfe mas o Sr presidente nem o conhece.
Faz muito bem trazer este assunto para a ordem do dia.