sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Referendar o novo Tratado Europeu.

JS defende referendo ao novo tratado europeu (13.12.2007 - PUBLICO.PT). A Juventude Socialista não esperou pela posição oficial do PS e anunciou hoje que é favorável à ratificação do novo tratado europeu através de referendo, por considerar que esta via "permitirá aproximar os portugueses do processo de integração europeia".

Esta acção da JS serve para preparar o terreno, caso Sócrates decida fazer o referendo, ou, por outro lado, serve para segurar o eleitorado socialista que fique descontente com a nega de Sócrates.

Pessoalmente entendo que um referendo nesta altura era uma oportunidade, e, estou absolutamente convencido que iria reforçar a nossa legitimidade como europeístas.

Devemos olhar para a Europa com ambição e não com medo. Estou finalmente de acordo com a JS.

6 comentários:

Anónimo disse...

são "manobras de diversão"... Nada melhor do que alguém ou uma estrutura do partido no governos, "ir ao encontro" dos desejos de parte da população. Só isso e nada mais.
Pergunto-lhe, sem querer refrear o seu entusiasmo colocado no post: e por que é que essa defesa de referendo não foi proposta, por exemplo pela Comissão Política Nacional do PS ?

Anónimo disse...

Quer o PS quer o PSD prometeram um referendo à ‘constituição’ europeia. Tal como muitos líderes europeus. Mas a coisa correu mal na França e na Holanda – a União Europeia mergulhou numa crise gravíssima, provando--se que aquele desmancho constitucional nunca deveria ter existido.
Os eurocratas aprenderam a sua lição: fugirão dos referendos como gatos escaldados de qualquer poça de água fria. O Tratado dito de Lisboa, que hoje é baptizado e registado, contém o essencial da extinta ‘constituição’ – foi Angela Merkel que o disse – mas com uma enorme vantagem táctica: a mudança de nome e o diferente desenho das cláusulas foram fabricados para permitir escapar ao referendo.
Ou como afirmou o sempre elucidativo Giscard D’Estaing, em 17 de Julho passado, “as mudanças cosméticas tornam este Tratado mais fácil de engolir”. Assim percebo bem melhor a festa de hoje.

Anónimo disse...

Pois! É que como os portugueses são um povo tão esclarecido, interessado e participativo, devem ter mais a dizer em matéria de união europeia do que todos os outros. Eu diria mais, em cada português há um estratega especialista no tratado. Daí o referendo em portugal ser mais importante.

Anónimo disse...

A JS também apoia o casamento homossexual. Isso quer dizer que de certezinha que o PS o vai aprovar?

Anónimo disse...

Eu diria que quem conheça minimamente a liderança da JS sabe que esta decisão é tomada precisamente por quem sabe que não vai haver referendo nenhum, e que vive na obsessão de que o PS por tudo e por nada perderá votos à sua "esquerda".

Anónimo disse...

Façam o que quiserem mas, se não houver referendo, nunca mais ponho os pés numa mesa de voto. Vão todos bardam....