quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Lucros da Banca.

Este ano os lucros da banca estão a gerar algumas posições esquizofrénicas na opinião pública. É que é difícil compatibilizar a tese habitual dos lucros escandalosos da banca com a tese de gestão danosa no BCP ou com a tese de “enriquecimento sem justa causa” dos administradores.

4 comentários:

Anónimo disse...

O dinheiro não se perde; apenas muda de mãos.

Anónimo disse...

É o máximo. Mas para que precisam os bancos de ter esses lucros? Para poderem ter aqueles ordenados? Que desperdicio.

Entao nao podiam ter menos lucros já que os seus clientes nao sao propriamente todos ricos?

lol

Anónimo disse...

1. Defendo que os administradores devem ser muito bem pagos e que uma parcela substancial da remuneração deve estar associada ao desempenho das empresas.
2. Lucros escandolosos só se forem baixos…
3. Mas, o relato contabilístico e restante informação prestada pela adm ao mercado deve ser vardadeiro e atempada.
4. Escandoloso, é mentir, e foi isso que a adm do BCP parece ter feito.
5. Escandoloso, é mentir, sobreavaliando os lucros, iludindo o mercado quanto ao desempenho da empresa, e auferir um pacote remuneratório com base numa sdituação falsa e falseada pelos próprios.
6. A informação é um bem preciso para economia e, por muito que custe ao João Miranda, os mercado de capital está longe da eficiência informacional.
7. É óbvio que a apresente situação dá azo aqueles que não defendem a economia de mercado ausarem argumentos, incluindo os esquizófrénicos.
8.É óbvio, que uma economia de mercado não assenta no pressuposto do homem (do empresário, do gestor…) impoluto, santo, honesto. Para esta visão chegou-nos o marxismo…
9. Mas, isto não nos impede de condenar este tipo de comportamento abusivo, precisamente para defender a economia de mercado

Anónimo disse...

tudo isto devido ao excelente economista doutor vara