O ex-dirigente socialista Paulo Pedroso ganhou a acção interposta contra o Estado por prisão ilegal no processo da Casa Pia, anunciou hoje o seu advogado, Celso Cruzeiro.
Na sentença, de mais de 100 páginas, o juiz atribuiu uma indemnização de cerca de 100mil euros por danos morais.
Na sentença, de mais de 100 páginas, o juiz atribuiu uma indemnização de cerca de 100mil euros por danos morais.
16 comentários:
Atenção Vale e Azevedo!!!
Avança, homem!
Já fiquei sem apetite para o jantar.
E quando um juiz comete um erro porque razão temos que ser nós todos a pagar?
Eu na minha profissão quando erro ninguém paga por mim.
O Estado não fica a dever a ninguém. Nós é que não podemos ficar a dever ao Estado.
Que escandaleira.
Quando eu for grande quero ser juíz.
Há dois factos importantes, na sentença que já li:
As razões da pretensa ilegalidade grosseira, fundam-se em dois motivos formais ( a incompetência do JIC Rui Teixeira) e a inexistência de queixa válida dos ofendidos para o MP andar com o processo.
E as razões de falta de fundamento factual para a prisão preventiva.
São estas as razões apresentadas pelo indivíduo. Escuso-me de as comentar, mas nem é preciso ser grande jurista para ver que são fracas.
Há depois, outro facto: diz que gastou com os advogados cerca de 98 mil euros.
Espero que o Fisco compare as declarações dos advogados com esta alegação.
E por aqui me fico nestes comentários sobre este assunto que me enoja. Mas vou continuar noutro sítio. Porque é um dever cívico, lutar contra esta pouca-vergonha.
Acho mal que seja o estado a indemnizar. Quem devia indemnizar eram as pessoas que erraram. OS senhores que pelos vistos erram e nem perdem a reforma do estado nem as regalias e o estaod paga. O estado indemniza tudo. Quem faz a asneira nunca lhe acontece nada.
Pois o problema ´é sempre esse: Os culpados dos essros, sejam ele juízes, ministros, e pessoal do género, NUNCA SÃO RESPONSABILIZADOS!!!
E o Estado, que somos todos nós, é quem paga!
Tristeza de país, tristeza de políticos, tristeza de juízes…!!!
Um Pais delicioso:
Há Pedofilia mas não há Pedófilos!
Há Corrupção mas não há Corruptos!
Há Engenheiros mas não tem curso de Engenharia!
“Há Engenheiros mas não tem curso de Engenharia!”
Mas eu fui de bicicleta a Valhelhas confirmar que a casa existe. Atrás dum largo com uma Capela central do Sec.xvii. Perfeitamente enquadrada com os azulejos da casa projectada. O alumínio é que está fora de tom, mas a capela vai ser ‘aluminiada’ para se condizer com o projecto.
O que interessa o curso perante uma obra daquelas ?
Acabo de ver o Bastonário dos advogados,estou com vontade de vomitar por ouvir tanta diarreia mental.Se os advogados deste País se revêm em tal personagem, então tenho o dever de concluir que muito mal vai o direito nas escolas.Já basta cerca de 70% DOS POLÍTICOS serem advogados.Segundo percebi, defende que se paguem uns euros aos miúdos, não sendo muito importante descobrir quem os molestou.Eu defendo que quem os ofendeu é que tem que pagar.O Bastonário, provavelmente,vai beber champanhe ao ouvir a sua voz, sõ pode.
Esta indemnização é um exemplo de como uma família pode arrancar algum dinheiro ao estado.
Uma mulher simula uma agressão do marido e apresenta uma queixa. O marido é preso preventivamente e depois de sair põe uma acção contra o estado, pedindo indemnização.
No meio disto tudo só se vão safar os advogados porque vão receber os honorários, independentemente dos resultados do processo e os jornais que entretanto já venderam durante estes 4 anos.
Sobre todos os outros ficará a sombra: dos ilibados pensar-se-á que eram culpados, dos condenados (se os houver) ficará a tal dúvida razoável de quem tem ouvido e lido tanta coisa, as vítimas (as verdadeiras e as fabricadas) carregarão pelo resto da vida o ferrete ou da falta de justiça ou da desconfiança pública.
Um lamaçal!
Em relação às indemnizações, esperemos que não haja apreciações diferentes consoante o tipo de destinatário, mas apenas consoante o dano causado.
Claro que não devia ser o Estado a ressarcir, mas a alternativa é obviamente pior para as vítimas.
Uma correcção: o Estado tem obrigação ressarcir as vítimas porque eram menores e estavam à sua guarda.
O ex-dirigente socialista Paulo Pedroso vai ser indemnizado pelo Estado por ter sido preso ilegalmente no âmbito do processo da Casa Pia. Suponho que, todos os anos, milhares de portugueses sejam detidos ilegalmente, mas que muito poucos tenham o poder e o dinheiro necessários para conseguirem ser libertados, primeiro, e, depois, para fazerem o Estado pagar pelos erros que a Justiça comete. Ou seja: sendo supostamente cega, a Justiça tem o hábito maroto de, em certos casos, espreitar por baixo da venda como as crianças batoteiras quando jogam à cabra cega.
Enviar um comentário