terça-feira, 24 de março de 2009

Museu do Porco - Casa Quinhentista

O Museu do Porco, situado na Freguesia da Pampilhosa, tem hoje um património assinalável. Este Museu pertence à associação GEDEPA que, ao longo de trinta anos, tem dado um contributo notável à cultura, ao desenvolvimento social, à recuperação de algum património construído e à formação intelectual a todos os níveis a pessoas de todas as idades.
O espólio museológico que constitui este Museu não tem preço, o número anual de visitantes é muito significativo, mas pode ser potenciado a favor do nosso concelho e região.
Transformar este Museu num Museu Municipal, onde a Câmara possa ter um envolvimento ainda maior, parece-me a melhor solução.
A Câmara tem as melhores condições para imprimir mais profissionalismo, poderá com alguma facilidade ter um Quadro fixo de profissionais, que garanta a sua regular abertura ao público e, ao mesmo tempo, a sua conservação, divulgação, restauro e mesmo elaboração de ficheiros. Manifesto esta preocupação porque penso que uma associação, com as verbas que lhe estão adstritas anualmente, certamente são insuficientes para que o Museu possa dar este “salto” qualitativo.

Venho por todos estes motivos propor que a Câmara Municipal avalie com o GEDEPA e com o envolvimento da Junta de Freguesia a melhor forma de passar este património a Museu Municipal.
Apresentei esta ideia para ser apreciada na próxima reunião do executivo Municipal.

3 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ter escrito uma carta ao Primeiro-Ministro (já teve resposta?) sobre a Mata do Bussaco apresenta esta proposta do Museu do Porco. Caro Breda é bom saber que não parou de dar o seu contributo. Falta na Mealhada gente com ideias. Não conheço o Museu do Porco mas fiquei com curiosidade. Parece uma boa sugestão.
AMM

Anónimo disse...

Quando abre o concurso para a Fundação Bussaco?
Vai haver concurso?!

Anónimo disse...

Caro Gonçalo.

Penso ser uma boa ideia.

É um local que deveria ser de referencia obrigatoria no nosso concelho.

Mas caro que as pessoas acharam de maior importancia a CMM dar dinheiro para o carnaval que ajudar no sustento de um progeto destes.

Bem haja e que esta sua proposta "ideia" passe de um post a uma real proposta a CMM.