terça-feira, 5 de agosto de 2008

Direitos de transmissão - um atentado.

A RTP superou a oferta da TVI de 19 milhões de euros e conquistou os direitos de transmissão de um jogo por jornada do Campeonato nacional de futebol das próximas duas épocas. «A RTP está no mercado sem complexos e com uma atitude igual à das outras empresas, públicas ou privadas», justifica o secretário de Estado do Tesouro, Carlos Pina. «Tudo o que a RTP transmite é serviço público e o futebol não é excepção», acrescenta o ministro da Propaganda, Augusto Santos Silva. A transmissão do Campeonato de futebol é serviço público? Quer isso dizer que a TVI, que o difundiu nos últimos dois anos, recebeu uma indemnização compensatória do Governo por esse serviço público? Parece que não...
A verdade é que a RTP1 não presta qualquer serviço público. Ou , na versão lata e generosa de Santos Silva, presta tanto serviço público como a SIC e a TVI. Nada distingue as grelhas da RTP1, TVI e SIC – a não ser a qualidade dos programas, melhor nuns casos, pior noutros.O problema é que a RTP recebe perto de 300 milhões de euros do Estado todos os anos (mais 70 ou 80 milhões de publicidade), tem custos operacionais que são o dobro da SIC ou da TVI e ainda dá um prejuízo de 40 ou 50 milhões! Pode, pois, gastar à tripa-forra, pagar 15, 20 ou 25 milhões pelo futebol (o que é incomportável para as privadas) «sem complexos», como diria o secretário de Estado, e ter mais 5 ou 10 milhões de prejuízo. O Estado paga. Para ler mais clique aqui.
JAL in "Sol"

1 comentário:

Anónimo disse...

E quando o Dr Marques Mendes telefonava para o alinhamento do Telejornal e nunca faltou a "massa "na RTP,caro conta-corrente,também era escandalo?Se a sua resposta for Sim,estamos de acordo,se for Não,então falaremos de Propaganda,Agitação,Mensagens Subliminares,Uso e Abuso de Poder,de Ortega y Gasset etcetc.
Cumprimentos,escreva sempre.