quarta-feira, 18 de março de 2009

Dia D

Para a facção do Partido Socialista apoiante de Rui Marqueiro, o dia 20 de Março, parece ser o dia de todas as decisões. Nessa reunião, esperam que seja decidido (sem surpresa) Rui Marqueiro para candidato à Câmara Municipal da Mealhada. Os seus fiéis apoiantes já vaticinam a missão que “o escolhido” dessa noite terá que enfrentar, tal é a confiança. Uma outra questão que têm em comum é que todos se arrogam de serem bons militantes e todos apelarem ao estrito cumprimento dos Estatutos para a escolha do candidato, dando a entender que essa escolha está reservada unicamente à Comissão Política local. Até aqui tudo parece legítimo, mas, após uma leitura breve dos Estatutos do PS, rapidamente percebemos que esses mesmos Estatutos salvaguardam sempre que a ultima palavra seja da Comissão Política Nacional. Neste caso, mesmo que uma Comissão Política Local escolha um nome, mesmo que este seja ratificado pela Distrital, nada invalida que o nome aprovado pela Nacional possa ser outro e sem beliscar os Estatutos. Ou seja, será um sinal de prudência que, festejos e foguetes, sejam guardados para a decisão final. É que assim, se o tiro sair pela culatra, o sapo a engolir não é tão grande…

10 comentários:

Anónimo disse...

Você está enganado Breda Marques. Quem escolhe o candidato é o Jorge Carvalho. ELe é que tem votos no Secretariado da Mealhada. Nem o Sócrates se atreverá a ir contra ele. Sabem bem o peso de Jorge Carvalho e ninguém quer comprar uma guerra com esse grande senhor do Luso.

Egídio Peixoto disse...

Quanto a mim, penso que as estruturas locais e distritais é que devem dar o nome do candidato (por isso existem militantes). Isto porque são as bases locais que melhor conhecem a realidade de cada concelho, seja grande ou pequeno, conhecem todas as especificidades locais (ou quase todas), e conhecem melhor cada candidato e respectiva equipa. A comissão política Nacional só deve impor condicionalismos, ou rejeitar mesmo, quando existem problemas de idoneidade, candidatos com problemas com a justiça (excluindo os casos de cariz pessoal desde que não tenha matado a mãe é claro ehehe), mas em casos de corrupção, favorecimentos, ou então problemas com o sentido de ética pública, coisa que falta muito por este país fora, e nesse ponto de vista, a definição e a explicitação de regras de conduta tem duplo objectivo. De um lado, retroceder o crescente cepticismo da sociedade no que diz respeito á moralidade na administração pública e dos políticos em geral, de outro lado recuperar e actualizar a noção de serviço público, para que os candidatos mostrem o sentido original e efectivo do serviço público, e o serviço público abrange inclusivamente, o dever de prestar contas do seu desempenho e dos seus servidores em geral, e em particular ou principalmente daqueles que têm responsabilidade de decisão.
Agora e neste momento seja quem for o eleito no PS Mealhada, esse candidato ganha com toda a certeza a César Carvalheira, até com os factores de desgaste que o PS tem sofrido, por ser o partido do poder e estarmos a passar momentos difíceis tanto em Portugal como internacionalmente, e terem sido tomadas algumas medidas impopulares. O PSD até poderia beneficiar com toda essa conjectura actual, mas não conseguiu dar a volta, pois arranjou o seu pior candidato. Só não se compara com a líder do PSD nacional porque aí Manuela ferreira Leite tem inteligência, tem passado como ministra embora também tenha sido mal compreendida no momento. Como agora, em que o PSD nacional podia descolar para uma alternativa, mas não consegue, isto porque a sua líder não consegue transmitir confiança aos portugueses, mesmo com toda esta agitação social que se vive. Mas enfim cá na nossa santa terrinha penso que tudo ficará na mesma seja qual for o candidato escolhido pelo PS.

Anónimo disse...

O inefável Egídio, sempre ele!
Uma inteligência pura!
Uma inteligência que acha que os candidatos devem ser escolhidos a nível local, porque é localmente que se conhecem melhor, blá,blá,blá... etc e tal.
Excepto!
Excepto, diz o Egídio,
"quando existem problemas de idoneidade, candidatos com problemas com a justiça (excluindo os casos de cariz pessoal desde que não tenha matado a mãe é claro ehehe), mas em casos de corrupção, favorecimentos, ou então problemas com o sentido de ética pública, coisa que falta muito por este país fora..."
Ou seja, o Egídio admite, na sua infinita sabedoria que a nível local os candidatos serão sempre bem escolhidos, mesmo que, se comprove, depois, a nível nacional que afinal não passam de uns cafagestes, caso então em que a Comissão Política Nacional poderá recusar os ditos cafagestes (que, óbviamente, a nível local não são ou não foram reconhecidos como cafagestes - a nível local, se foram escolhidos pelas estruturas locais, segundo o Egídio, serão sempre uns anjos puros, como ele próprio, o imaculado Egídio).
Brilhante, não há dúvida!!!

Anónimo disse...

Sr Dr Breda Marques já alguém com responsabilidade no PS disse coisa diferente no seu estafado comentário?

Anónimo disse...

Claro que o último anónimo ainda não leu nenhuma declaração do Dr Rui Marqueiro a afirmar que não aceitava que a Nacional contestasse o nome escolhido pelo Secretariado do PS da Mealhada. O comentário de Breda Marques está bem observado e serve também para Cabral. Nenhum dos dois (Marqueiro/Cabral) pode atirar foguetes.

Anónimo disse...

Que raio!

Já chateia de tantos J Carvalho, Marqueiro, defensores locais da treta, com interferências de concelhias, distritais, nacionais e o raio que os parta, porque nenhum deles pouco ou nada vale.

Lanço aqui um desafio (até pode ser com alguns filiados politicos dos vários quadrantes). Porque não constituir um grupo independente de pessoas, honestas e idóneas que se candidatem.

Porventura alguém duvida que não ganharia a Marqueiro, Carvalheira, Carvalhos, e outros demais.

Qual é o medo? ainda não perceberam que sendo um deles qualquer, (para isso há que correr com Cabral, pois nunca alinhou)a ganhar o que interessa e esvaziar os cofres da autarquia, obrigar o municipe a pagar mais taxas para salvar a(s) dívida(s) do(s)amigo(s) "Misericódias, Carnavais, Futebois, Etc..."

Demora muito a formar um movimento independente? Há que organizar, alertar consciências, convidar e marcar reuniões, aí, as pessoas acabarão por ir aparecendo.

Não esquecer, que é nos poderes locais que estão as maiores corrupções ( exemplos há muitos pelo país, e estão diáriamente nos Jornais). Aumentam no tempo à medida da continuidade dos compadrios no poder.

Anónimo disse...

O afilhado da Fátima Felgueiras e agora afilhado de Marqueiro, uma vez que Cabral não o deixou ir nas listas do PS para a Câmara escreveu um artigo muito elogioso no Mealhada Moderna a seu respeito. Esta gente só que r é tacho!

Anónimo disse...

Sr anónimo das 17:44 - apoiado! Vamos já todos atrás de si!
Mas a propósito, é verdade: vamos onde? para onde? quem é o sr? Corajoso anónimo!

Anónimo disse...

Quem manda é o Jorge Carvalho. Vai haver votação e ganha o Marqueiro. Depois, como o Miranda Calha e o Afonso Candal, a mando do Jorge Carvalho, já mandaram baixar a bolinha ao Cabral e, este, foi avisado que a política de vamos todos ou não vai nenhum caiu em desgraça lá na nacional, já anda a tentar virar o disco e é se quer ter lá um lugarzito. Mas o resto da companhia não fica: Filó - Tójó e Calhoa, alguns destes vão ser despedidos. Quanto aos presidentes de junta que se cuidem.
O treinador da táctica do vai tudo esqueceu-se do maior ponta-de-lança do PS Mealhada e não o contratou. Erro fatal de Cabral e seus pares ignorarem o maior político do PS: Jorge Carvalho.
Ave Caesar!

Ps: Aposto que o Cabral nem se vai apresentar nas eleições, nem os seus seguidores. Tenho cá um palpite. Estão à rasca e vão procurar acordos.
O gajo do Luso é tramado, mas vai ser apunhalado pelo Marqueiro, aposto também o que quiserem.

Preencham os seus boletins do TOTO PS e entreguem até sexta-feira nos 3 pinheiros.

Anónimo disse...

Quando a opinião de um Miguel felgueiras conta para o PSD está tudo errado. Promiscuidade política foi o jantar de Marqueiro com Carvalheira. O pedido de desculpas do Carvalheira foi escrito pelo Marqueiro. Vê-se ao longe. É hilariante. Diz que só sabe fazer oposição construtiva e dizer que durante 20 anos na Câmara só se fez clientelismo e corrupção é natural.