sábado, 20 de junho de 2009

Director clínico pede demissão.

Luís Teixeira, director clínico do Hospital da Misericórdia da Mealhada, vai apresentar o pedido de demissão do cargo na próxima segunda-feira. Invoca “factos graves”. Luís Teixeira remete as explicações para a reunião geral dos profissionais de saúde da instituição, que está convocada para a próxima segunda-feira. “É de bom senso que os profissionais da instituição que trabalham com a direcção clínica sejam os primeiros a ser informados sobre as razões desta decisão”, esclareceu o clínico. “Na actual conjuntura e dada a gravidade dos factos, a decisão é irreversível”.
João Peres, provedor, pouco adiantou sobre o assunto. “É uma decisão normal”, referiu o dirigente que, no entanto, se mostrou algo surpreso com o facto da comunicação social ter sido informada da reunião da próxima segunda-feira. “A Mesa da Misericórdia também vai estar nessa reunião e também nós o vamos ouvir e depois logo poderemos falar, ou não”, rematou, escusando-se a tecer mais considerações sobre este assunto.
In "Diário de Aveiro"

19 comentários:

Anónimo disse...

Só me admiro é se alguém estranhar esta demissão. E já não é a primeira. Porque será??

Anónimo disse...

João Peres igual a si próprio. Intimista.

Anónimo disse...

João Peres quer meter os amigos e o filhinho em todo o lado e depois é o que dá. O filhinho até no director clínico queria mandar. Filho do provedor e director financeiro. É uma coutada de família.

Anónimo disse...

Com esta resposta João Peres parece querer intimidar o médico. Se calhar está na hora de se saber as razões que levaram o anterior director a demitir-se.
Na Santa Casa fica tudo bem guardado. Morrem de medo.

Anónimo disse...

A culpa é do grafista que, segundo se fala, já diz que manda no hospital. De que tem de ter conhecimento de tudo o que se passa lá.

Anónimo disse...

João Peres fez bem e é um homem corajoso por ter feito o Hospital. O resto não interessa. Se mete os filhos ou a familia a trabalhar não me interessa desde que trabalhem bem.

Anónimo disse...

Será que o antigo Director Clínico se demitiu? Se calhar teve de ser demitido para dar lugar ao actual demissionário...

Anónimo disse...

Afinal, concretamente, qual a posição hierárquica do filho do provedor?

Anónimo disse...

Uma posição inferior à gestora hospitalar. A que recebe para gerir o hospital! Por mero acaso, afilhada

Anónimo disse...

Quando as pessoas estão nos cargos por cunhas e não mérito, os maus resultados estão à vista. É uma pena para o concelho que este investimento seja usado desta forma. Porque não se demite o Provedor do cargo e outro assume estas funções, alguém com pulso e sentido de dever?

Anónimo disse...

E ainda queriam que a Câmara subsidiasse o Hospital. Grande Cabral!

Anónimo disse...

O problema é gerir.

Fácil quando os dinheiros abundam, são de outros e não se prestam responsabilidades
Assim, assim quando temos um produto que vai dando para as despesas
Difícil quando nada disso há e é preciso trabalho, procura de soluções.É aqui que se vêem os bons gestores, mais ainda quando o produto é saúde, aí a porca torce o rabo, a concorrência tem-no a preços mais competitivos, e depois, bem, e depois a paredes meias. Grande falta de imagi..visão, ou gestão?

Anónimo disse...

Aquilo é vergonhoso!!! è o filho, o primo, a afilhada, a amiga, a amiga da amiga , o cão, o gato.... etc... se algum dia se derigirem a algum dos serviços prestados por aquele hospital reparem bem nos funcionários :) são à molhada
"Gestão Ruinosa" já alguém dizia.... e bem

Anónimo disse...

É um pais sem consequencias que temos...o provedor devia continuar? NAO!!! O governador do banco de portugal devia continuar? NAO!!! Quem perde?? Os mesmos de sempre neste caso a dobrar, levam-me os impostos nacionais para financiar o BPN e os autarquicos para o buraco do hospital (500.000 mil euros deu a camara). Depois admiram-se que a historia produza ditaduras ou lideres autoritarios. Não prestam um bom serviço à democracia estes senhores e vê-se como os partidos extremistas ganham posição...CUIDADO em como tratam quem lhes paga...Obviamente demitam-se!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Esqueceram-se do grafista que também lá está.

Anónimo disse...

Alguém me poderá dizer de que forma é que se puderão consultar os estatutos da instituição Santa Casa da Misericórdia da Mealhada?

Duma breve pesquisa que pude efectuar através de sites de inumeras misericórdias, enunciam eles que os seus membros devem Aceitar os princípios da doutrina e da moral cristãs que informam a Instituição e que, consequentemente, não hostilizem, por qualquer meio, designadamente, pela sua conduta social, ou pela sua actividade pública, a religião católica e os seus fundamentos. Dito isto por diversas vezes foi possível observar a religiosidade da possuidora do curso da universidade rasca, segundo reza a estória.

Mas voltando a outra das questões talvez mais pertinentes. Durante o ano transacto, e na qualidade de maior financiador da instituição Associação de Carnaval da Bairrada, cuja Mesa da AG é presidida pelo Provedor, a Câmara Municipal da Mealhada, quanto a mim com toda a legitimidade, mandatou uma SROC para proceder a uma auditoria financeira à instituição, estando em causa o subsídio anual de Euro 100.000. Neste ponto, e tendo a respectiva edilidade procedido à atribuição de Euro 500.000 do seu património financeiro à SCMM, não terá legitimidade para pedir novamente mais uma auditoria de modo a melhor perceber a aplicação de tais fundos?

Se calhar, creio que esta será a altura ideal, para que o Município inclua aquando da atribuição de subsídios, uma averiguação da aplicação desses mesmos fundos.

O Hospital é quanto se sabe, propriedade da SCMM, será do senso comum que a unidade em si reflicta nas contas da SCMM quais os montantes aplicados pela SCMM, e da mesma forma os fluxos gerados internamente pelo próprio hospital. Uma eventual averiguação da gravidade do denominado buraco financeiro seria, e de uma vez por todas, aproveitada para analisar financeiramente a viabilidade do Hospital. Quem sabe se o Grupo Espírito Santo não estaria interssado na sua aquisição (ainda recentemente adquiriu a Clínica de Oiã e um hospital privado em Aveiro).

Ingerência por parte da Direcção Administrativa e utilização de fundos para cobrir outras despesas que não relacionadas com o Hospital. Apesar de não conhecer, quer pessoalmente, e muito menos profissionalmente os visados gestores e administradores. Surge-me a mim a questão, e de acordo com o que tenho lido, será que a mera experiência enquanto estagiários ou apenas académica, conferirá aos mesmos capacidades de gestão, num projecto que desde o ínicio se anteviu de elevado grau de dificuldade em termos de gestão, dado os encargos financeiros subjacentes à remodelação e equipamentos instalados? Possuirão os mesmos poder de negociação e EXPERIÊNCIA adequadas para lidar com instuituições bancárias e fornecedores? Não conseguirão dilatar os prazos médios de pagamento? Encontrar-se-á a ARS do Centro a proceder aos pagamentos dos serviços prestados pelo HMM atempadamente? Isto tudo são questões que a Mesa, enquanto Orgão máximo do HMM se deveria ter colocado a ela mesma, vide http://www.hmmealhada.com/organigrama/organigrama_lg.jpg, e não pensar apenas em escolher a dedo, recorrendo ao habitual neste país à beira mar plantado, ao denominado Dr. Cunha Valente.

Também e para acabar com tudo o que se por aqui passa, já estava na hora de a Unidade de Recursos Humanos indicar qual a massa salarial do pessoal médico e do administrativo para melhor se perceber a questão do seu peso face às restantes despesas.

Talvez uma reformulação nos excelentes gestores da cidade do Cardal, permitirá um regresso à normalidade e bom caminho que a Direcção clínica havia encetado com a conquista de mais serviços e acordos estabelecidos não só com o Ministério, bem como instituições particulares!

Anónimo disse...

Quem é o grafista?

Anónimo disse...

Afinal a/o fã do grafista revela ou não revela quem é ele??? Não é só escrever aqui uma boquitas e nada mais...

Anónimo disse...

que obessão pelo grafista que o amigo do dia 24, às 19.41 tem... porque será?? e o amigo curioso vai ter de esperar pelos próximos capítulos para ver o segredo ser revelado... talvez quando ele chegar a director clinico... como sugere um dos anónimos... Apelidado, segundo reza, por acessor de imprensa,até grafista já lhe chamam... agora pensem... Muito polivalente este grafista!!