terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Gala Desportiva da Mealhada

Ontem, no Teatro Messias, realizou-se a 4ª Gala Desportiva da Mealhada. Uma iniciativa que tem como objectivo reconhecer e homenagear todos aqueles que ao longo do ano (vida) de alguma forma se destacaram no mundo desportivo. Uma boa iniciativa. A apresentação ficou com o "humorista" Francisco Menezes que, quanto a mim, teve longe de ter piada. Carlos Cabral aproveitou a oportunidade para distribuir simpatias por funcionários municipais, autarcas, atletas e a António Jorge.

30 comentários:

Anónimo disse...

Ultimamente nada tem piada aí na tua terra!!!!

Anónimo disse...

o César tem...

Anónimo disse...

O Carlos Queiroz foi quem esteve melhor na Gala...

Anónimo disse...

Tem razão. O Presidente Carlos Cabral exagerou nos elogios.

Anónimo disse...

António Jorge devia ter ficado na Câmara como Vereador. Na Fundação vai ser uma sombra. Foi o resultado das negociações. Marqueiro queria a sua cota (ARminda e Penetra) e o António Jorge teve que ser encostado. Foi uma má jogada.

Anónimo disse...

O Carlos Marques ganhou o prémio para tiro ao lado ex aequo com o cremalheira

Anónimo disse...

Elogiar quem trabalha é crime?
É mais facil criticar.
Como já dizia a minha avó " muitas palavras e poucas obras", que é o vosso caso.
Gostava de vos ver fazer alguma coisa por esta terra que tanto criticam.
Saudações amistosas

Anónimo disse...

Um homem que era sempre bestial! Esse homem deve ser um fenómeno!...
Leiam o livro:

O Homem Bestial
de Maria João Worm, João Paulo Cotrim

Talvez essa leitura ajude a desmistificar a dupla face de um verdadeiro oportunista e mentiroso.

Sandokan disse...

Carlos Cabral sempre gostou de evidenciar os pseudo dotes do seu "compagnon de route" António Jorge no caminho que percorreram durante bastante tempo sem se preocupar com a chegada. Inútil prerrogativa que transforma os caminhos em estradas a transbordar de cimento impessoal, clichês de publicidade ou vazio de sensações.
Mora o fundo da alma de cada um de nós e no coração de todos nós, vivências impossíveis de serem resgatadas, lutas eternas entre o ser primitivo que somos e o ser em sociedade que aspiramos a nos transformar. Mesmo a psicanálise não consegue atingir locais tão sombrios e profundos, somente podemos ter acesso a eles através de histórias, mitos que por terem sidos contados e recontados carregam um pouco de cada um, sem ser alguém em particular.
Hoje em dia, não basta querer que essas técnicas sejam usadas. É preciso adaptá-las, adequá-las aos dias modernos. Essa deve ser uma das principais funções dos psicólogos e psicanalistas: estruturar uma nova forma de pensar, serem objectivos.
Uma sociedade é feita de pessoas. Mas, a sua essência, a sua cultura, depende directamente da forma como todo o processo é efectuado. É exactamente neste ponto que a psicanálise pode contribuir para compreender o favoritismo dado por Cabral ao seu fiel servidor.
Se por um lado Freud disse que: “A Psicanálise é um método para tratamento de distúrbios neuróticos”, estava a dizer, na mesma definição que: “A Psicanálise é um procedimento para investigação de processos mentais”. Então, o seu uso vai depender da forma com que esses processos são analisados.
Freud dizia que a capacidade para pensar é uma actividade bastante complexa, que só pode se desenvolver no ser humano quando ele é capaz de se confrontar com obstáculos e dificuldades para, a partir daí, encontrar novas soluções e alternativas.
O sofrimento faz parte da vida. Nesse sentido, o que a psicanálise nos mostra é que só através das vivências se pode formar um aparelho mental mais fortalecido.
Cada qual pode encontrar diversos motivos para explicar porque procurou fazer uma análise mas, de um modo geral, quem procura um analista, possui algum sofrimento do qual não consegue se livrar. Outros procuram a análise porque desejam conhecer-se melhor.
Sem perceber podemos estar a ser tolhidos em vários sectores da nossa vida adulta em virtude do aspecto emocional, na infância. No entanto, quando alguém procura ajuda, deve estar consciente do que está a fazer e levar o tratamento a sério para que haja resultados satisfatórios. A terapia muitas vezes é um processo lento e doloroso, é necessário um mergulho profundo no inconsciente.
O terapeuta é gente também. Sofre, chora, ama e sente e, às vezes, precisa falar. Possui o olhar atento, o ouvido aberto, escuta a tristeza dos outros, quando por vezes, a tristeza maior está dentro do seu peito.
Haverá tristeza nas palavras de Cabral? Julgo que o chamado vereador bombeiro foi bem compensado por tão grande subordinação, por isso os saudosismos não se adequam ao tempo que agora se vive.

Anónimo disse...

Jorge, Jorge, estás aí? É pá, destroca-me isto em miudos. É fiquei sem perceber nada!

Anónimo disse...

Há coisas que não é qualquer um que as percebe. Tanto vale trocar por miúdos, como por graúdos. Assim como destrocar é desfazer uma troca.

Anónimo disse...

O mineco vai ganhar um prémio na gala cultural do mario saraiva

Anónimo disse...

O Cabral exagerou nos elogios ao pobre coitado!!! ao que parece anda às aranhas na Mata, tendo em conta uma prespectiva dendrológica,
O cabral devia agradecer publicamente, isso sim, aos presidentes de Junta que muito ajudaram esta criatura na construção de uma auréola, porque ele não passa de um anjinho como qualquer outro!!
parece que são os únicos que fazem tudo!!! Compreende-se porque são tão altruístas, uma vez que não têm salário!

Anónimo disse...

apenas queria que o concelho da mealhada pudesse proporcionar, a nós reformados, jornais de qualidade, que demonstrassem um verdadeiro amor pela terra, e que dessem visibilidade a quem realmente trabalha e nunca procurou protagonismo... mas o que vemos pouco valor tem!

Anónimo disse...

o anterior também era para publicar! malandro

Anónimo disse...

Afinal sempre foram os rissóis e as chamuças que te provocaram azia e o espumante fresco défice de humor. Qualquer dia ficas rabugento como os teus adversários. Beijos do teu amigo Paulo Júlio

Anónimo disse...

Confessa que estavas à espera dum prémio. Queres um conselho dá um enxurro de porrada a um árbitro, depois concorres ao conselho de arbitragem e acabas num lugar da federação a transportar presuntos e sandes de leitão para a Austrália...
Não te esqueças das trocas de influencias(no teu caso caixilharia de alumínio em todo o Mosteiro dos Jerónimos). Assim poderás erguer o troféu de Alto Prestígio.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 21.38, é natural que António Jorge ande às aranhas na mata. A perspectiva dele sobre aquele espaço é muito limitada ao plano de "negócio".
Sobre dendrologia, história e, sobretudo, sobre o conhecimento verdadeiro daquele espaço enquanto floresta e as suas necessidades, o conhecimento dele e da equipa que constituiu à sua volta é ZERO.
Espero estar enganado mas prevejo que a Fundação Bussaco se ocupará sobretudo do que der dinheiro. Irá proceder à concessão do Palace Hotel, das Casas de Guarda, explorará o Convento, as estufas e as reliquias mais ou menos religiosas espalhadas pela mata e colocará as portagens a funcionar, porventura, o ano inteiro. Mas, no que diz respeito ao que veradeiramente ali importa - conservar e beneficiar o povoamento florestal - temo que o legado deixado pelos Frades Carmelitas Descalços será deixado para segundo plano.
Considero importante o aproveitamento do potencial económico da mata. Mas para isso, tem de existir mata. E aquela floresta está velha, com baixa estratificação, cada vez menos diversificada e a necessitar de limpezas selectivas urgentes.
Raul Aguiar que acompanha António Jorge e foi nomeado para o conselho de administração da Fundação (sem vencimento, apenas com o pagamento de senhas de peresença) pode ser um profundo conhecedor da entrada do Palace Hotel já que foi ali funcionário da recepção durante 50 anos. Pode até conhecer algumas histórias e particularidades da mata ou detalhes que pareçam muito importantes para quem, como António Jorge, vem de fora e nunca conheceu mais no Buçaco, que a estrada que liga a Mealhada ao Palace, mas na verdade, Raul Aguiar, não passa de um pobre contador de histórias que teve de deitar fora o cartão do PCP para se juntar ao PS e assim granjear um lugar de Administrador delegado na extinta Junta de Turismo de Luso-Buçaco e que agora, fruto da relação com Cabral e António Jorge, é a bússola deste no Buçaco. Fraco Norte.

Anónimo disse...

Continuando a linha de raciocínio (já que o Gonçalo não me deixa escrever mas de 4096 caracteres!)

A mata, tal como existe, já é famos há muitas décadas. Há séculos. Poetas e escritores nacionais e estrangeiros, do século XVIII à actualidade, já escreveram por demais as virtuosidades deste espaço. Estamos a inventar alguma coisa? Não! 7 Maravilhsa Naturais de Portugal? O Buçaco natural? Deve ser piada!
Afinal o que se fez foi criar uma empresa privada que terá a concessão deste espaço por 30 anos e que esmifrará o que puder no sentido de se tornar rentável a si própria, de forma a sustentar os vícios que progressivamente se instalarão. Mas o mais grave é que se trata de uma empresa sem dono. Passo a explicar:
1º o conselho de administração é composto por um conjunto de representantes de vários organismos públicos;
2º o presidente da fundação é nomeado pelo presidente da Câmara Municipal da Mealhada;
3º o conselho geral integra 7 organismos públicos;
4º o conselho de fundadores integrará, para além dos anteriores, empresas e outras entidades que demonstrem interesse e que o conselho de administração aprove;

Entendo que o modelo será altamente desadequado, arriscado e ineficaz. São demasiadas entidades a querer "puxar a brasa à sua sardinha". Corre-se o risco de, com uma alteração governamental, mudarem as figuras de proa que representam os organismos ou até de alguns organismos serem extintos e depois as decisões ficam pendentes de mais um interminável processo burocrático como aquele que culminou com a perdad e 1.3000.000,00€ do III QCA e que voltaram para Bruxelas por causa de um papel. Corre-se o risco de, com a mudança de personagem à frente da Autarquia, se alterar também a figura de Presidente da Fundação - claramente um lugar político que há-de privilegiar na sua equipa os seus amigos, como aliás já está a acontecer em deterimento da competência técnica. Neste capitulo, António Jorge sabe que está descansado pelos próximos 6 anos uma vez que o lugar de Presidente da Fundação tem uma vigência por 3 anos ao passo que o de Presidente da Camara é de 4. Assim, quando Cabral sair, uma vez que não pode recandidatar-se, já terá nomeado António Jorge Presidente da Fundação por mais 3 aninhos.
Por fim, corre-se o risco de, permitindo a entrada de empresas privadas como "sócios-fundadores", criar uma situação em que estas próprias empresas, no futuro, poderem organizar-se de alguma forma que permita "limpar" da Fundação as "peças" (incluindo o presidente) que possam estar a impedir determinadas pretensões ou ambições e que poderão não estar exactamente de acordo com a filosofia do espaço ou de gestão da Fundação.

Portanto, espero estar redondamente enganado mas receio que esta Fundação se torne, no médio prazo, mais um foco de podridão política no país e manietada por jogos de bastidores, colocando na sua rota pessoas incompetentes para a tarefa e com o propósito único de se servirem a si próprias e àqueles que lhes convir.

Oxalá me engane.

Abraço Gonçalo

Anónimo disse...

Anabela Braga Adónis, licenciada em Direito, inspectora da Inspecção Geral da Agricultura e Pescas e nomeada em Novembro de 2009 chefe de gabinete do Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural e Raul Aguiar, ex-porteiro do Palace Hotel do Buçaco e ex-administrador delegado da Junta de Turismo de Luso-Buçaco são os responsáveis na Fundação Buçaco, imagine-se, pela Gestão Florestal e Ambiental daquela Mata.

Realmente, uma inspectora, jurista e chefe de gabinete do secretário de estado, junta com um ex-funcionário da hotelaria e ex-capataz dos varredores das ruas do Luso, são as pessoas mais experientes e capazes de avaliar e tomar decisões quando de trata de Gestão Florestal e Ambiental.

Anónimo disse...

Se o Jorge Carvalho ganhasse um prémio na gala cultural do Mário Saraiva era merecido, porque esse homem é um culto e um sábio. Também já merecia um prémio na Gala do Desporto e nunca foi nomeado.

Anónimo disse...

Sugestão: uma só gala, tipo "Gala da Cultura, Ciencia e Desporto" para evitar a banalização da coisa...e coisas banais não passam disso mesmo

Anónimo disse...

anónimo das 12.39 ficas a saber que não é sempre o jorge carvalho que escreve! Não preciso de ser do Luso para escrever sobre o Buçaco!! tenho muitos e grandes amigos no Luso... A Mata do Buçaco é para mim muito especial... pertence a Portugal...foi e continua a ser muito importante na minha formação académica e custa-me ver um tipo que nada percebe da sua história, das espécies únicas existentes.....entre outros aspectos! ele só lá está por favor político e depois cai no rídiculo dos agradecimentos publicos! volta para Arganil... mas vai depressa!

Anónimo disse...

Muito bem anónimo das 15h28. Sou da tua opinião. O homem de Arganil caiu neste concelho de pára-quedas. Veio pela mão do Marqueiro e encostou-se bem a muita gente para chegar onde chegou e hoje é, sem qualquer fundamento ou mérito, o Presidente da Fundação Buçaco. Foi, sem dúvida, um favor político depois de ter sido ele a ter de sair do executivo municipal. Já estava tudo preparado! É, efectivamente, mais um que sabe mamar. "Vendeu-se" aos presidentes de todas as freguesias de uma forma execrável. Celebrou com eles muitos pactos, alinhou em muitas jantaradas, em farras bem regadas até às tantas.
Que volte para Arganil e que reze muitos "Pai Nosso" e "Avé Maria" no túmulo do Fernando Vale, ao que dizem, com muita hipocrisia, ser o seu inspirador.

Anónimo disse...

Os Jovens Cristãos do Luso são alguma associação desportiva para receberem um prémio numa gala relativa ao desporto? Ah, já sei. O Francisco Coimbra fazia parte do júri.

Anónimo disse...

O anonimo das12.40e o das 15.28 são mais dois parasitas deste concelho porque nunca nada fizeram...
Mas meus parasitas trabalhem como ele trabalha.

Francisco Coimbra disse...

É inegável que o facto de eu ter feito parte do Júri da Gala contribuiu para que a candidatura da AJCL fosse analisada, ultrapassando o preconceito de não ser uma associação desportiva.
Mas é também inegável que ao longo dos seus 27 anos de existência, sem qualquer interrupção, a AJCL tem utilizado o desporto não federado como instrumento de formação integral do ser humano e de promoção de um estilo de vida saudável. Em 2009 movimentou 160 praticantes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 14 e os 59 anos, em torneios de futebol, futsal e ténis de mesa. O Júri da 4ª Gala Desportiva entendeu ser de toda a justiça valorizar e incentivar este trabalho discreto e desinteressado, geralmente desvalorizado face ao desporto espectáculo, que movimenta paixões e verbas astronómicas, mas que abrange apenas uma percentagem diminuta da população, uma elite de praticantes que, pelas suas características físicas e psíquicas invulgares, conseguem atingir elevados níveis atléticos. Quem, por falta de habilidade especial para o desporto, se vê logo desde a infância impossibilitado da prática desportiva organizada por federações, arredado da competição e impedido de aceder aos seus benefícios, como o da formação do carácter, tem a oportunidade de se integrar socialmente e desenvolver as suas potencialidades graças a instituições como esta.

Anónimo disse...

Puro engano o teu anónimo das 23h44. Não sou, nunca o fui e nunca serei um parasita. E não tenho medo nenhum de trabalhar mais e muito melhor que esse indivíduo. Nunca precisei de ter as costas quentes.

Anónimo disse...

apenas quero corrigir os desinformados que Fermado Vale foi nado em Coja, localidade onde jaz em descanso.
Apenas porque há uma grande rivalidade entre estes dois burgos serranos e não vá o diabo tecê-las!!!

Anónimo disse...

Anónimo das 08.09 A tua grande magoa é nunca teres sido convidado para nada,por tal motivo não deves ser assim tão bom como penssas.