segunda-feira, 14 de maio de 2007

Visita aoBairro social do Canedo em 14.05.2007


“Têm muita pressa para prometer mas nenhuma para fazer”.

Em Março, os Vereadores do PSD estiveram no Bairro Social do Canedo para denunciar o estado de degradação e as péssimas condições em que vivem os seus moradores.

“Nada justifica que nos dias de hoje algumas pessoas tenham que viver nestas condições, sem dignidade nenhuma, o que faz com que se sintam marginalizadas e excluídas socialmente.

Desde Janeiro de 2004, que os bairros sociais são da inteira responsabilidade da Câmara Municipal da Mealhada e desde essa altura que estão completamente abandonados.

“Existem programas que financiam uma grande parte das obras de recuperação, mas esta Câmara uma vez mais fica a ver passar os navios e só depois de ser alertada é que reage”.

No dia dessa visita à mesma hora a Câmara Municipal através de um Vereador resolveu passar por lá, para dizer que afinal já estava tudo pensado e que no mês seguinte(Abril) iriam começar as obras.

Estamos aqui dois meses depois para apreciar essas obras, e , lamentavelmente ficámos a saber que depois da visita que se apressaram a fazer quando lá estávamos nunca mais lá voltaram.

Numa questão sensível como esta, ter a coragem de criar expectativas às pessoas sabendo que não iriam cumprir merece da nossa parte o mais veemente protesto.

20 comentários:

Gaius Germanicus disse...

Caro tribuno,
Muito aprecio a preocupação social que demonstra. No entanto, na qualidade de imperador de Roma, com grande experiência governativa atrevo-me a aconselhar-lhe uma diferente postura.
A qualidade da oposição revê-se não na sua capacidade crítica, mas no seu denodo em apresentar alternativa. Ou seja, no caso concreto dos Bairros Sociais, que medidas tomaria? A que programas de incentivo recorreria? Que verbas conseguiria desbloquear?
Seja ousado...tente ir mais longe.
Ave Caesar
(http://www.amilhadecaligula.blogspot.com/)

Conta-Corrente disse...

Gaius Germanicus

A experiência governativa em Roma é certamente uma boa escola.

Na minha opinião, a Câmara Municipal assim que sentiu sinais por parte do Governo em transferir para a sua posse os Bairros Sociais devia imediatamente ter entrado em contacto com o INH (Instituto Nacional de Habitação) para apresentar uma candidatura a fundos comunitários.

Os bairros sociais são da inteira responsabilidade da Câmara Municipal desde Janeiro de 2004 e só agora em 2007 se conhecem algumas diligências que têm por base a pressão que os Vereadores do PSD têm exercido.•
Qualquer executivo perante o estado de degradação dos bairros sociais deveria fazer da sua recuperação uma prioridade. Um projecto para a sua total recuperação e toda a zona envolvente seria certamente aliciante e mais importante que qualquer outra medida pontual ou investimento de fachada.

Outros concelhos que "herdaram" bairros sociais nas mesmas condições e na mesma altura, já fizeram os projectos, já receberam fundos comunitários na ordem dos 75% do valor da obra e mais importante é que já têm as pessoas a viver com muito melhor qualidade de vida.

Aqui, cada dia que passa, as pessoas sofrem mais, sentem-se marginalizadas, sem que a Câmara assuma as suas responsabilidades pelo facto de andar distraída e a demorar dez vezes mais tempo que qualquer outro concelho a resolver o mesmo problema.

Anónimo disse...

O António Jorge foi lá dizer que as obras começavam em Abril e agora diz aos Vereadores do PSD que deviam saber que tem que haver um concurso?
Então quem é que lá foi avisar qe as obras começavam em Abril?
Estes romanos são loucos...

Anónimo disse...

O Cabral é que tem razão, quanto mais depressa o arranjarem mais depressa o estragam.
Viva o Cabral

Anónimo disse...

É mesmo essa mentalidade limitada e atrofiada que não nos leva a lado nenhum.

Anónimo disse...

O Breda Marques tem sempre ideias para tudo.
Paleio não lhe falta e trabalho?
Mandar uns bitaites não custa nada.

Anónimo disse...

O microfone é o da rádio Clube da Pampilhosa?
Breda marques já devia ter falado no seu blog sobre a rádio à muito tempo.
Um dia destes ainda entrevistam alguém do seu partido.

Jerico & Albardas, Lda. disse...

Na próxima visita o António Jorge vai alegar que ainda falta acabar a elaboração dos estudos. Estas coisas não se fazem sem estudos. Longos e prolongados.

Gaius Germanicus disse...

Caro Tribuno,
Registei com interesse que, afinal, tem propostas concretas. Desta forma ainda me leva a acreditar nas vantagens da Democracia. No entanto, deixo-lhe uma pequena advertência de quem foi assassinado pelas suas próprias tropas: não tenha a tentação de promover soldados a senadores se não lhes reservar conf iança absoluta. No meu caso, somente confiava no meu bravo cavalo Incitatus que jamais me deixou a pé. Poderá Ilustre Tribuno e Vereador dizer o mesmo??
Ave Caesar.

Anónimo disse...

Fundos Comunitários para recuperação de Bairros Sociais?NÃO ACREDITO.Talvez o RECRIA,TALVEZ!!!!!REHABITA,TALVEZ!!!!
Os fundos comunitários estão para o Breda Marques,como os comprimidos
LM para os militares,servem para tudo,mas não curam nada.

Sandokan disse...

Caro Tribuno: O Senhor sabe como é que o Viriato morreu? Não sabe?!!!!
Então aprenda - ROMA NÃO PAGA A TRAIDORES.

Cuidado com as facadas que um dia, o meu Caro Tribuno, levará de um habitante do CANEDO, mas que não usufrui de um "apartamento" no Bairro Social.
Mal empregadinho tempo, ai, ai.

AVÉ CÉSAR!

Conta-Corrente disse...

Os programas comunitários podem ser de dois tipos:
Prohabita destinado aos Bairros Sociais
Solarh destinado aos proprietários de casas nos Bairros Sociais.
Pode dar trabalho mas sem trabalho não se vai a lado nenhum.

Lucius Licinius Lucullus disse...

Interessante mesmo seria ver a reacção do Partido Comunista em relação a este problema.
Embora não pareça, o Partido Comunista também é oposição na Câmara da Mealhada.
Se calhar ainda estão à porta do SAP para ver se fecha ou não.

Sandokan disse...

Eu peço ao senhor Marqueiro que me deixe passar, tenho filhos pequeninos, não os posso sustentar.
RM:
- Passarás, passarás, mas algum deixarás. Se não for o da frente, será o detrás.

Quando o Senhor Vereador perceber esta metáfora, entenderá porque é que do cadáver de um homem livre, morto pode sair um acentuado mau cheiro, mas esse cheiro nunca será o de um escravo.
Registe bem isso na sua CONTA CORRENTE, porque um novo dia chegará e se não nos ajudarmos uns aos outros quem o fará? É só fachada?!...É o Senhor Vereador que, por exemplo, vai "arranjar" os 300.000 euros para as obras do Mercado do Luso que pertence à Junta de Freguesia local?
Termine lá o seu show off em beleza, porque alguém vai trilhar o caminho do arco-íris. Esta filosofia de vida é muita areia para a sua camioneta, não é Senhor Vereador?

VENI, VIDI, VICI

A paz esteja consigo!

Anónimo disse...

Será que vai ser algum dos elementos da Junta que vai doar esse dinheiro para o mercado?
Que palhaço este Sandokan.

Anónimo disse...

Não percebi nadinha!
Será que o Sandokan é o mineco?
Só pode...
A perorar sobre o seu mundinho; aquele onde só ele habita.
Ele, os gnomos e as fadas.

Anónimo disse...

Vai ser o Jc.
Vai dar a comissão do negócio da casa da sorte.

Anónimo disse...

Esta mendicância de espírito só serve para estes tristes virem para aqui com parouvelas absurdas com o boníssimo e belzebútico beneplácito do mestre mais o seu bicorne chapéu.
Pode ser que um dia a contra-escritura deixe de ser secreta e passe das palavras aos actos.
Quem sabe?!

Anónimo disse...

Deixem-se de merdas. Tenham vergonha. Falem bem do homem mais sério e trabalhador deste concelho. Tenham vergonha. E o Breda Marques deveria ter vergonha em aceitar estes comentários a roçar a ignorância destes labregos,
O homem faz muita frente, por ser sério não é?
Pobres tristes.

Anónimo disse...

Palhaço é o Conta-Corrente. Publica também cobardolas. Só publicas o que te interessa , cobardolas?