sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Maçonaria na Mealhada

Tive ocasião de ler três jornais a propósito deste tema. Diário de Coimbra, Mealhada Moderna e Jornal da Mealhada. Cada jornal fez a sua abordagem com mais ou menos destaque mas numa"pequena" questão divergiram bastante. Para falar na pessoa responsável pela informação, o Diário de Coimbra falou em Carlos Breda, o Mealhada Moderna em CB e o Jornal da Mealhada em "Breda". No caso de querer identificar a fonte é natural que se use o nome e o apelido mas devemos reconhecer que, se o objectivo é não identificar a fonte, o que as "regras" ditam é que se deve usar o primeiro nome (como existem muitas "Marias" na terra dificilmente se sabe quem é) e nunca usar o apelido. Por uma razão muito simples, pode dar azo a que os leitores pensem em alguém que na verdade nada tem a ver com o assunto. Já fui abordado por várias pessoas a perguntar-me como funcionava a Maçonaria e se o Breda a que o JM se referia seria eu. E como o seu a seu dono, gostaria que o JM tivesse tratado o assunto de melhor forma.

36 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente com a analise efectuada, pois tb eu fiquei nessa duvida.

Pedro Costa disse...

És tu sim senhor.
E também és da IURD.
Estás a mentir porquê?
Até do benfica eu suspeito que tu sejas.
Só seitas mal intencionadas.

Pedro Costa disse...

És tu sim senhor.
E também és da IURD.
Estás a mentir porquê?
Até do benfica eu suspeito que tu sejas.
Só seitas mal intencionadas.

Anónimo disse...

Pois, realmente, nós aqui na redacção pensámos nesse pormenor, mas decidiu-se avançar na mesma.

Anónimo disse...

“Queremos expandir a prossecução dos nossos ideais e acolher mais pessoas da zona centro do país”, afirmou, ainda, ‘Breda’, que prosseguiu: “Interessa-nos, acima de tudo, que a zona centro possa usufruir, também, da acção maçónica enquanto possibilidade de crescimento espiritual dos indivíduos”.

( www.jornaldamealhada.com )
Não sei se foi este o caso, mas talvez o "maçónico" 'Breda' falando para o dito jornal não se quis identificar 'totalmente'... A maçonaria é uma organização com características mais ou menos secretas e por ventura este tipo de "publicidade" seja prejudicial àquela instituição, mas isto é só um 'suponhamos'...

Anónimo disse...

HÁ TANTOS BREDAS NA MEALHADA, O PORQUÊ DE TANTA INQUIETAÇÃO COM O BREDA CITADO.
NÃO SERÁ UM CASO DE "PRESUNÇÃO E ÁGUA BENTA".
MEU CARO O MUNDO, NESTE CASO A MEALHADA NÃO RODA EM SU TORNO...

carlos breda disse...

Fui eu o autor da entrevista em ambos os jornais.
Venho aqui para que não haver enganos.
Assumo totalmente
Carlos Breda
T.A.F

Anónimo disse...

Obrigado. Sr Carlos Breda. Não se entende com toda a franqueza porque razão õ Jornal da Mealhada não publicou claramente o seu nome. Sou amiga do Gonçalo Breda e também eu lhe perguntei se era ele que estava a fazer a Loja na Mealhada.
Os melhores cumprimentos e bom trabalho.
D.E.

Anónimo disse...

Se no texto em vez de "Breda" estivesse "Canilho" quem iriam pensar que era o Maçon? Também existem muitos Canilhos na terra mas não seria muito natural que mais gente pensasse que era o Canilho do jornal?
Claro que sim. Breda Marques tem razão. Não é necessário virem logo chamarem-lhe nomes.
ora pensem lá.

carlos breda disse...

Meia noite em ponto. Mais uma jornada na construção do templo terminara. Cansado por mais um dia, Mestre Hiram recostou-se sob o fresco do Ébano para o tão merecido descanso. Eis que subindo em sua direcção, aproxima-se seu mestre construtor predilecto, que lhe diz:
- Mestre Hiram... vou lhe contar o que disseram do segundo mestre construtor...
Hiram, com sua infinita sabedoria, responde:
- Calma, meu mestre predilecto; antes de me contares algo que possa ter relevância, já fizeste passar as informações pelas “Três Peneiras da Sabedoria”?
- Peneiras da Sabedoria??? Não me foram mostradas. Respondeu o predilecto.
- Sim... meu mestre predilecto! Só não te ensinei, porque não era chegado o momento; porém, escuta-me com atenção. Tudo quanto te disserem de outrem, passe antes pelas peneiras da sabedoria e na primeira que é a da Verdade, eu te pergunto: Tens certeza de que o que te contaram é realmente a verdade?!
Meio sem jeito o mestre responde:
- Bom, não tenho certeza realmente, só sei que me contaram...
Hiram continua:
- Então se não tens certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na segunda, que é a da Bondade. E eu te pergunto: É alguma coisa que gostarias que dissessem de ti?!
- De maneira alguma mestre Hiram! ... Claro que não!
- Então a tua história acaba de passar pelos furos da segunda peneira e caiu nas cruzetas da terceira e última, e te faço a derradeira pergunta: Achas mesmo necessário passar adiante essa história sobre teu irmão e companheiro?!
- Realmente mestre Hiram, pensando com a luz da razão, não há necessidade...
- Então ela acaba de vazar os furos da terceira peneira, perdendo-se na imensa terra. Não sobrou nada para contar.
- Entendi poderoso mestre Hiram. Doravante somente as boas palavras terão caminho em minha boca.
- És agora um mestre completo. Volta a teu posto e constrói teus templos, pois terminastes teu aprendizado. Porém, lembra-te sempre: As abelhas construtoras do Universo, nas imundícies dos charcos, buscam apenas as flores para suas laboriosas obras, enquanto as nojentas moscas, buscam em corpos sadios as chagas e feridas para se manterem vivas.
Em resumo: procure fazer, pensar, sentir e falar aos outros aquilo que gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Procure não fazer, pensar, sentir ou falar aos outros, ou dos outros, aquilo que não gostaria que fosse feito, pensado, sentido e falado a você, ou de você.
Cuidado com os boatos.

carlos breda disse...

Caso não saibam, não costumamos usar nossos nomes.
Fiz aqui uma excepção de forma a não envolver pessoas que nada tem a ver com o assunto em causa.
Embora o Gonçalo daria um bom Maçon.
E todos podem servir a Maçonaria, para isso basta terem o perfil adequado.

Abraços a todos.

Anónimo disse...

Desculpem a ignorância mas quem é o Carlos Breda ? Fiquei na mesma sem saber quem é o distinto Maçon que vai abrir uma superficie comercial(loja) na Mealhada para divulgação. A minha sogra(senhora de provecta idade) ao ler a noticia nos Jornais ,logo afirmou: Já abriu está naquele edificio em frente ao "liceu". Aquilo é grande!!

Eu continuo a pensar que é o Gonçalo até prova em contrário. Mas se for, não vem dai nenhum mal ao mundo porque é idoneo ,leal e está pelo menos integrado num dos 3 Lobbys que o "povo" afirma governarem o mundo ou pelo menos Portugal:Maçonaria,Opus Day e Gay .
Desculpem-me se o meu comentário é descabido mas é a 1ª vez que passo de leitor a comentador em blogs.
(o que isto está a precisar é de uma outra TOMADA DA BASTILHA)
Saudações revolucionárias
O Susto

António disse...

Para a próxima usas um anagrama do teu nome...

Anónimo disse...

Para uma sociedade secreta, a Maçonaria tem neste Carlos Breda um grande divulgador.

Anónimo disse...

amigo gonsalo este breda e da antes podes ficar descansado.
dica,compaço e esquadro simbolo maçon

carlos breda disse...

Infelismennte muitos ainda confundem a palavra Secreto com Discreto.
Assim como Divulgação coom Desmistificação.
Cabe a cada um tirar as suas próprias conclusões.
Há seculos que terminou a inquisição.

T.A.F

carlos breda disse...

Agora por favor, não tentem falar de maçonaria sem o minimo conhecimento do assunto em questão.
Ou se pretenderem,pesquisem um pouco sobre o assunto.
Toda a forma de conhecimento é sempre louvável, mas a ignorancia sempre foi sinal de mediocridade.

T.A.F.

carlos breda disse...

PARA OS MAIS INTELIGENTES, AQUI VAI.
TRIÂNGULO, TRINDADE, 3 JORNAIS, 3 NOMES, 3 NOTICIAS.
TODOS DISTINTOS, POREM TODOS SE CONJUGAM.
POR VEZES A VERDADE ESTÁ ONDE MENOS A ESPERAMOS.
T.A.F.

Anónimo disse...

Maçonaria-Breda-C Breda-Carlos Breda.jornal da Mealhada,Mealhada Moderna, Diário de Coimbra.
E se informassem as pessoas, o que é? como é? e para que serve?

Anónimo disse...

Pelo que li nos 3 jornais, apetece-me dizer. Cuida-te Belmiro, a Sonae tem os dias contados, a loja da Mealhada vai ser 24ª.
já agora podem informar o horário para compras?.

Anónimo disse...

Porque tanta reserva e secretismo à volta do Maçom responsável?.
Se o objectivo da loja é combater a ignorância. Porquê tanta falta de transparência?

Um Candidato a maçon

Anónimo disse...

Tragam o António Arnaut e a Odete Isabel.

Anónimo disse...

sr Carlos Breda não é para os mais espertos mas sim para os mais atentos, e mais sábios porque é que o sr retirou o simbolo da montra do seu escritorio.
Atenção eu sei o que é a maçonaria
Codigo de Da vinci li e vi o filme mais de doas vezes
O seu anel,barbas,vestir de preto,boina,são todos dos maçons...
Não menespresem a intelegensia dos outros
Com tudo isto não me estuo a oferecer..

Anónimo disse...

A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinas, ateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) Lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."

Sendo uma associação iniciática, utiliza diversos símbolos, dos quais apenas alguns são geralmente conhecidos.

Cada Loja Maçónica é composta pelo Venerável Mestre (ou Presidente), que preside e orienta as sessões, pelo Primeiro Vigilante, que conduz os trabalhos e trata da organização e disciplina em geral e pelo Segundo Vigilante, que instrui os aprendizes. O Orador, que sumariza os trabalhos e reúne as conclusões é coadjuvado pelo Secretário, que redige as actas e trata da sua conservação e é responsável pelas relações administrativas entre a loja e a obediência e junto com o Venerável Mestre. O Mestre de Cerimônias, que introduz os irmãos na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimônias de iniciação, o Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira, e por fim o Guarda do Templo (que nalguns Ritos e lojas é só externo noutros é externo e interno e ainda noutros ambos são ocupados por irmãos diferentes) e que vela pela entrada do Templo são outros oficiais igualmente importantes. Os cargos do Venerável Mestre ao Secretário são chamados as luzes da oficina.

Fonte: Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria)

Não custa nada pesquisar antes de "falar"

carlos breda disse...

Caro Anónimo, só retirei o símbolo porque o mesmo vai ser substituído.
Mas se realmente pretende saber algo de maçonaria estarei aqui para o ajudar.
Serei transparente e em tudo o que poderei informar desde que não interfira com o segredo maçónico.
Por isso pensem muito bem.
deixo aqui o meu email;

salomão48@gmail.com

Anónimo disse...

A maçoneria sempre existiu ,mas apenas e só reservada a Grandes Homens e a grandes intelectos que nao è o seu caso caro sr.GBM.nao será demasiado pretencioso da sua parte crer ser o umbigo da Mealhada?

Anónimo disse...

a loja é da real maçonaria...

Anónimo disse...

na Mealhada talvez pedreiros e serventes em vez de "maçons". digo eu.

Anónimo disse...

pois é sr Breda tres triangulos...
Os tres triangulos representão as tres virtudes de um maçon: sabedoria,força,e beleza viu como eu sei e não foi pressizo ir ter com o sr.
Para que se reunem os maçons: para combater o vicio,a ignorancia e os preconceitos,glorificar a virtude,o direito,a justiça,a verdadee a razão
Estou quase um maçon não estou...

Anónimo disse...

Gonçalo, também não é "pressizo" deixar passar tudo... foi por estas e por outras que o vara chegou a ministro quase sem saber ler e escrever!!!
só para rebater o autor do comentário anterior ao meu!!! penso que seja um verdadeiro maçon!!

Anónimo disse...

O Carlos Breda não é maçon é apenas um tipo que queria protagonismo e pelos vistos consegui-o.
Pelo que sei ofereceu-se a todas as obediências e nenhuma o aceitou apenas a GLNP que após estes tristes acontecimentos se encarregou de o por a andar.
Já agora pelo que sei ele era apenas aprendiz, pelo que de maçonaria não sabe nada. e vem falar de Hiram...
Sabe lá ele que é Hiram...

LOL

carlos breda disse...

O nosso Anónimo deve saber muito pouco.Se sabia ou não que eu era aprendiz ou companheiro ou mestre, tambem deveria saber que foi o Grão mestre que deu autorização para eu avançar com a loja da Mealhada. Desculpe mas o sr. é que deve ser um Maçon de meia tijela.
Os homens dão a cara.Eu dei a minha por uma justa causa.
Considero isso uma lijeira dorzinha de cotovelo. Ponha panos de agua quente que isso passa-lhe.

carlos breda disse...

Umm, deve saber bastante.Tambem deveria saber que foi o Grão Mestre que me indicou para avançar com a Loja da Mealhada.veja se a entrevista dele não acompanha a minha? Já agora porque se subcreve como anónimo? tem medo? Ou será que foi voce o corrido da Loja?
Talvez ande adormecido com falta de $$. Estranho tambem como sabe ou pensa saber o que se passa em Loja. E é então voce que sabe de maçonaria???? Não me faça rir.

carlos breda disse...

A Loja vai abrir mas não vai ser da GLNP por esta mesmo estar em queda livre. Como os illustres maçons da mesma loja não tinham $$, nem coragem para tal projecto, tive de abandonar o mesmo.Passou assim Outra Ordem a querer se instalar na Mealhada.
Continuo a estar a frente do projecto da mesma.

só para terminar: não sou aprendiz
Já fui, rsss

T.A.F.

Anónimo disse...

Pelo que sei, o Sr., Carlos Breda já não pertence a GLNP. Foi ele próprio que bateu com a porta na cara dos restantes.
Qual a razão?
Foi após descobrir que na mesma Ordem, se encontravam pessoas condenadas pela Justiça.
Assuntos gravíssimos.
Neste momento, pelo que sei, ele se encontra numa Ordem idónea, Justa e Perfeita.
Nem todos tiveram a mesma coragem.
Dos fracos não reza a História.
A loja a abrir brevemente sob a sua responsabilidade, será das maiores Ordens Maçónicas Portuguesas.

Carlos Breda disse...

Caro Irmº.
Lhe respondo com duas perguntas.
Porque fui eu o unico do Concelho Mealhada a ser convidado para III encontro de Lideranças Maçonicas em 24 e 25 de Outubro de 2009 em Condeixa?
Porque como diz que fui expulso e o Gão Mestre me convidou antes de todos os restantes a participar no IV Encontro de lideranças mMaçonicas a realizar nos dias 19 e 20 de Março de 2010 em Lisboa?
Tenho aqui o Postal assinado pelo Gão Mestre Alvaro Carva. Pretende ve-lo?
Afinal não devo ser assim tão mau?
Sabe porque fui para a GLNP, sendo convidado por outra Ordens?
Porque tinha um irmão adormecido na Pedrulha.
Sabia que a inveja nunca fez parte da Maçonaria?
Umm, Realmente o nome Breda incomoda muita gente, não lhe parece?
Afinal será mesmo assim com diz?
Sabe que sempre dei a cara ao contrario de outro que preferem se esconder? Porque tanto medo?
Porque não tiveram tomates para seguir com o meu projecto avante?
Afinal , quem é o Mau Maçon?
T.A.F
Carlos Breda