segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Um dos tesouros do ditador Saddam.

O sumptuoso Ocean Breeze deve ser vendido dentro de algumas semanas, disse o porta-voz do governo iraquiano Ali al-Dabbagh. A embarcação de 270 pés, de valor estimado em 30 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros), tem casa-de-banho com torneiras de ouro, pista de aterragem de helicóptero e uma saída secreta para passageiros, de acordo com uma reportagem do jornal britânico Sunday Times.
Saddam governou o Iraque durante décadas, mas o seu regime teve um fim abrupto após a invasão do Iraque em 2003, liderada pelos Estados Unidos, e ele foi enforcado em 2006 por crimes contra a humanidade. Saddam era conhecido por ser um esbanjador. Os seus muitos palácios estavam cheios de mármore, mobília folhada a ouro e sumptuosos jardins, mesmo quando o povo iraquiano sofria devido às severas sanções económicas internacionais.
Pouco depois da invasão dos EUA em 2003, as autoridades dos Estados Unidos estimaram que Saddam e a sua família podem ter ficado com 40 mil milhões de dólares (cerca de 31 mil milhões de euros) de recursos desviados.
Mísseis e bombas dos EUA destruíram um outro iate luxuoso de Saddam, o Al Mansur, no sul do Iraque em 2003.
O Ocean Breeze pode guardar armas pesadas e até mísseis, tem todos os vidros blindados e pode resistir a ataques de metralhadora. Quando o iate foi construído, os empregados do estaleiro foram obrigados a jurar nunca revelar os segredos da embarcação.

Sem comentários: