terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escolíadas

Este é de facto um excelente projecto. Os promotores, os participantes e patrocinadores têm feito ao longo dos anos um trabalho notável. Reconheço a importância que a participação das Escolas da Mealhada poderiam ter (caso participassem neste projecto) mas, apesar de tudo, sempre defendi melhor "casamento" entre a Câmara Municipal e as Escolíadas. Envolve centenas de pessoas, muitos jovens e seus familiares e amigos e é, em muitos casos, uma "escola para a vida". Não apoiar é mais ou menos como deixar de realizar um campeonato nacional de qualquer modalidade apenas por não participarem atletas do concelho...

15 comentários:

Anónimo disse...

Excelente comparação.

Anónimo disse...

Começaram as discórdias. Arminda e Filomena vão explodir em três meses.

Anónimo disse...

de facto organizar eventos, achando eu que estamos a hiperbolizar a sua importância, estando sempre à espera da Câmara para pagar não custa nada! os orçamentos têm regras, existem procedimentos! Há situações bem mais importantes que a brincadeira das escolíadas. por acaso as entradas são grátis?! eu não sei. Quanto à Arminda está a ser coerente consigo própria! Não acho que seja um grande activo do PS local, mas alguns também chegam a cargos municipais e de facto não têm categoria...Enfim é a vida!!!

Pedro Costa disse...

Se o PSD não tivesse perdido um vereador, a discussão teria ficado empatada.
A opção da Câmara, do ponto de vista legal, é inatacável.
Do ponto de vista do precedente, é compreensível.
Os outros pontos de vista são isso mesmo: pontos de vista. Por isso, sempre sujeitos à discussão.
Tenho pena que se perca uma manifestação cultural do nosso concelho.
Se calhar, e isto não é obviamente nada contra os Três Pinheiros, se se agarrasse o capital já colhido pelo evento e se se transferisse para um espaço público, perderia o aspecto mercantilista da organização e se calhar seria olhado com outros olhos pela autarquia.
Se calhar...

Anónimo disse...

de facto atrevo-me a dizer que essa deve ser a opção... manifestação cultural de interesse regional?!... penso que sim. então vamos afectar a sua realização a um espaço público para assim legitimar o apoio com dinheiro que também é meu... e teu!
as manifestações culturais que emanam de decisões políticas,se o apoio camarário existe essa forma constitui uma decisão, porque raio tem de ser realizada ali?... a ganância do dinheiro não pode ser cega. bem sei porque também sou responsável pela gestão do bem comum. sejamos correctos e isentos.

André Melo disse...

Anónimo do 3º comentário: e na palhaçada do Carnaval da Bairrada são grátis? A CMM paga a "brincadeira" de muita gente com o falso argumento do impacto turístico do evento, que é nulo ou quase! Já para não falar do ridículo de andarmos a promover um "cultura" brasileira!!
Acredite que vem muito mais gente ao concelho nas Escolíadas do que no Carnaval! Acredite que as Escolíadas já deram muito a muitos jovens do nosso concelho e do nosso país! Acredite que é uma iniciativa muito válida, única e com um potencial enorme!

André Melo disse...

Anónimo do 3º comentário: e na palhaçada do Carnaval da Bairrada são grátis? A CMM paga a "brincadeira" de muita gente com o falso argumento do impacto turístico do evento, que é nulo ou quase! Já para não falar do ridículo de andarmos a promover um "cultura" brasileira!!
Acredite que vem muito mais gente ao concelho nas Escolíadas do que no Carnaval! Acredite que as Escolíadas já deram muito a muitos jovens do nosso concelho e do nosso país! Acredite que é uma iniciativa muito válida, única e com um potencial enorme!

Anónimo disse...

André tem juíjo que te ensinei a crescer... és muito novo! o facto de não me querer identificar só a mim me diz respeito.Acredita que me respeitas muito.Assim, aprendemos a valorizar as opiniões alheias e não a rotulá-las!!!...não sei se ainda frequentas a escola...

Anónimo disse...

Penso que às vezes as pessoas perdem um pouco de lucidez. Fala-se de ganância pelo dinheiro e de interesses, etc... Mas afinal, quem é que criou as escolíadas? Foi a CMM? Foi algum político? Foi alguma escola?
Não! Foi um empresário da Mealhada e que registou este nome, esta marca, como sua propriedade, e muito bem. Porque é que tem de ser ali e não noutro lugar? Certamente porque é ali que as coisas lhe rendem, sejamos claros. A verdade é que a iniciativa, que começou com todo o amadorismo do mundo, é hoje uma coisa com muita qualidade e que, concordo, precisa de um espaço diferente para se poder expandir, proventura não em número de escolas participantes, mas sobretudo, em qualidade e em alcance. Esta iniciativa faz mais pela cultura artística, criatividade, pelo desenvolvimento de espírito de competição e de crítica, pela coesão humana, do que todas as actividades curriculares promovidas nas nossas escolas. Só quem nunca foi a uma edição das escolíadas é que não sabe a forma como se vive e se sente aquele evento.
O apoio da CMM a uma iniciativa deste tipo é importante. Não digo que seja fundamental, porque as coisas já se fazem sem a participação da CMM, mas seria desejável, na perspectiva do crescimento e do prestígio do evento, que se verificasse o envolvimento da CMM, comparticipando - porque não? - algumas despesas, como por exemplo, transportes (têm um autocarro), promoção/divulgação/publicidade do evento, e outras que não envolvam a atribuição de "dinheiro vivo".
O melhor exemplo que tenho para ilustrar o que refiro foi a realização do "AquaJovem", no Luso em que, tratando-se de uma entidade privada, uma Associação sem fins lucrativos (são realidades diferentes, bem sei), a verdade é que a CMM foi inexcedível no apoio e na disponibilização de alguns espaços e meios imprescindíveis à concretização de um evento que trouxe ao concelho, e em concreto ao Luso, nomes e qualidade pouco habituais.
Portanto, penso que as escolíadas deverão ser apoiadas pela CMM, a sua associação a este evento é desejável e trará a todos os envolvidos, benefícios em termos de credibilidade (atenção, não estou a dizer que os envolvidos não são credíveis, até porque os conheço bem), imagem e impacto. A forma como esta "associação" se fará, terá de ser acordada entre as partes e penso que não deve ser objecto de discussão neste forum.

Anónimo disse...

A Arminda só foi para a Câmara para se promover. A Filomena é muito melhor e já tem muita experiência. Além disso a Arminda faz o que o Marqueiro manda.

Anónimo disse...

se a registou e se daí retira dividendos... o que acredito! assuma o risco !!! apoio de um autocarro!! não é por aí que o gato vai às filhozes!!! antes fosse isso que é reclamado junto da Câmara!!! isso nem é assunto digno de discussão! Aliás, como agente educativo acho que entidades privadas a liderar projectos destes, na minha opinião não é correcto!! as entidades oficiais que se assumam e dignifiquem todas estas manifestações de interesse comum! já participei directamente para seu governo, por isso discordo do apoio institucional dado a iniciativa privada.

Anónimo disse...

PLÁGIO DO LUSO OS PRÓS E OS CONTRAS

"O ciúme, foi e será, causa de rompimentos e alterações da relação amorosa amorosa.Lá diz o ditado: "Zangam-se as comadres, dizem-se as verdades". Em casos extremos pode originar perversidades, violência e até crimes. Menos acentuado é causa de muitos sofrimentos e angústias, injustiças e perturbações. Um dos gigantes maus da alma - como a ira, a inveja e o ódio - o ciúme não é fácil de vencer.
Depois de vermos tanto ciúme, percorremos a Milha de Calígula e, como tal, verificamos que o mergulho na solidão pode ter origem em alguma adversidade, mas muitas vezes há uma predisposição ou um não saber viver. A derrota destroça os homens.
O lobo veste a pele do cordeiro e refugia-se naquilo que ele tantas vezes apregoa: GROSSERIA e ENSANDECIMENTO!
Esperemos que a Circe lhe cante mais uma canção harmoniosa e lhe oferte uma das suas bebidas saborosas e cristalinas. O maluquinho caça dotes, terá de ter cuidado com a Circe, porque deixará de ser lobo e cordeiro e, assim, juntar-se-á aos porcos comendo bolotas.
Ficará à espera de Mercúrio, o deus que protege os homens.

Anónimo disse...

basta usar a "pena" com alguma subtileza para apenas emitir algumas opiniões e vem logo aquele....
do Luso,....
qual burriqueiro,apresentar "grandes missais", completamento vazios de conteúdo, mas cheios de... nada!!!
viva o post "colado"

Anónimo disse...

Caro amigo das 14.50: quando dei o exemplo do autocarro, poderia estar a falar de qualquer outra coisa que não implicasse exclusivamente a entrega de dinheiro vivo como é feito com o carnaval. No que se refere às entidades públics assumirem o que as privadas estão a fazer (e a fazer bem), entendo que isso é uma miragem para não lhe chamar loucura. Geralmente as entidades públicas quando se metem nas coisas, arrastam consigo problemas de productividade, entrega, profissionalismo e aumento de custos. Bom exemplo seria perguntar à AJCL, do Luso, quanto é que gastavam para fazer as marchas de S. João e depois perguntar à JFL, quanto é que gastaram logo no primeiro ano que assumiram aquela festividade, e no segundo. O que é que mudou? Mudaram as pessoas que se empenhavam nas coisas e mudaram o local, de um palco mais pequeno para um maior, concerteza bem pago a alguma empresa conhecida, onde depois actuam grupos de baile, provavelemente também conhecidos.
Acerca as escolíadas, desconheço o que é reivindicado junto da CMM mas reafirmo que esta edilidade deverá apoiar dentro das suas possibilidades e manter um critério justo.

Anónimo disse...

Á alguns anos participei numa das edições das escoliadas, e posso garantir vos que é uma experiencia engraçada, divertida, e que une a população escolar, que por vezes é desgarrada. Participei tambem á uns anos no Carnaval da Mealhada, e pessoalmente não achei grande piada, tirando os "copos" que são bebidos.
Hoje,um pouco mais velho, um pouco mais experiente.... já sou Pai, (dum puto catita), E confesso-vos: levo mais de pressa o meu filho ás Escoliadas do que ao Carnaval!
O Carnaval, por muito que se faça, na Mealhada, nunca será memoravel, as Escoliadas serão sempre memoraveis para aqueles que participam, e para os que apoiam!
Por isso senhor Presidente de Camara, esqueça os "lobys" empresariais(é assim que se escreve? como não sei o que é... ouço falar tanto neles...) e apoie! Se não o fizer vai se arrepender mais tarde.
VIVA AS ESCOLIADAS