terça-feira, 18 de novembro de 2008

Um novo conceito de jornalismo...

O semanário, Jornal da Mealhada, da semana passada, a propósito de uma informação sobre os Vereadores do PSD, relacionada com o chamado "Relatório Calhoa" publicou a seguinte informação: "Segundo o JM pode apurar o vereador Gonçalo Breda Marques, ter-se-á recusado a assinar o relatório". Será que o vereador esteve incontactável ou será que interessa não ouvir o vereador?
O semanário, Jornal da Mealhada, desta semana, a propósito de uma conferência de imprensa promovida pela comissão política do PSD, publicou acusações aos vereadores Gonçalo Breda e Carlos Marques mas, no entanto, ao contrário do Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, As Beiras, Jornal da Bairrada e Mealhada Moderna, nem sequer tentaram ouvir os visados.
Certos "jornalistas" que se sentem tão à vontade em criticar publicamente o trabalho de alguns autarcas, poderiam fazer um exame de consciência e olhar para os trabalhos que fazem. Apregoar isenção e depois não saber separar questões pessoais, interesses profissionais e política é um triste e fraco exemplo.

28 comentários:

Anónimo disse...

Se estivesses em risco de perder o emprego o que farias?

Anónimo disse...

Essas ao pé da GNR que se suicidou mas que afinal ainda estava viva não é nada..

Anónimo disse...

Ó Breda e quando a sua lista teve 20% de votos em branco e não 80% de votos a favor?

Anónimo disse...

O jornalismo não pode estar refém de animosidades entre pessoas.
Neste caso concreto parec razoável o seu lamento. Não ouvir uma das partes depois de serem acusados é grave. É uma questão de lógica e interesse para os leitores. Parece que o jornalista demonstra uma tendência e isso é negativo.
Não terá sido por acaso que todos os outros jornais o fizeram.
Parece também lógico que pode ser um mau momento.

Anónimo disse...

Será que não é relevante o facto de Manuel Jacinto, João Peres e Hemidio da Pampilhosa estarem contra essa atitude da comissão politica?
Porque será que Nuno Canilho não publicou essa informação? Será pela mesma razão que não ouviu os vereadores?

Anónimo disse...

Um boy ao serviço do Carvalheira.

Anónimo disse...

Esse moço estagiou com o Ferraz da Silva. É um perito na materia.

Anónimo disse...

São os chamados fretes Sr Breda. Quem fica dependente dessa gente não tem outro remedio.

Anónimo disse...

Entao mas o breda marques assinou ou nao assinou o tal comunicado?

Anónimo disse...

O sr Breda Marques e O sr Calos Marques, desde Abril que iniciaram uma campanha pessoal contra Cesar Carvalheira e esqueceram-se do concelho.
O dr Joao Pires idem, desde a candidatura gorada tambem deixou paratras todos os assuntos que lhe roubassem o seu precioso tempo.
Deixem-se de jornalismos e façam pelo povo, não pensem só no bolso.

Anónimo disse...

Os outros jornais é que não sabem fazer jornalismo. Estão todos enganados. Devia, estagiar no Jornal da Mealhada que lá é que sabem.

Anónimo disse...

O que se me afigura dizer ao ler este post é que realmente o jornalismo feito por amadores é uma asneira.

Anónimo disse...

Ó Breda finalmente abriu os olhos. Nunca fiando. Mordem todos a mão que lhes deu de comer.

Anónimo disse...

Asneira não, xuxadeira. Vão atrás de quem lhes der xuxa. Que até pode ser xuxalista.

Anónimo disse...

Meus senhores, a questão principal é saber por que razão o Dr. Breda não quis assinar o tal relatório. Tudo o resto, são situações para entreter e desviar a atenção do óbvio. O Cabral é que tem razão!

Quanto ao JM, Dr. Breda não se preocupe, pois está a ser bem coordenado.

Anónimo disse...

Ó senhor Breda! Sejamos honestos. Estive a ler o artigo do Diário de Aveiro sobre a Conferência de Imprensa e não vi nenhuns comentários seus sobre a questão, bem como nada a dizer que o tinham contactado nesse sentido. Por favor, tenha vergonha e demita-se!

Anónimo disse...

Este último anónimo deve precisar de mudar as lentes. O Diário de Aveiro fez duas caixas ao lado do texto da conferência com as declarações dos dois vereadores.
Seja honesto e não seja burro. Compre o jornal.

Anónimo disse...

Este último anónimo deve pensar que vou gastar dinheiro a comprar um jornaleco de Aveiro. No site do DA, apenas estava a notícia principal da conferência. O jornalista que fez a cobertura do assunto deveria ter posto as declarações dos vereadores no site. Isso sim, seria muito mais honesto. Deixemo-nos de estórias.

Egídio Peixoto disse...

Caso o País tivesse esta senhora no Poder - a tomar decisões - haveria, automaticamente, um conjunto múltiplo de efeitos desastrosos em cadeia no próprio sistema de poder: crise estratégica, crise de orientação, crise de representatividade, crise de endividamento, enfim, haveria uma regressão competitiva em todos os sectores da economia e da sociedade que comprometia a viabilidade de tudo o que mexesse. Até as folhas das árvores deixariam de ser animadas pelo vento, que também congelava – tal como a democracia...

Numa palavra: estudar o comportamento político de Ferreira Leite no decurso destes breves meses em que se encontra à frente do PSD - não é tanto uma tarefa para politólogos, sociólogos, historiadores ou juristas, mas mais uma retorno aos inúmeros actos falhados explicados há um século por Sigmund Freud - depois retomados por Jacques Lacan e por todo um conjunto de confusões, desordens, perturbações, transtornos e distúrbios que denunciam mais o sintoma duma doença de todo um corpo político (o PSD), do que propriamente a doença de uma pessoa isolada que, em rigor, nenhuma relação tem com o mundo politico.

E quando ontem Ferreira Leite se referia à "hipotética e desejável" suspensão da democracia por 6 meses - pergunto-me se seria esse o tempo de que ela necessitaria para arrumar a casa, constituir uma equipa de governo-sombra para governar em 2020 e, de caminho, tratar de despachar Santana Lopes no quadro das eleições autárquicas de 2008 - que tanta contradição e paralisia lhe têm gerado.
Entre Setúbal e a Figueira-da-Foz – há sempre a possibilidade a de vir para a Mealhada!

Porque não?
Que dizem Breda, Carlos Marques?
A César não vale a pena perguntar, porque ou é ele ou então muda para o PS novamente!
A João Pires – com toda a certeza ficará descrente na democracia PSD!
A Miguel Miranda – não gostará da ideia, visto para ele, César é César uma santidade embora, gostasse de uma Ferreira Leite V Salazar! Mas coitado não mais podia insultar mas poderia ser a comandante da polícia politica, eu seria por certo o primeiro nos calaboiços!

Pronto, está tudo dito, desabafei, ainda bem que existe democracia em Portugal!
E que viva a DEMOCRACIA PARA SEMPRE, SEM INTERVALOS!...

Egídio

Egídio Peixoto disse...

Penso que a equipa que foi eleita nas últimas eleições autárquicas pelo PSD, foi das melhores desde que existe democracia em Portugal!
Embora não seja da vossa cor partidária, identificava-me muito com uma geração nova, com projectos inovadores e convenientes para o concelho da Mealhada.
Olho, e olho bem, com sentido de isenção, o que vejo, um partido de novo entregue a interesses corporativistas, para não dizer mais!

No JM vejo, uma falta de isenção (JORNALISMO), porque para se fazer jornalismo tem de se ouvir todas as partes visadas (o que não aconteceu), isto é mínimo, só não se faz quando as partes visadas não o querem, mas mesmo assim deve o Jornalista informar o leitor que tentou e, porque não conseguiu, isto quando se é jornalista!
O jornalista tem de ter em conta a ética e não só mas, que tenha ética:
A Ética não formula normas sobre os actos humanos, mas descreve o que
Considera como norma num ambiente concreto. Como ciência tem as
Características necessárias porque pressupõe:
- Um sistema, que não trata fenómenos singulares ou
Particulares, mas gerais;
- Um conhecimento que não abarca só a verdade geral
Que trata, mas ainda as provas lógicas, ou seja a verdade de
Onde se deduzem outras verdades;
- Um saber que tem bem definidos os seus objectivos:
O objectivo eficiente (o homem e a sua consciência), o objecto
Formal (os actos humanos) e o objecto final (a satisfação final);
- Uma disciplina que tem demonstrado os seus
Princípios como certos, por outras ciências e por suas próprias
causas.


Julgo que o Gonçalo, Pires e outros tem de tomar atitudes de coragem junto da CP do PSD Mealhada, ou então tudo o que foi feito no PSD Mealhada poderá estar comprometido, não só por César mas também pela companhia entre eles Miguel Miranda uma pessoa de má índole.
Como munícipe mealhadense apelo a que algo seja feito a bem do município, ninguém governa bem sem uma oposição boa credível, podendo ser poder mesmo…

Anónimo disse...

O anónimo das 15:47 deve ser um grande pateta. Vem para aqui ofender as pessoas e depois lá reconhece que afinal só tinha visto o Diário de Aveiro on line.
Primeiro veja se confirma o que diz para não fazer figura de parvo.

Anónimo disse...

O Canilho sabe tanto de jornalismo como de barcos.

Anónimo disse...

O JM está a ser bem coodenado mas é pelos interesses do seu dono.

Anónimo disse...

O director do jornal da mealhada depois de ter aceite ser mandatário do Passos Coelho a pedido do Carvalheira quebrou a pose de pessoa isenta. Ou se faz politica ou jornalismo. Querer ter um pé em cada lado dá sempre asneira.

LUIS FERNANDES disse...

Visite o blogue www.questoesnacionais.blogspot.com
fala de si.Quase de certeza que não vai gostar mas, pelo sim, pelo não, vá ler.
Um abraço (apesar do que escrevi de si) de solidariedade.
LUIS FERNANDES

Anónimo disse...

Mas o Carvalheira não é o dono do JM?

Anónimo disse...

O Canilho não tem culpa. Faltou-lhe escola.

Anónimo disse...

A dependencia é o que dá. Carvalheira dominou-o.