terça-feira, 25 de março de 2008

As conquistas de Abril... hoje


Resta ao povo continuar a "regar" os cravos... e fazer um novo Abril.
A evocação deste dia podia constituir um passo, na conquista pelos mais jovens, do verdadeiro significado de Abril.
A já habitual, repisada e cada vez mais empobrecida comemoração da Câmara Municipal da Mealhada, do dia 25 de Abril não aviva a memória de todos os que puderam testemunhar este dia, nem ensina aos filhos da "Liberdade" o quanto foi dificil e determinante essa conquista.
Quem não gostaria de ouvir testemunhos da época: onde estavam e estão essas pessoas? O que nos podem dizer? O que sentiram? Com quem falaram? O que ouviram? O que faziam? Em casa de quem?...
Seria fácil fazer uma festa de Abril, com iniciativas desportivas, histórico-culturais, musicais e outras.
Para tal era apenas necessário existir vontade e trabalho.
Porque a Democracia e a Liberdade conquistam-se todos os dias...

Escrevi este post em Domingo, 8 de Abril de 2007

7 comentários:

Anónimo disse...

Se escreveu esse Post em 8 de Abril de 2007 continua actualizado.
O programa é de novo uma cag... em três actos.

Anónimo disse...

Os cravos estão a murchar.

Anónimo disse...

O resultado das propostas do PSD é chumbo certo. Mais vale escrever no blog que pode ser que eles leiam e façam alguma coisa.
Já não era inédito. Pois não?

Anónimo disse...

Testemunhos? Quais testemunhos? Muitos dos que hoje se reclamam combatentes da liberdade, eram na época acólitos do regime.
Na Mealhada há tantos...

Anónimo disse...

Já chega deste paleio "combatentes da liberdade", "acólitos do antigo regime", etc.
Costuma dizer um amigo meu: andei 30 anos a assistir às comemorações do 28 de Maio e julgava que era uma estopada, ter de assistir, todos os anos, àquele desfilar de patetices propagandísticas que os patetas religiosamente encenavam, ano após ano. Mal sonhava eu que ainda haveria de gramar com mais 33anos seguidos, fora os que ainda aí vêm, de outro género de comemorações, mas igualmente entediantes. É que, embora de sinal contrário, ambas as celebrações já têm muito em comum: o mesmo fervor "patriótico", o mesmo fanatismo, a mesma intolerância, as mesmas mentiras em que acreditam piamente...tudo isso de braço dado com a mesma convicção de que só os que fazem ou os que estão na "festa", é que são gente.

Anónimo disse...

E os que receberam medalhas das mãos do Dr Lousada por bravura em combate e agora dizem do antigo regime o que o Maomé nunca disse do toucinho.

Anónimo disse...

alguns merecem é medalhas de cortiça...