quarta-feira, 15 de junho de 2011

Legislativas 2011

Nas últimas Eleições Legislativas, os Portugueses demonstraram uma vontade clara de mudança e depositaram um voto de confiança no candidato a Primeiro-Ministro do PSD, Pedro Passos Coelho.

No Distrito de Aveiro, a votação em Passos Coelho foi irrefutável! Foram eleitos oito Deputados. Um deles, Bruno Coimbra, que apesar de ocupar o lugar que normalmente “pertence” à JSD, é Mealhadense. Este facto é importante para o Concelho, uma vez que, a par de cuidar dos interesses dos jovens, saberá estar preocupado com o seu/nosso concelho.

Uma palavra para a JSD que merece da parte dos militantes um estímulo e agradecimento pelo empenho e relevante trabalho que fez nesta campanha. Aliás, é difícil imaginar esta campanha sem a JSD!

Mas, este momento, sendo mobilizador, deveria servir para reflectir sobre os resultados locais. A primeira reflexão que faço em face dos resultados é que seria uma boa oportunidade para mobilizar e unir os militantes do PSD para preparar futuros “combates” políticos.

Uma oportunidade para elevar o discurso político, projectar ideias, reforçar o ideário social-democrata e deixar para trás o confronto redutor e fulanizado por parte de quem prometia uma nova forma de fazer política.

Esse objectivo fica cada vez mais distante, uma vez que responsáveis políticos locais do PSD em vez de congregarem, persistem no erro de continuar a criticar o Partido e o seu passado, demonstrando uma imaturidade política que só conduz à divisão.

Estranho é ver os responsáveis políticos locais tentar chamar a si os louros de uma vitória nacional, tentando desvalorizar anteriores resultados, falando como se fossem paladinos da seriedade, não percebendo que o que fazem com essas declarações é trazer à memória a sua responsabilidade no período mais “negro” da história do PSD do concelho da Mealhada que culminou na perda de um Vereador (conquistado em 2005) e de uma Junta de Freguesia histórica nas últimas eleições autárquicas e vários casos em Tribunal que em nada resultaram e que obrigaram a pedidos de desculpas públicas a quem se sentiu ofendido com as acusações.

Em relação aos resultados das Legislativas, numa primeira análise, há a destacar vários factos: 1- O PSD ganhou as eleições no concelho da Mealhada em três das oito freguesias. 2- A diferença de votos no total das Freguesias, com vantagem para o PSD, foi de 210 votos. 3- Relativamente a 2002 (altura em que o PSD ganhou as Legislativas com Durão Barroso) o PSD aumentou a sua votação em 190 votos. 4- O PS relativamente a 2002 perdeu 1220 votos. 5- O PSD no concelho da Mealhada teve, em termos percentuais, apesar da vitória, o pior resultado em todo o Distrito de Aveiro. 6- O PS teve, apesar da derrota, o melhor resultado em todo o Distrito de Aveiro.

Estes factos vêm, uma vez mais, reafirmar a tese de que a Mealhada é um concelho onde o eleitorado é tendencialmente de “esquerda” e que para o PSD ter sucesso, em eleições futuras, precisa de preparar com tempo um projecto alternativo e que esse projecto não se faz em meia dúzia de reuniões durante um ano envolvendo meia dúzia de pessoas e muito menos com arrogância, que não é própria do PSD. A humildade é um factor de união e a arrogância de separação. O PSD precisa com urgência de retomar e reforçar ou mesmo melhorar o caminho que o levou a conquistar o terceiro vereador em 2005, com pessoas novas e com novas ideias, sob pena de em 2013 continuar a perder espaço político e a preparar eleições em “cima do joelho.”

2 comentários:

Anónimo disse...

A distância política permite melhores análises. Concordo consigo.

Anónimo disse...

O Passos concorreu?