domingo, 28 de outubro de 2007

Plano Director Municipal (PDM)

Na reunião de Câmara de 25 de Outubro, a revisão do Plano director MunicipaL, foi analisada.

Importa dizer que esta revisão foi iniciada em 2001 e hoje, quase 7 anos depois, os próprios técnicos não arriscam informar quanto tempo mais vai ser necessário até à sua conclusão.

O PDM é um instrumento que pretende desenvolver um Modelo de desenvolvimento Estratégico para o concelho da Mealhada. Para tal "exige à Gestão Autárquica um reposicionamento face aos desafios lançados pelo Plano".

Uma vez mais assistimos a uma constatação, de que tudo tem sido feito sem Planeamento, sem aproveitar o nosso potencial turistico e as fabulosas acessibilidades do nosso concelho.

Muitos pessoas aguardam esta revisão com grande espectativa, é um drama esperar tanto tempo, muitos inclusivamente já tiveram que abandonar os seus terrenos para ir viver para outras freguesias.


12 comentários:

Anónimo disse...

Afinal o que é que se tratou, sobre a revisão do PDM, na reunião do dia 25?
O que nos diz já todos sabemos e nada adianta.

Anónimo disse...

Eu não sabia que esta revisão já tinha barbas e a ser verdade se desde 2001 que começou e que agora ainda não se sabe quando acaba já é uma boa informação.
Boa não. Má. Mas sei que não é da sua responsabilidade.
Estamos entregues aos ratos.
Já agora também não sabia que exigia um reposionamento. Ou seja para ser mais claro diz que a Câmara anda no caminho errado.
Obrigado pela informação.
O anónimo anterior podia pedir que fosse publicada esta revisão no site da Câmara como se faz nos concelhos civilizados.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 10:29
Eu estou informado que o processo de revisão se processa desde 2001 e estranhamente ainda está longe de ser concluído.
Entre outras demarches ainda falta vir à discussão pública e só após isso passa a ser publico.
Portanto seria ilegítimo publicá-lo agora no site da Câmara pois só se tornaria público para alguns (os cibernautas) e poderia motivar situações de vantagens ilegítimas, como seria o caso, por exemplo, de só alguns saberem que um determinado terreno agora não edificável o passar a ser com a revisão do PDM. Criaria oportunidades de negócios de que só alguns beneficiariam.
A minha pergunta foi apenas para saber o que foi tratado na reunião de Câmara. Apenas isso.

Anónimo disse...

Quem quis conhecer essa revisão a pensar em obter vantagens e fazer negócios já teve certamente oportunidade.
Quem é explorador tenta comprar terrenos e informa os proprietários que desconhece a revisão ou melhor diz-lhes o contrário para comprar mais barato.
É como aqueles que compraram terrenos na zona industrial de viadores a 400 escudos o metro e agora os vendem a 10.000 contos.
Aproveitadores, oportunistas que nunca tiveram intenção de construir nenhuma empresa.
São os chamados xicos espertos.

Anónimo disse...

São os xicos espertos que neste país enriquecem!

Anónimo disse...

Continuo sem resposta sobre o que foi analisado na reunião de Câmara do dia 25...
Aguardo e agradeço a informação.

Anónimo disse...

Também há aqueles que compram terrenos a 1Euro/m2 (já fora de seu pai-rico) porque não dá para construir, e depois pressionam os técnicos da Câmara (lembram-se do preto?) para o incluir na revisão do PDM (está lembrado BM?).
Pois!
Já agora, não se esqueça que a Mealhada não é só a Cidade. Tem mais 7 Freguesias, e o PDM é para todo o Concelho...
...não se percebe essa de ir viver para outras freguesias...

Anónimo disse...

Está um comentario sobre este assunto num outro blogue, comentario alegadamente censurado aqui, que o acusa de exercer pressão no sentido de provocar uma alteração no PDM em proveito próprio.
Pode comentar?

Conta-Corrente disse...

Apenas publiquei este comentário para que todos percebessem a cambada de cobardes que se dedicam a tentar denegrir alguém convenientemente escondidos no anonimato.
Não merecem qualquer tipo de respeito. E todos deverão ter a noção que se o Gonçalo Breda Marques tivesse telhados de vidro não estaria em lugar nenhum politico porque certamente já teria sido crucificado.

Anónimo disse...

Gonçalo Breda não perca tempo com gente tão baixa. Esse assunto foi publico e todos sabemos perfeitamente que nada do que diz esse anónimo é verdade e que fez o que deveria ter feito.
Assim que foi insinuado algo colocou os seus autores em Tribunal. Fez muito bem. Na política não vale de tudo.

Gaius Germanicus disse...

Há reflexões que os Ilustres comentadores deviam fazer. Principalmente aqueles que têm "carta branca" nos Paços do Concelho. Nomeadamente, não foi o "corrompido" funcinário posto a andar pelo Presidente da Câmara (vide DN da época)? Sabiam que Cabral afirmou publicamente que o mesmo foi objecto de pressões?
Então passem-me a explicar porque foi aquele funcionário indemnizado, quando havia cometido uma tão grave falta? Consultem os processos dos trabalhadores da CMM e pode ser que deixem de falar de cor.

Ave Caesar

Conta-Corrente disse...

Caro anónimo que iniciou estes comentários:
Lamento só agora poder responder, mas não tive outra oportunidade.
Esta reunião serviu apenas para fazer um ponto da situação, observarmos as alterações propostas nas várias freguesias, ter uma noção por parte dos técnicos dos passos que já deram e dos que faltam dar.
Indicaram alguns caminhos que contrariam aquela que tem sido a estratégia da Câmara ao longo dos anos.
Desenvolver o potencial turistico e aproveitar a localização estratégica e as acessibilidades do concelho foram a base da proposta.