segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Ética em política.

"UM MÉRITO DE MARQUES MENDES QUE JÁ PASSOU À HISTÓRIA PARA NOSSO MAL: PENSAR QUE A ÉTICA REPUBLICANA NÃO É APENAS A LEI"
Pacheco pereira in "Sábado"

Sobre a tentativa de Marques Mendes de introduzir critérios de ética política para além da legalidade / ilegalidade verificada em Tribunal.

4 comentários:

Anónimo disse...

Volta Mendes que estás perdoado...

Anónimo disse...

«Nós sabemos, aliás, que ele [Pacheco Pereira] prefere a formação humana e académica e o percurso profissional, universitário e político, por exemplo, de Marques Mendes ao de José Sócrates. Sabemos bem… Sabemos que prefere a imagem do Animal Feroz às imagens do Menino Guerreiro…
Sabemos que sabe como todos sabemos que o PSD assim não vai a lado nenhum...

Anónimo disse...

Dr. Luis Marques Mendes, impôs um critério de maior rigor no exercício de funções de cargos públicos, e que marcou o presente e futuro, acima de tudo na forma de vermos, e fazermos, política em Portugal.
A implementação de um critério que dizia respeito aos autarcas, e a qualquer político ligado ao Partido, que (em determinadas condições especialmente gravosas e a analisar caso a caso) estivesse envolvido nalgum processo judicial na qualidade de arguido, tivesse o desapego de se afastar das funções, temporária ou definitivamente.
A Política faz-se de decisões, e que sobretudo, as mais difíceis são aquelas que melhor servem a criação de uma imagem da Política e dos Políticos que seja mais transparente, mais credível, mais exigente, e mais competente.

Anónimo disse...

Há uma frase que oiço recorrentemente da boca de eminentes políticos e me aflige: que na República a ética é a lei. Ora, é exactamente o contrário, a ética na República é agir de acordo com princípios éticos, independentemente da lei. E Marques Mendes cumpriu com isso. Faça-se essa justiça.