quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Jornal da Mealhada.

Enquanto presidente da direcção do Lions Clube de Mealhada não posso deixar de condenar e lamentar de forma veemente a forma como o clube tem sido tratado pelo Jornal da Mealhada.
Não procuro protagonismo próprio, mas também não posso aceitar que uma associação que tem sede no concelho e que tantas actividades tem realizado em prol da comunidade seja “boicotada” pelo Jornal da Mealhada, só porque confundem relações pessoais com profissionais.
Até podia aceitar – se nos fosse dito - que a informação não tinha interesse jornalístico, mas esse é um argumento que cai por terra quando outros jornais – Jornal da Bairrada, Mealhada Moderna, Região Bairradina, As Beiras, Diário de Aveiro e Diário de Coimbra – têm dado uma ampla cobertura às nossas iniciativas. Será que estão todos errados e o JM é que está certo?
Os exemplos são por demais evidentes. A informação sobre um dos projectos mais emblemáticos do Clube – Apadrinhe uma Criança – foi reduzida a duas ou três linhas na agenda (todos os outros jornais deram meia página ou mais à notícia). No caso do convívio entre padrinhos e crianças, no âmbito dessa mesma campanha, a “censura” foi mais longe e decidiram cortar o presidente da direcção da foto… Quando todos os Jornais referidos deram grande destaque ao projecto "Lions lança projecto de recuperação de casa", o JM reduziu a informação a dois parágrafos procurando desvalorizar por completo o projecto. Recentemente, o clube admitiu novos sócios – pessoas de reconhecido prestígio e idoneidade na sociedade – e o que fez o JM? Simplesmente não publicou a notícia uma vez mais (veja-se como a informação foi tratada em todos os outros jornais).
Jornalismo faz-se com ética, isenção e objectividade e não em função das simpatias ou antipatias que os dirigentes dos jornais nutrem pelas pessoas. Em posts anteriores, publiquei os vários trabalhos jornalísticos onde é possível confirmar a que me refiro.

7 comentários:

Anónimo disse...

O mais interessante foi quando o Canilho disse à ERC que não tinha percebido que os ataques do Tó Miguel eram dirigidos ao Gonçalo. Fez uma grande figurinha.

Anónimo disse...

Ai o patronato...

Anónimo disse...

Censura caro Breda. CENSURA.

Anónimo disse...

Estive ligado a uma colectividade do concelho e muitas vezes fomos aconselhados a dar informações pra esse jornal, pedindo-nos para nao dizer nada ao Jornal da Mealhada Moderna. é pena esses senhores usarem um jornal para fazer dessas coisas pouco éticas

Anónimo disse...

Infelizmente quando os ciumes ou o ódio ultrapassa certos limites algumas pessoas ficam cegas e nem percebem que põem em causa o seu profissionalismo. Não tinham necessidade nenhuma. Ainda acredito que seja por pressão de certas pessoas que o Canilho fique condicionado e seja obrigado a actuar desta forma.

Anónimo disse...

Ó Breda você devia falar era dos fretes que o JM tem feito ao PSD.

Anónimo disse...

É só birras. Se fores meu amigo publico e se não fores não publico.