quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Homem justo.

Veja o Museu Virtual.

7 comentários:

Anónimo disse...

Este homem é a prova de que o nosso problema não é genético. Afinal é possível ter incrível coragem e princípios morais inabaláveis E ser ao mesmo tempo português.

Anónimo disse...

Sauda-se o Museu Virtual.
É das tais coisas que o Ministério da Cultura devia estender a todos os museus.
Em vez de ir ao Museu, onde o cheiro é a bafio, podia ver-se a coisa em casa, com o cheiro a fritos.

Anónimo disse...

Esse “herói” fez um bom negócio a vender passaportes aos refugiados judeus.Além do mais pôs em perigo a neutralidade de Portugal na guerra,arriscando-nos a uma invasão,que faria milhares de vítimas.Tudo por causa do tal negociozinho…Não foi por acaso que os seus encobridores fizeram desaparecer várias peças do seu processo do Ministério dos Estrangeiros.Disso ninguem fala.

Anónimo disse...

Deve ser por causa desse negócio chorudo dos passaportes que ele morreu na miséria… Curioso é que nenhum dos refugiados que supostamente “pagaram” esse serviço alguma vez o tivessem dito.

Anónimo disse...

Sendo de louvar as homenagens a Aristides - e, de certa forma, fora do tema - é um facto um tanto ou quanto incompreensível a pouca ou nenhuma homenagem que se presta aos desgraçados que foram obrigados a ir para África combater.

Anónimo disse...

A figura de Arístides Sousa Mendes é a de um muito bravo e nobre Português! Do mais bravo e nobre possível! Perseguido pela 1.ª República, por não renegar as suas convicções Monárquicas; ostracizado pela 2. ª República pelo seu amor à Justiça e à Liberdade, quase esquecido pela 3.ª República até há muito poucos anos.
Fica na História de Portugal como um dos mais altos representantes das melhores qualidades dos Portugueses, que são na verdade as três virtudes teologais: a Fé; a Esperança e a Caridade! Das três, nunca se deve esquecer que a mais importante é a Caridade! Foi disso que Sousa Mendes se não olvidou nunca! Foi isso que o fez desrespeitar as ordens de um ditador de Lisboa, por amor à Humanidade e à sua Pátria Velha de séculos! Há muito que penso na hora da sua morte…. Deve ter percorrido o mundo uma Luz imensa: A Luz de um JUSTO que se encontra com DEUS! A Luz de Portugal!

Anónimo disse...

Nestes comentários está a prova da força das ideias pre-concebidas.
Quando estamos previamente convencidos de que o Benfica é o melhor do mundo, nada nos fará abrir os olhos e encarar a realidade tal como ela é...
Mesmo que argumentem com novos factos, sejam eles evidentes, ou simplesmente nos apontem eles novos argumentos que mereçam ser investigados e estudados - qual quê!! - Permanecemos cegos, surdos e mudos, petrificados nas nossas prévias convicções!!
É assim no Desporto, é assim na Política, é assim em muitos aspectos do nosso dia a dia...
Não há meio de crescermos! Continuamos a ser como as crianças, que acreditam, primáriamente, sem questionar, apenas porque alguém credível (para elas), lhe diz que é assim....