quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Orçamento 2009

Na intervenção que proferiu, e em que elencou as propostas e sugestões que endereçou ao executivo socialista, Gonçalo Breda Marques declarou: “Durante muito tempo reconheço que este comprometimento (entre a oposição e os vereadores com pelouro) não foi possível. Obviamente que responsabilizo os responsáveis do Partido Socialista na Câmara por esse facto, reconhecendo — no entanto — que também o esforço de cooperação da minha parte poderia, em certos momentos, ter sido maior. Quando falo em comprometimento não falo em nenhum tipo de ‘bloco central de interesses’, falo unicamente em conseguir, em certos projectos, manter o interesse concelhio em detrimento dos interesses partidários”.
“Voto favoravelmente este Orçamento em primeiro lugar por contemplar a grande maioria das propostas por mim apresentadas. Dou um voto de confiança pelo facto do executivo ter vindo a ‘arrepiar caminho’ em matéria de impostos, que nos primeiros anos do mandato foram cobrados às taxas máximas permitidas por Lei, mas que têm sido reduzidos gradualmente. Um voto de confiança pelo facto de ter sido muito critico nos primeiros anos em relação às taxas de execução que se situavam abaixo dos 50 por cento mas que agora têm tido melhorias significativas. Um voto de confiança pelo facto de continuar a existir uma política célere de pagamento a fornecedores”, declarou Breda Marques.
in "Jornal da Mealhada"

15 comentários:

Anónimo disse...

Podia ter apresentado propostas e ter votado contra. A oposição tem o dever de votar sempre contra.

Anónimo disse...

Não sei quem ficou mais azedo se os actuais dirigentes do PSD se a facção Marqueiro.
Contrate um guarda-costas...

Anónimo disse...

Não custa nada fazer política com lisura. Porque não o fazem sempre os nossos políticos???

Anónimo disse...

Aposto o meu quinhão em como a comissão politica vai pedir aos representantes do PSD na Assembleia Municipal para votarem contra.
São três os motivos:
1-Porque o Gonçalo votou a favor
2-Porque o Breda votou a favor.
3-Porque o Breda Marques votou a favor.

Anónimo disse...

Parabéns Gonçalo.

Se o seu voto foi dado como explica é um grande passo na democracia Municipal.

Porque será que a oposição por ser oposição terá de votar sempre no contra!!!

Espero que seja serio na sua argumentação e isto não passe de um "jogue" politico.

Não sendo eu do seu "credo" politico penso que é um pessoa com uma forte educação politica e serão pessoas como o Senhor necessárias no nosso concelho.

Ficou a espera de ver onde esta sua posição nos leva…

Anónimo disse...

O que era interessante agora era ver o PSD votar a favor e a facção Marqueiro votar contra o Orçamento.

Anónimo disse...

POndo as politiquices de lado, continuo a ter opinião diferente da sua. Se é certo que se têm feito algumas das prometidas obras, isso não significa desenvolvimento. Poderão ser um meio mas não um fim. E o que verificamos é que a situação económica e social dos munícipes se tem vindo a degradar a olhos vistos. E não punhamos as culpas todas ao governo central, pois as autarquias podem e devem ter uma actuação importante que em grande parte tem passado ao lado deste executivo. Veja,por exemplo, a situação dos pequenos comerciantes da nossa cidade. Por este andar não demorará muito que apenas fiquem as ruas asfaltadas e os passeios mas sem pessoas!
O Sr. tem sido o próprio a denunciar aqui o abandono dos núcleos urbanos com cada vez mais casas degradas. Que medidas tem tomado o executivo?
Desculpe mas fico com a sensação que aqui "há gato escondido com o rabo de fora"...
Já vi tanta coisa!

Anónimo disse...

O ultimo anónimo falou muito mas não fez nenhuma sugestão. A Câmara nos ultimos dois anos baixou os impostos indo ao encontro das reclamações do PSD e dos municipes.
O Breda só podia votar a favor se queria ser coerente com as convicções dele.

Anónimo disse...

No rasto do tempo só as suas "carícias" resistiram ao futuro e afirmaram as suas presenças na solidão em que ficaram os seus pensamentos.
Carpe Diem!

Anónimo disse...

Meus amigos: GBM parece que é como a solitária lua, de que os nossos olhos só conseguem ver no céu a parte a que o sol dá a sua luz. GBM atravessa um período em que a solidão é um inferno para quem tenta sair dela; mas também é felicidade para os eremitas que se escondem e quem não souber povoar a sua solidão, também não conseguirá isolar-se entre a gente. GBM envolveu-se no casulo da sua alma, vê fazer-se crisálida e espera a metamorfose, visto que ela chega sempre.
Muito bem GBM, ainda o hei-de ver no PS.

Anónimo disse...

Anda por aqui um poeta Lusence...

Anónimo disse...

Será o poeta Homero ou o secretário do outro???

Egídio Peixoto disse...

Assim se mostra o carácter de um homem na política. Nem sempre tem de estar de acordo com o seu partido.
Isto aplica-se a todos sejam PSD ou PS, por vezes temos de ver o interesse comum, esse sim é o importante.
Aí todos ficamos a ganhar, e sabemos quem marca a diferença na política!
Esteve bem Gonçalo, e não foi por ter votado algo que é proposto pelo PS é sim por se afirmar com o que acha importante dentro das possibilidades para o concelho!
Obrigado!
Um munícipe que fica com estima por um vereador, por um seu representante...

Anónimo disse...

Empregando a minha própria filosofia , afirmarei que GBM está no caminho certo, porque o ser humano e a natureza deveriam ajudar-se, em vez de agirem como inimigos. Assim, disse Confúcio, o ser humano transformar-se-á no coração do Céu e da Terra. Neste capítulo GBM combinou de maneira mágica a beleza da natureza e as obras realizadas pelo ser humano. Este é um quadro que se assemelha mais a uma fonte, cujas águas são plácidas, embora o seu curso conduza para o infinito.Considera-se assim que GBM é um guerreiro da luz que usa a solidão, mas não é usado por ela.
Esteve muito bem GBM!

Anónimo disse...

O meu IMI não baixou. É certo que não aumentou mas também é que não baixou.
Pois ilustre desconhecido deverá reconhecer que não é fácil dar sugestões concretas sem primeiro preparar o "terreno". Preparar quererá dizer planear e sobre isso continuamos a aguardar a vinda a discussão pública da proposta de revisão do PDM. Proposta já apresentada pronta ao executivo pela equipe projectista há mais de dois anos. Porém do círculo restrito do executivo camarário nada transpirou de concreto até ao momento! E é nessa oportunidade de discussão pública do maior instrumento de planeamento e ordenamento do território municipal que as propostas concretas devem ser apresentadas pelos simples munícipes, como eu.
Apresentá-las agora, sem enquadramento tornavam-se descabidas, despropositadas e possíveis objectos de chacota.
Ok? Entendidos?
Já agora, o mesmo se passa com os planos de urbanização de algumas freguesias, feitos, pagos por todos nós e ... arquivados ao cimo da Praça do Município.
Pergunto eu porquê? Que constrangimentos em promover o debate público? Não quero acreditar no pior dos cenários...
É com isto, com este tipo de actuação, que GBM está de acordo? Lamento mas só lhe poderei oferecer um livro de memórias para que não se esqueça do passado em que participou.