segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Jardim Gonçalves paga dívida ao filho.

O presidente do BCP terá pago a semana passada os 12 milhões de euros da dívida perdoada ao filho pelo banco. O Banco negou, no entanto, o pedido de demissão de Jardim Gonçalves.

5 comentários:

Anónimo disse...

E onde arranjou ele o dinheiro? Foi pedir emprestado ao BCP?

Anónimo disse...

1. Se a dívida tinha sido dada como incobrável, já estaria provisionada a 100% e feito o write-off. O que quer dizer que já não haveria nada a comprar, não é? Nesse caso, a que título é que JG dá o dinheiro ao BCP?

2. Admitindo que a dívida estaria provisionada e que as provisões tinham sido aceites fiscalmemte mas continuava viva na carteira de crédito do banco, o BCP terá um acréscimo de resultado igual ao montante pago por JG. Vai pagar 27,5% sobre este montante, de IRC. Por seu lado, JG não terá nenhum modo de considerar isto um custo fiscal. Pagou 12,5 M€ por um activo que, já se sabe, valo 0.

3. JG deve reaver agora as medalhas do filho.

Isto levanta sempre algumas questões fiscais curiosas. Aguardemos por mais detalhes, que devem estar a sair nos jornais.

Anónimo disse...

O 1º anónimo acima, vê-se que é inocente.
O 2º anónimo, esse denota alguns conhecimentos daqueles meandros obscuros que fazem com que alguns façam fortunas de milhões em pouco tempo. E quase sempre sem trabalhar...
Mundo este filho da p...

Anónimo disse...

Escandaloso perdão.
Eu devo 20 euros no supermercado e se não os pagar é uma vergonha e ainda posso ir preso.
Esse devia 12 milhões e perdoam-no.
Deviam ter vergonha.
Exploram os portugueses com os juros para depois usarem o dinheiro como bem entenderem.

Anónimo disse...

A situação é, de facto, escandalosa. A única atenuante para esta gente não ser toda presa, é o facto de o BCP ser um banco privado. Mesmo assim, há regras a cumprir, e quem as "contornou" deve ser penalizado.
Por outro lado, as acções do BCP vão descendo, para gáudio dos potenciais compradores. O banco fragiliga-se de dia para dia, e o cenário de uma compra (hostil, ou não) é cada vez mais provável...
Só espero que não avançem para a fusão com o BPI. Trabalho com o banco de Ulrich, e a última coisa que queria era ser "absorvido" pela "onda Millennium"... A bem da concorrência e do livre mercado...