sexta-feira, 11 de julho de 2008

Debate "Estado da Nação".

Sócrates, ontem, no debate, lá fez o seu número de “virgem” chocada que, coitadinha, mal podia acreditar no que tinha escutado. Se a gritaria se desse num palco, Sócrates seria homenageado com uma valente pateada. Desta vez foi Louçã o alvo do chinfrim "socrático".
Trata-se duma metáfora idiota e miserabilista: a "Taxa Robin dos Bosques". Não discutindo agora se é justa ou injusta, inútil ou vantajosa para a generalidade do público (embora suspeite que o não é...). A propósito da alegada insuficiência da taxa, Louçã disse qualquer coisa do género: 'O verdadeiro Robin dos Bosques não se reunia com os ladrões dos castelos e dividia o roubo com eles - três para ti, um para mim.'
É claro que a imagem de Louçã não foi inocente. Nem o podia ser - se não, para quê usá-la? Mas Sócrates aproveitou o pretexto retórico e todos pudemos assistir à teatrada - os trejeitos indignados, as caretas assanhadas, o dedo tiranete espetado quando bradava banalidades como 'o insulto é a arma dos fracos!'. A cegarrega lá continuou - e desta vez exagerou no número: prolongou demasiado a coisa, repetiu as tiradas escandalizadas para lá do suportável, isto é, somou ridículo ao ridículo. Parece-me que, a partir de certa altura, já nem os próprios socialistas conseguiam ouvir o homem. Uma cena muito triste...

26 comentários:

Egídio Peixoto disse...

Quando não se pode falar de mais nada, chama-se nomes a quem fez algo pelo país. Ao contrário do PSD que nos deixou de tanga!
E mais quando o seu AMIGO Paulo Rangel Líder da bancada do PSD, é arrasado por Sócrates, então o Gonçalo fala de Louçã, engraçado, mesmo engraçado quando não temos cão, então caçamos com gato!
Foi o caso depois de vista a fragilidade de Paulo Rangel, todos os seus colegas de partido abandonaram o hemiciclo, com cara de frustrados, de quem não tinha feito bem o trabalho de casa, claro como de costume!
Por isso temos Sócrates apanhar os cacos que voçes deixaram, e não fosse a conjuntura internacional, que é de crise e como tal nós não podemos fugir dela, estariamos agora bem. Mas mesmo assim estamos melhor preparados para ela que antes, com a consolidação das finanças publicas feita pelo governo PS.
Para mais se estivesse atento a "coitadinha" não foi Sócrates mas sim Paulo Rangel e não sou só eu que o digo os comentadores partilham a mesma opinião!
A Manela que nos deixou bem mal, tem agora muito para alinhavar no PSD, talvez fosse melhor até se dedicar á costura...não? É só uma ideia para quem já fez de nós farrapos asssim sempre remendava o mal que fez a Portugal...

Anónimo disse...

A expressão "o País está de tanga" foi usada por Durão Barroso assim que tomou posse e herdou o Governo de Guterres.
Camarada Egidio não podes querer ser mais papista que o Papa.

Egídio Peixoto disse...

Caro amigo social democrata, não sei se se recorda mas do seu Durão Barroso também herdamos outras coisas bem mais interessantes do que uma simples frase que o senhor Dr. estáa dar tanta importância, nomeadamente quando viu o país já com "as calças em baixo" e fugiu para a União Europeia! Quando não se governa bem a nossa casa com que merecimento vamos governar a casa dos outros? Quanto a outras heranças deixadas pelo seu amigo, recordo-me de uma que hoje o senhor se dve debater tanto com o partido socialista do homem a quem uns do vosso partido denominam por " senhor Pinto de Sousa", que é o caso das gasolineiras e da liberalização do preço da gasolina, também do governo desse senhor e do amigo Carlos Tavares. Não vamos por aí, não acha? Há coisas bem mais interessantes e importantes a debater neste moemnto. Quanto ao seu comentário, o meu foi feito com transparência e dei a cara, já o senhor... mas esse é outra das características do seu partido.

Anónimo disse...

Em 13 anos o PSD governou 3 e a culpa é sempre do PSD. É preciso ter lata. Muita lata.

Anónimo disse...

Camarada Peixoto nem sou do PSD nem Dr. e tb concordo que o Barroso fez mal em sair do Governo.
Não acredito é que acredites que a culpa do estado do país se deve aos governos do PSD.
2 anos Barroso e 1 Santanão.
Em 13 tal como avisa o ultimo comentarista..

Anónimo disse...

Sócrates estava bem era no teatro. As figuras que faz no parlamento são ridiculas. Pode até ter razão e à vontade para argumentar mas o estilo é demasiado apaneleirado.

Anónimo disse...

PORRA !!!

E Antes dos 13 anos quem governou?
e não me venham agora dizer que forma todos bons.

Lembro só e SÓ que foram os períodos em que entrou muito, mas MUITO dinheiro no país mas, ....NADA, ou melhor algo, desvios,...

Lembro só caso Partex ( sabem o que foi isso? ) UGT (TC), dinheiros a fundo perdidos para empresas que fecharam, Etares que nunca funcionaram,Projectos, estradas públicas que no seu termino já estavam desatualizadas IP5, etc. etc.

O problema do país é a falta de responsabilidae, Mérito, JUSTIÇA, etc. em vez de Politiquês e Futebolês.

Enquanto não vêr reduções de deputados, acessores , peso do estado e presidência, uma e uma só reforma com tecto máximo, não acredito, nestes políticos que o que fazem é só e só salvaguardar o deles.

Nesse sentido, e aceitando o ponto de vista de cada um, só não entendo o porquê de não se aceitarem os dos outros, sem se partir para o insulto, o denegrir, o enxovalhar, etc. São todos, os politicos,os comentadores, os não comentadores, bloguistas. Todos.

Pois bem assim o melhor é estourar tudo e depois partir para outra do ZERO, assim talvez se implemente outra cultura, outra responsabilidade. Enfim outro Portugal.

Egídio Peixoto disse...

caros amigos "anónimos", a doença de alzheimer é lixada, mais do que uma escolha inventada por voces sobre as escolhas sexuais do nosso primeiro ministro. É pena quando o debate político só tem como argumentos a mentira e a difamação.Mas mesmo que tal fosse verdade julgo que não vos cabe a vocês avaliar essas escolhas...ah! è verdade vocês ainda são do tempo em que o casamento é só para a procriação!
Quanto aos 3 anos de governo social de democrata...bem aqui a situação agrava-se...recomendo-vos aricept ou ebixa, dois medicamentos que não extinguem a doença, mas retardam-na! É que se bem me recordo, não foram 3, mas contando com o Sr. Silva, foram 13 anos de poder social democrata e da desgraça em que está o nosso país.

Anónimo disse...

Ó Egidio os 10 anos do Silva foram anos de progresso. Com falhas óbviamente. Com dinheiro da comunidade óbviamente. Mas foi tb qd o país deu um salto. Depois disso foram os anos de Guterres 6 anos de facilitismo. Depois 2 anos de Barroso aparentemente dificeis dada a herança pesada de Guterres e 1 ano de Santana que não existiu. Afinal se fossem responsabilizados os políticos que mais estragos fizeram de que partido seriam?
10 anos de PS
3 anos de PSD

Anónimo disse...

Este Egidio é uma máquina socialista. Deve ser o menino de ouro do PS da Mealhada.

Anónimo disse...

Como se viu hoje no Parlamento, temos um primeiro-ministro sem estofo democrático. Alguém em que habitasse um mínimo de autenticidade democrática nunca teria dito aquelas piadinhas de gosto duvidoso sobre o próprio Parlamento ("Caírem os parentes parlamentares à lama, porque a pompa e circunstância parlamentar não permite ir à internet!"), depois de Paulo Rangel se ter limitado a chamar a atenção para o papel axial daquela Assembleia. Rangel relembrou que aquele é o sítio onde os governos têm a obrigação de prestar contas das suas opções políticas às oposições. Ali, aos deputados, perante todos - e não remetendo para a web, para os jornais ou para outra instância qualquer que não aquela. Só alguém que não respeita, de facto, o parlamento se permite troçar dele daquela maneira.

margarida - デイジー disse...

Bem, à parte do ARICEPT e do EBIXA, a verdade é q a vossa memória é selectiva e facilitista ou então se calhar vocês são todos os "meninos de ouro" que não passaram pelas dificuldades ao longo destes anos e desde a era do Cavaco Silva. Falamos em falta de respeito? Relembro os mais esquecidos para a célebre intervenção do agora presidente da republica, quando entrou em Blackout e gozava com os jornalistas, não era issso prepotência? Arrogância?. Mas isso são histórias! E a verdade é que de facto veio muito dinheiro da união europeia: algum foi mal aplicado e o outro nem o souberam ir buscar. A entrada na União não foi em 95, mas 10 anos antes, lembram-se? Foi o PS sozinho que não soube governá-lo? Não me gozem! E já agora deixo os meus parabéns ao Egidio, porque até agora foi o único que deu a cara. Quanto a si Gonçalo, tinha-me referido no outro comentário que nas ofensas intervinha...esqueceu-se?
Se me quiserem também a mim acusar-me de ser a menina de ouro do PS, não se esforcem, é que eu não tenho qualquer ligação partidária, pelo que me sinto completamente à vontade para dizer o que quero!

Anónimo disse...

Tem toda a razão em criticar o estilo "Socretino". É demasiado arrogante e ensaiado. É horrivel.

Anónimo disse...

Estou chocada com a Margarida. Primeiro criticou este blog porque achava q havia censura e entendia q não devia haver. Dp retirou o q disse e parece ter concordado c o administrador do blog. Agora já entende q o autor deveria ser mais rigoroso na censura.
Afinal o Breda Marques deve cortar a direito ou não?
Terá sido a expressão apeneleirado que a chocou? Please..

Anónimo disse...

Mude de nome dá-lhe um certo ar...entende?

margarida - デイジー disse...

Ó rica maria amélia, a menina deve sofrer de alguma dislexia nervosa. Tenha calma! Leia com calma que nessa sua cabecinha pequenina deve haver algum problema de interpretação do português. Mas eu sou sua amiga e esclareço-a: o que eu disse foi que concordava com o Gonçalo Breda quanto à censura do que é dito de forma ofensiva e anónima, minha querida. Olhe vá ler uns livrinhos que isso sempre a ajuda. Fique bem.

Anónimo disse...

REALMENTE!

Estes ataques a roçar os limites da .... e falta de rigor entre comentários definem a cultura em que Portugal mergulhou nestes 30 anos da dita DEMOCRACIA.

Não, não sou antidemocrata, defendo-a com unhas e dentes, mas querer apagar da história os restantes anos de governo PSD, atribuindo-os como anos de progresso! é como querer apagar da história que não houve um período salazarista.

Mas como realmente a história agora não interessa, aquilo que depreendo desta defesa acérrima (o que é correcto desde que se aceitem as dos outros) daquilo que nos convém, através de argumentos menos dignos é cada vez mais cavar o fosso da irresponsabilidade.

Temos o dever, mesmo sendo o "nosso clube" de criticar o que está e foi mal e aceitar os demais pontos de vista. Só assim se constrói uma melhor sociedade, logo, um melhor país. Mas isso também não interessa nada não é.

Já agora até gostaria de saber a idade de alguns comentaristas, é que para se lembrarem só de 13 anos devem ter quê 20, 25 anos, ou será que foi amnésia

Já agora lembro que esse tal progresso desmesurado levou ao que agora se está a passar.. falta de dinheiro para mantêr esse progresso. E os exemplos são muiiitos.(mas também englobo o PS. sim porque a responsabilidade de quem nos governou até agora foram os 2)Só que terá de aparecer um um dia, seja Sócrates ou qualquer outro que terá de reverter esse tal progresso e apostar noutro, com os fundos e meios que realmente o país tem, e meus amigos digo-vos que muitos irão sofrer na pele.

Um bom Domingo para todos

Anónimo disse...

REALMENTE!

Estes ataques a roçar os limites da .... e falta de rigor entre comentários definem a cultura em que Portugal mergulhou nestes 30 anos da dita DEMOCRACIA.

Não, não sou antidemocrata, defendo-a com unhas e dentes, mas querer apagar da história os restantes anos de governo PSD, atribuindo-os como anos de progresso! é como querer apagar da história que não houve um período salazarista.

Mas como realmente a história agora não interessa, aquilo que depreendo desta defesa acérrima (o que é correcto desde que se aceitem as dos outros) daquilo que nos convém, através de argumentos menos dignos é cada vez mais cavar o fosso da irresponsabilidade.

Temos o dever, mesmo sendo o "nosso clube" de criticar o que está e foi mal e aceitar os demais pontos de vista. Só assim se constrói uma melhor sociedade, logo, um melhor país. Mas isso também não interessa nada não é.

Já agora até gostaria de saber a idade de alguns comentaristas, é que para se lembrarem só de 13 anos devem ter quê 20, 25 anos, ou será que foi amnésia

Egídio Peixoto disse...

Maria Amélia diz tudo!...
Mas, que a entrada de comentários é consertada, isso parece-me uma realidade, o canal abre no momento exacto em que alguns que tem medo de dar a cara. Então todos atacam. E o direito de resposta de quem dá cara como eu fica para horas mais tarde!...
Uma forma súbtil de fazer censura!Não? Então, é o tempo necessário de analisar os comentários e então atacar. E já agora não sou menino de ouro de coisa alguma, mas sim um homem que luta pelos seus ideais,e procura olhar com razão para os problemas sem demagogias, com liberdade, respeito, sem atropelo das diferenças idelógicas. Mas pelo simples facto de não ter olhar só para o meu próprio umbigo mas sim para o bem de Portugal!

Anónimo disse...

É pá kem ouvir o meu amigo Peixoto até pensa k é um lutador de kung fu.

Conta-Corrente disse...

Caros "blogers" agradeço os vossos comentários. Reconheço que tenho sido um pouco permissivo. No entanto, já fui obrigado a censurar alguns comentários porque certos "artistas anónimos" não sabem dizer mais do que duas palavras sem recorrerem ao insulto. Gostaria de ser mais eficaz na sua publicação mas... apesar de gostar de me deitar tarde também durmo.
Melhores cumprimentos.

Anónimo disse...

Cavaco Silva apesar de alguns erros foi importante para Portugal. E os amigos que tanto o criticam podiam ao menos tentar entender porque é hoje Presidente da República.
É que pertence a uma casta de políticos em vias de extinção. É sério.
Se compararmos o seu percurso com o actual Primeiro Ministro é de longe um tipo mais fiável ou confiável
Já se esqueceram do percurso vulgar de Sócrates? O curso com exames feitos ao Domingo?
Ter assinado projectos sem ter o curso concluido? E os projectos? Uma vergonha. Foi desde sempre um oportunista.
Mas para muitos portugueses basta que saiba berrar e fazer-se de vitima tem meio caminho andado para ter sucesso.
Prefiro Cavaco com todos os defeitos do que Sócrates com todas as suas virtudes.

Anónimo disse...

Mai nada...

Anónimo disse...

Para Comentário das 13:55

Meu "Caro(a)" até quando um Engº Técnico ( Bacharel do ISEC acabado em 79 com 4 anos, agora com 3 são Lic.s) não pode(ia) assinar projectos?.

Deve estar longe da realidade dos cursos que existiam e existem.

Sabe é só para exemplo, que existem hoje categorias profissionais superiores iguais ás de pessoas com 50 e mais anos só com a 4ª classe?

O problema deste país, é o raio da cultura dos Dr.s e Engºs como que uma pessoa de menores atributos Curriculares não possa ser um Grande Homem ou Mulher. Mas enfim é o que temos.

Já agora sabe quantos bachareis existem, só na Mealhada e arredores a poderem e a assinarem projectos, Civis, Electrotécnicos, etc.

Tem todo o direito de preferir o Cavaco, ninguém lhe tira esse previlégio. Só que escrever, "Foi desde sempre um oportunista", sem provas, não será ir longe demais. Ou têm-as?

Também não se esqueça que o Sr Dr Cavaco Silva só lá foi à 2ª, já ía longe não é. Afinal o que conta são os 13 anos.

Agora se é sério ou quem é sério, meu amigo(a) se há alguém que não põe as mãos no fogo por qualquer politico, esse sou eu!

Afinal o que é que se discute. Não é termos todos sem excepção melhores condições? Isso não se constrói com um estalar de dedos, leva anos, décadas, com todos a remar para o mesmo lado, coisa que em Portugal ainda não existiu.

É pena, mas é a realidade. Continuamos a olhar só para o nosso próprio umbigo.

Anónimo disse...

O que é condenável no actual Primeiro Ministro é que subiu na vida com falcatruas. Alguém duvida de que o curso foi feito a brincar?
Testes feitos no gabinete. Ao Domingo?

Anónimo disse...

Meus amigos...

Na minha opinão os melhores Primeiros-Ministros que tivemos e temos: Cavaco Silva e José Socrates...

Deixem o homem trabalhar...