sexta-feira, 5 de junho de 2009

Agenda 21 local

Na próxima reunião de Câmara estará incluido, na Ordem de Trabalhos, um ponto sobre a Agenda 21 local. Solicitei o agendamento deste tema para que se pudesse discutir o que já foi feito e aquilo que, na minha opinião, se poderá vir a fazer.

3 comentários:

pirandello disse...

Meu Caro Gonçalo, tomei a liberdade de lhe enviar parte de um artigo que escrevi para um jornal local. Com ele, assumi uma acção pedagógica em relação ao conceito e critiquei o poder por nunca ter incluido na sua agenda a abordagem a este tema.Penso que com o texto pode igualmente exercer essa acção de pedagogia porque infelizmente muitos dos nossos politicos quando interrogados sobre o dito conceito nada sabem e concerteza a maioria das pessoas também não. Então ele aqui vai: "Quando se fala em DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, tema sobre o qual, já escrevi neste Semanário, é obrigatório salientar o programa AGENDA 21 LOCAL, visto que este tem vindo a revelar-se um importante instrumento de mudança, nomeadamente ao encorajar as administrações locais a adoptar formas mais integradas e sustentáveis de desenvolvimento.

Este programa, a AGENDA 21LOCAL, (A21 L) resultou de discussões ocorridas no âmbito da Conferencia das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento (CNUAD), que teve Lugar no Rio de Janeiro, em Junho de 1992.
Nessa Conferencia foi assumido que, para se atingir um verdadeiro desenvolvimento, o crescimento económico tem de ser acompanhado de efectivo bem-estar humano, e tem de acautelar os recursos naturais e a qualidade do ambiente.
Daí o conceito de desenvolvimento sustentável promovido pelas Nações Unidas, cujo objectivo é fazer face às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.
Assim, a A21 L, é um programa de acção elaborado de uma forma participativa que visa um maior envolvimento entre poder local e agentes locais nas dinâmicas de desenvolvimento económico, social e ambiental de escala autárquica (infra ou supra-municipal).
Implica, por isso, além da administração autárquica, a participação activa de movimentos cívicos, de grupos de interesse, de empresas, ou seja, dos múltiplos sectores que constituem a nossa sociedade.

A ideia central deste programa é a de que um desenvolvimento local sustentável requer a conciliação entre três dimensões: a viabilidade económica, a preservação das condições ambientais e a defesa do bem-estar social; e requer também a participação dos cidadãos nas decisões.
0 processo de construção da A21 L é, pois, uma oportunidade para delinear estratégias, identificar questões prioritárias e programar acções, enquadrando o contributo dos vários sectores sociais, que deste modo se constituem como par-ceiros na construção do futuro das comunidades locais.

Sendo assim, a A21 L actua como uma ferramenta concreta para formular e implementar medidas, inseridas em politicas de governação local, que resultem de uma reflexão participada sabre as vulnerabilidades e as potencialidades locais, e cuja promoção passe pelo envolvimento, cooperação e co-responsabilização das forças vivas da comunidade local.
A A21L tem a seu programa próprio, mas e também transversal a todos as planos locais ou de incidência local. Objectivamente, implica a utilização de metodologias participativas, onde se confrontam e discutem ideias e projectos, em contínua reformulação e adaptação aos resultados da própria participação pública no processo."

Espero que ache alguma utilidade.

Abraço

Anónimo disse...

Agenda 21 não existe no concelho. Espero que faça boas propostas.
AMM

Anónimo disse...

Finalmente alguém se preocupa com este tema. Agenda 21 local pode ser uma alavanca forte para o desenvolvimento sustentável do concelho.