terça-feira, 12 de outubro de 2010

Recusa de Direito de Resposta pelo Jornal da Mealhada, obriga-me a apresentar uma queixa à ERC.

Excelentíssimo Senhor Director do Jornal da Mealhada
Ao abrigo da Lei de Imprensa e do direito de resposta, vem o signatário solicitar à V. Excelência que mande publicar o seguinte texto, com o mesmo destaque que o anterior, publicado na página 4, do Jornal da Mealhada nº 809, do dia 29 de Setembro de 2010.
No texto em causa, com o título “A triste Sina da Subida dos Impostos”, assinado por António Miguel Ferreira, são feitas referências à minha pessoa, na qualidade de ex-vereador, ainda que indirectas, mas perceptíveis para qualquer munícipe atento à actividade política local, que considero ofensivas e que atentam contra o meu bom nome e imagem.

1- Não é possível levar a sério considerações de alguém que defende que a política deve ser feita com elevação, mas que no mesmo momento em que utiliza este “cliché” consegue demonstrar e fazer precisamente o contrário. Senão vejamos: o actual Presidente da Comissão Política do PSD, em reacção a um artigo de opinião redigido por mim, noutro jornal local, decide, em vez de rebater a opinião que manifestei sobre a actividade política da Comissão Política e dos Vereadores do PSD, procurar denegrir, com uma atitude persecutória, quem, de forma responsável e dando a cara, demonstrou preocupações em relação ao rumo que tem sido seguido pelo PSD Mealhada.
2- Segundo António Miguel Ferreira, parece que quem falta a reuniões de Câmara não tem legitimidade para falar e quem o Presidente de Câmara criticar também perde esse direito. Em primeiro lugar, António Miguel Ferreira (autor da reacção) não percebe que fica mal e é caricato prestar-se ao papel de andar a contar as faltas de um ex-vereador? Será que não percebe que é demagogia refugiar-se nessas faltas quando sabe perfeitamente que a maioria se deu a partir do momento em que o PS mudou as reuniões de Câmara, sabendo que na altura assumia funções de Deputado na Assembleia da República e que à quinta-feira era dia de votações? Não pode condenar, na altura, a atitude do executivo socialista e, agora, sabe-se lá porquê, passar por cima desse facto como se não existisse, apenas porque passou a ter novas motivações... Será que não percebe que aquilo que verdadeiramente conta é o contributo que cada um dá para que o seu concelho cresça? Será que não contou o número de presenças porque lhe daria muito mais trabalho? Será que não percebe que muito mais importante que marcar presença são as propostas que se apresentam? Será que não percebe que no mandato em que foi vereador (em substituição) não apresentou uma única proposta e que, segundo as actas, não falou uma única vez? Será esse o exemplo de bom autarca? Entrar mudo e sair calado? Em segundo lugar, será que não percebe que são as suas próprias palavras que o condenam? Ainda na semana passada, o Presidente da Câmara lhe disse que tinha atitudes hipócritas… Pelas próprias razões que apresentou deveria ser candidato? Será que então tem legitimidade para ser vereador?
3- O papel de alguém que preside a uma Comissão Política passa por gerar consensos, procurar unir, saber ouvir a critica e não pode ser obviamente tratar mal e colocar em causa tanto trabalho injustificadamente. E também é demagogo exigir que as criticas sejam feitas nos locais próprios quando, desde a eleição, há praticamente seis meses, não foi marcado qualquer plenário, contrariando inclusivamente os Estatutos.
4- Colocar em causa a prática política de alguém que, em trinta anos, é a segunda pessoa que mais presenças teve em reuniões de Câmara no PSD, estando na oposição, e que maior número de propostas apresentou, não será um pouco demais? Será certamente mais fácil seguir o seu próprio exemplo, de quem durante todo o tempo em que substituiu alguém não disse absolutamente nada e nem uma proposta apresentou.
5- Tenho a consciência tranquila de tudo ter feito, com dedicação, a pensar nas pessoas e no concelho, com todas as dificuldades que foram propositadamente criadas na tentativa de evitar que esse trabalho fosse feito, não foi fácil, mas sabe bem passar por pessoas na rua e sentir que reconhecem esse esforço. Ser Presidente de uma Comissão Política exige muito mais, exige responsabilidade e seriedade.

23 comentários:

Anónimo disse...

Gonçalito, foste tu que crias-te estes monstros...

Anónimo disse...

Só lhe falta dizer o que dizia o César " só lá está por causa do sogro "

Anónimo disse...

Meu caro Gonçalo. O meu amigo é mesmo do bom tempo, esperava que fosse publicado este texto no Jornal da Mealhada? Já reparou bem na propriedade do dito cujo? Fez bem fazer queixa à ERC para que sejam obrigados a publicar. Ainda gostava de saber o que terão argumentado para não publicar. Não terão as pessoas direito de se defenderem? O Jornal da Mealhada não podia bater mais no fundo.

Anónimo disse...

Caça dotes.

Anónimo disse...

O Canilho devia ter vegonha. Leva para o Jornal as questões de amizade. Não sabe o que é isenção.

Anónimo disse...

Censura????

Anónimo disse...

Vão fazer do Breda o que a Manuela Ferreira Leite fez com o Passos Coelho. Para evitar que fosse Deputado fez dele uma vitima e agora é Presidente do PSD.

Anónimo disse...

É fácil perceber o percurso político de António Miguel. Quando o Breda era Presidente procurou estar ao seu lado apesar de pouco ou nada fazer. Quando Carvalheira chamava cachopos à comissão política de Breda indignava-se juntamente com o Canilho contra o Carvalheira. Quando o João Lousada quis ser o candidato à Câmara só tinham uma preocupação que era falar mal do Lousada para que este não fosse escolhido. Quando o Carlos Marques sucedeu Breda afastaram-se para junto do Carvalheira porque era um mal menor e o que interessava era tirar de lá o Carlos Marques. O PSD sempre teve um denominador comum: A ambição desmedida dos seus militantezinhos. Mesmo que para isso tenham que ficar dependentes de avenças e de empregos.

Anónimo disse...

O Canilho já nem disfarça como usa o jornal.

Egídio Peixoto disse...

Gonçalo, penso que o senhor Miguel Ferreira não precisava de tantas explicações da sua parte, até porque ele não as entende, só ente o que quer, e gosta muito do ataque pessoal e ou grotesco.
Por isso penso que o Gonçalo e os militantes da Mealhada do PSD deviam convidar este senhor a sair e procurar uma pessoa alternativa.
Essa alternativa penso que a tem no Gonçalo, como um homem que sabe o que quer e sabe fazer politica com elevação, algo que não existe no PSD Mealhada neste momento.
e quem escreve comentário não pertence ao PSD, mas pensa que a democracia só funciona em pleno com alternativas credíveis, algo que não temos na Mealhada.
Bem haja Gonçalo,
Egídio Peixoto

Anónimo disse...

António Miguel já foi contra o Carvalheira, já detestou o João Lousada, já fez de tudo para correr com o Carlos Marques e agora faz tudo para falar mal do Breda Marques. Porque razão agora se dá tão bem com o Peres e com o Carvalheira? É o denominador comum de todos os conflitos.

Anónimo disse...

Façam como eu, esse quê jornal??? vai directamente da caixa do correio, após breves instantes nas paragonas, para o "papelão"! esse e os outros jornalitos! ainda por cima, de vez em quando os textos têm erros de ortografia!
neste último, 2/3 da página, uma visibilidade enorme ao projecto Roda Viva, apenas um pequeno rectangulo dedicado ao projecto Loja Social, que deveria ser valorizado para cativar as pessoas neste momento de dificuldade, mas não me parece que o tenha sido!
porquê tanto interesse político!
E o Peres, pode ter alguma importância, mas para a família dele!!!

Anónimo disse...

A inveja é como unha encravada, doi como o c******

Anónimo disse...

É indiscutivel que o António Miranda Ferreira procurou ofender o Breda Marques. Quem lê o texto percebe isso claramente. E quem lê a resposta do Breda também percebe que se sentiu ofendido. Porque razão o Canilho não publicou o direito de resposta do Breda Marques? Porque é amigo do Miranda Ferreira? Porque tem ordens dos chefes dele? Porque acordou mal disposto? Porque tem ciumes do Breda? Porque quer mostrar autoridade?
E como fica se agora com a queixa da ERC for obrigado a publicar? Será que vai pensar que fez boa figura? Em certos lugares é preciso não misturar os assuntos. Amizades, interesses, polítiquices, etc. Quem não vê isso fica descredibilizado. E o Canilho deu aqui mais um passo para a sua própria descredibilização contínua.

Anónimo disse...

A comissão politica do PSD não existe. O AMF não passa de uma marioneta nas mãos do dono da Mealhada.

Anónimo disse...

E assim se faz "Jornalismo" no Jornal da Mealhada.

Anónimo disse...

eu paulo simoes fundador da jsd da mealhada com o gonçalo breda marques e mais 2 ou 3 porque eramos muito poucos nessa altura e foi fundada com algum sacrificio ee em tempos dificeis e onde dedicamos grande parte do nosso tempo em fazer crescer a jsd da mealhada e tornar-se numa concelhia forte e com poder de decissao a nivel distrital e nacional onde mais tarde o gonçalo breda consegui-o singrar neste mundo politico com muito esforço e dedicaçao ao partido e a comunidade e agora vem uns muiudos armados em sabedores da verdade que pensao que sabem tudo e nao sabem nada .Em quê é que esse sr.miguel ferreira contribui-o ate hoje para o partido???
Isto deixa-me triste como social democrata e ex.militante continuar a ver dentro da concelhia da mealhada o nao reconhecimento das mais valias do partido

Egídio Peixoto disse...

O Jornal da Mealhada parece mais um servidor da comissão politica do PSD Mealhada.
Por isso muitos se queixam que certas noticias não aparecem JM, claro só aparece o que lhe interessa como assunto do PSD ou assunto negativo de outro quadrante, ou então aquilo que nem um cego pode negar e tenho mais respeito pelos cegos do que pela linha editorial do Jornal da Mealhada, quanto a ti Gonçalo, junta-te, cria, mostra que vales muito mais que o dinheiro de muitos...pensam que tem ...

Anónimo disse...

O que é que estavam à espera do pato falante do Lago de Luso? Este grande politicastro, interesseiro, covarde, hipócrita, vaidoso e mentiroso é um monstro que perpetra as cenas mais hilariantes e putredinosas da politicagem concelhia.

Alguém tem dúvidas?

Anónimo disse...

Razão tinha o Jorge Carvalho quando dizia que o Pato Falante andava perdido.

Anónimo disse...

O Pato falante tem que mostrar serviço ao chefe dele. É o que dá ser um avençado em vez de ser um avançado.

Anónimo disse...

Vai haver eleições para a Misericórdia? O centro de noite foi construido e não tem clientes. A ambulância foi adquirida e está parada. O ensino básico que foi prometido não passou de uma promessa. A divida do Hospital coñtinua astronómica. O Mercado que tinha um comprador fabuloso que ia resolver todos os problemas misteriosamente desapareceu e agora a culpa é da Câmara. Os Estatutos não permitem os actuais dirigentes recandidatarem-se mas como não conseguem largar os lugares já inventam mais projectos para os irmãos pensarem que é por isso que lá querem ficar. Se alguma coisa do que aqui está escrito for mentira façam o favor de o desmentir. Sim tambem há coisas boas como o emprego e o trabalho que faz o Hospital. E com o emprego gera economia, já podem comprar casas e pagar os empréstimos.

Anónimo disse...

Canilho não percebes que só te descredibilizas? Toda a gente percebe que tu para tentar prejudicares o Breda já nem te importas de prejudicar os Lions só porque ele é Presidente. Essa linha editorial não pode ser comandada nem pelos patrões nem pelas tuas amizades. Vê a figura que fazes ao tentar abafar a noticia do novo projecto dos Lions quando todos os outros jornais lhe deram grande destaque e quando o projecto é merecedor de destaque. As familias que podem vir a ser ajudadas não têm que ser prejudicadas só porque não gostas do Breda.