terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mata Nacional do Buçaco

Vamos fazer da candidatura às 7 Maravilhas de Portugal uma causa local, regional e nacional. Mobilizar todos a participar. É importante para o concelho e para a região mas sobretudo para a própria Mata Nacional do Buçaco.

4 comentários:

Anónimo disse...

É uma boa causa!

Anónimo disse...

Só uma pergunta.
O que ganha o Buçaco e o concelho se ficar entre as 7 maravilhas?

Vitor Marques disse...

Em resposta ao Anónimo, não há beneficioa monetários pela classificação. Estar nesta competição só por si já é positivo. Trás notoriedade, como vê estamos a escrever sobre o assunto. E muito ainda se vai escrever e falar sobre o tema. Com isto consegue-se publicidade, se o Buçaco, como acho que merece, ficar nesta lista, compete ás entidades gestoras capitalizar com essa distinção. Não basta ter a melhor Mata do mundo, é necessário que o mundo saiba disso.

Anónimo disse...

Por acaso, sou um enorme admirador da Mata Nacional do Bussaco mas discordo da sua inclusão neste concurso. Não só desta Mata mas de todos os espaços que aqui sejam incluídos e que não sejam espaços naturais.

Apesar de em quase todos os espaços naturais haver presença ou intervenção humana, a verdade é que a intervenção humana na Mata do Bussaco é demasiado expressiva para que eu a considere um espaço natural. Trata-se de um espaço que a natureza ajudou a criar, não há dúvidas. No entanto, não exisitiria NATURALMENTE se não tivesse existido uma forte e continuada acção antrópica, desde a selecção das espécies, á sua plantação, à condução do povoamento e à instalação de um conjunto de construções tão vasto quanto diverso.

Candidatar a Serra do Bussaco pelas suas características e relevância, sobretudo ao nível da geologia e dos recursos hídricos (e pela singularidade de alguns espaços como a Mata do Bussaco) seria, na minha perspectiva mais lógico e rentável (estamos a falar de uma serra que se insere no domínio de 3 concelhos e 3 distritos) uma vez que os principais municípios interessados (Mortágua, Mealhada e Penacova) poderiam, em conjunto, gerar uma mais valia significativa. Assim continuamos com quintinhas. A Mealhada candidata a Mata, Penacova os moínhos e Mortágua a albufeira do Mondego.
Infelizmente, continuamos sem perspectivas abrangentes e sem cooperação entre territórios tão próximos e que, no seu conjunto, são de uma diversidade patrimonial, natural, cultural do mais interessante que há.

Compreendo que gere falatório, mas a médio / longo prazo, os custos e a sustentabilidade deste espaço sairá mais caro do que se houvesse um entendimento de universalidade e de complementaridade do território.

Não sei se está seca ou confuso, mas espero que percebam a minha perspectiva. A Mata do Bussaco não é, de longe, o mesmo que a Serra da Estrela, o vale do Douro ou do tejo nas suas secções partilhadas com Espanha (desumanizadas), que a Ria de Aveiro ou o rio Sabor.