terça-feira, 10 de março de 2009

Completamente excessivo.

A Mulher, nos Jornais locais, esta semana, teve direito a vários artigos de opinião (João Louceiro, Emidio Santos e António Miguel) e ainda um Editorial (Nuno Canilho). Tão excessivo, quão desigual!

20 comentários:

Pedro Costa disse...

Emídio.
Eu compreendo. Hoje tambem estou baralhado: por sete razões!

Anónimo disse...

Bem observado.
AMM

Gaius Germanicus disse...

Provavelmente foi para compensar todas aquelas vezes em que são injustamente esquecidas e ignoradas.

Ave Caesar

Pampilhosa Linda disse...

VISITE pampilhosa-linda.blogspot.com

alex disse...

Concordo. O Dia da Mulher é importante porque face à discriminação ainda existente, há que mostrá-la e dar visibilidade, para que não se pense que está tudo feito! Todavia, normalmente, cai-se no excesso e fala-se muito nesse dia e, depois, nos restantes, não se fala mais ou, pior, nada se faz! Nesse dia, "somos todos/as" pelas mulheres, nos outros é o que se sabe, pelos números da discriminação salarial, ocupação em cargos público/políticos, violência doméstica, desemprego, etc, etc

David o golias disse...

Eu sou sempre pelas mulheres. Elas é que, infelizmente, as vezes não são por mim!

Anónimo disse...

Já começou a campanha e todos sentem necessidade de se mostrarem defensores das minorias...

Anónimo disse...

MINORIAS MY ASS!

Anónimo disse...

Quando é que haverá o Dia do Homem?

David o golias disse...

Por acaso acho que neste momento há mais mulheres do que homens em Portugal. Tentei encontrar dados na internet que comprovassem isso, mas o primeiro site que encontrei era porno e depois esqueci-me de continuar a procurar. Alem disso, se fazer campanha paras as minorias resultasse, o bloco governava com maioria absoluta.

Pedro Costa disse...

Uma minoria, as mulheres?
As mulheres são mais que os homens, estão mais bem equipadas, têm maior grau académico, são mais tenazes, são mais inteligentes e mais organizadas.
Os números crescentes da homossexualidade feminina demonstram que estão a caminhar para a auto-suficiência.
Só lhes falta uma coisa que a nós nos sobra: solidariedade de género ou espírito de corpo, como lhe queiram chamar.
Inter pares, as mulheres conseguem ser umas verdadeiras cabras. Só isso as impede de dominar, de facto, o mundo.

Anónimo disse...

As mulheres fazem a nossa felicidade, mas a Filomena Pinheiro faz parte da nossa infelicidade... na Câmara. Será desta que nos vemos livres dela?

Anónimo disse...

Lamento, mas discordo da intervenção de Pedro Costa. O argumento de q, inter pares, as mulheres trabalham de costas voltadas é um mito perigoso, q interessa manter para minar o nosso trabalho válido. Somos competitivas, sim; somos críticas, sim; mas, em última análise, trata-se de "sobreviver" às excessivas expectativas de em todos os aspectos das nossas vidas sermos perfeitas. Isto, claro está, é o q me vai na alma, pq n gosto de generalizações abusivas nem destes discursos maniqueistas do nós e eles...

Pedro Costa disse...

Há mulheres inteligentes e mulheres menos dotadas precisamente como há homens inteligentes e homens menos dotados.
Não li, não ouvi na rádio, não vi na televisão: foi-me dito de viva voz por várias mulheres (conheço bastantes) que ocupam cargos de gestão e cargos de chefia, que preferem trabalhar com homens ao invés de mulheres. Por variadíssimas ordens de razões.
Generalização abusiva é continuar a achar que se evolui alguma coisa com as jantaradas e os shows de strip confinados ao dia internacional da mulher. A mulher deve ter a liberdade de organizar jantaradas e idas a shows de strip sempre que tal lhe aprouver sem ter que ficar a dever um grande favor ao marido que,nesse dia, tem que tomar conta dos meninos.
Generalização abusiva é achar que se honra a dignidade da mulher ao estabelecer quotas para a sua participação na vida pública.
É um facto que a sociedade patriarcal e conservadora obriga a mulher a partir habitualmente de uma posição inferior à do homem e é tambem um facto que a mulher tem sobre si mais olhares e mais escrutínios que o homem.
Mas é um facto que (generalização não abusiva) a mulher tem mais longevidade que o homem - é mais resistente.
É também um facto que, mercê de algumas caracteristicas físicas, de entre elas a predisposição para as dores do parto, a mulher tem uma maior resistência à dor profunda que o homem - está melhor equipada.
É um facto que, durante o crescimento, a mulher tem um desenvolvimento intelectual mais acelerado que o do homem.
É um facto que na esmagadora maioria das universidades do mundo, existem mais mulheres que homens.
Não são discursos maniqueístas: as mulheres e os homens são dois polos opostos da mesma espécie. As mulheres e os homens não são iguais. As mulheres e os homens são individuos com caracteristicas diferentes onde habitam várias afinidades e muitas complementaridades.
Não é, repito, não é uma generalização abusiva, dizer que as mulheres, enquanto individuo, estão mais preparadas para a vida dos nossos dias.
Pessoalmente, não tenho qualquer problema em reconhecer isso.
A pretensa superioridade do homem sobre a mulher é um resquício da vida selvagem: um instinto.

MFP disse...

Acho que o maior sonho do homem, é mesmo "Ser Mulher".

Anónimo disse...

Pouca coisa é necessária para transformar inteiramente uma vida: amor no coração e um sorriso nos lábios.
É com um sorriso que verei inaugurar a NOVA EXTENSÃO DE SAÚDE DE LUSO.
É com um sorriso nos lábios que virei a este blogue contemplar uma foto do início das obras.
É com um sorriso nos lábios que vejo muitos a prometer, mas outros é que cumprem.
VIVA O NOSSO LUSO! TENHO-O SEMPRE COM MUITO AMOR NO CORAÇÃO.

Anónimo disse...

O Sr. JC não tem mais nada que fazer além de fazer comentários despropositados sobre assuntos que nada têm a ver com os mesmos?
Porque é que não cria um blog seu e lhe chama "O COMPLEXO DEMOCRATICO"? Escreva lá todas as suas opiniões e posturas bacocas.
A extensão de saúde do Luso (terra que tem a mania que é mais do que na realidade é... perdão, algumas pessoas é que fazem essa terra assim) por acaso tem alguma coisa a ver com o assunto do post em quetão?
O Sr. aproveita-se de tudo para fazer campanha em seu favor, não é?
Campanha vergonhosa, baixa, mesquinha e que apenas denota a sua extrema falta de senso democrático e os complexos de infância que afloraram após a idade maior.
Porque é que não comenta o assunto da "MULHER"? Seria interessante perceber se o Sr tem alguma opiniao acerca deste assunto, até porque, para alguém que se anda a movimentar no sentido de ascender politicamente, é importante que as suas opiniões sejam conhecidas... e no maior domínio de assuntos possível, afinal um bom político não é um maldicente dos seus pares mas, sobretudo, um construtor de relações, de boas relações.
No entanto, o seu vazio de opinião sobre este assunto e o aproveitar deste ( e de outros posts) para colocar propaganda política desesperada,só denota a incapacidade de ir mais além que o próprio umbigo.
Tem algum problema com mulheres?

Anónimo disse...

Luso Sempre na Frente Carago!

GANDA JORGE

É a Mata, são as Termas, é a Extensão de Saúde, é a Avenida Navarro, a Quinta do Alberto, é o Cine-Teatro. é o Campo Jorge Manuel, é o Mercado e até o Cemitério.
Ave Caesar! Os xuxas do Luso são infernais. Gandas máquinas. Bota e bira!

Anónimo disse...

Falar todos falam, mas ter a capacidade do meu amigo JC poucos a têm

Vénus disse...

É verdade... Grande JC... só viveu até aos 33 anos e, mesmo assim, morto há quase 2 mil anos, ainda arrasta multidões.

Olha se o tipo fosse político...