terça-feira, 23 de junho de 2009

Hospital em "cheque".

Demissões: Director Clínico (Luis Teixeira), director clínico-adjunto (Adriano Rodrigues), corpo clínico do serviço de urgências, direcção técnica de medicina de reabilitação, serviços de urologia, corpo clínico da ortopedia e anestesista, director técnico da imagiologia.
Razões apresentadas: Sucessivos erros administrativos e de gestão; filtros do bloco operatório que deviam ser substituidos de 6 em 6 meses e que há três anos que não são mudados; o autoclave avariado constantemente; tanque de abastecimento de água tem limos e o cloro residual é quase zero, pondo em causa a água das torneiras; há duas semanas não havia ar condicionado; o sistema informático foi contestado por todos e há informações que podiam ser apagadas; actos cirurgicos comprometidos pelo facto de terem encomendas canceladas por falta de pagamento; situações relativas de recursos humanos, apontando casos de exploração, nos casos concretos dos técnicos de imagiologia; conflitos internos, passando os assuntos de desgoverno e de má gestão a causar problemas clínicos. Gestão ruinosa, falta de estratégia nas compras, uma administração e gestão amadoras e demasiados laços familiares.
Luis Teixeira deixou claro que a Mesa não aceitou as suas condições de se fazer uma auditoria às contas e de ter duas pessoas da sua confiança na administração. Afirmou que vários elementos da Mesa mostraram descontentamento mas que não sabe porque não se manifestam.
Todas estas declarações foram transcritas do Jornal Mealhada Moderna, proferidas por Luis Teixeira na presença (não convidada) do Provedor e da Mesa da Santa Casa em conferência de imprensa.

29 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém tem coragem de falar porque têm medo. Não conheço a reacção do provedor mas duvido que estes médicos estejam todos a mentir. Já o anterior se demitiu por incompatilidades com o provedor. Um é estranho dois é mais estranho!

Anónimo disse...

Alguém me pode dizer o que o filho do provedor faz no hospital? Dizem que é o grande responsável pelo pelouro financeiro. Se é verdade é uma pouca vergonha contratar o próprio filho.

Anónimo disse...

E o provedor? CONTINUA. E a gestora? CONTINUA. Demissões houve mas não as correctas em virtude dos factos para já apresentados. A nosso bem que o hospital continue a funcionar mas por favor com pessoas crediveis e com experiencia de gestão. Como 1º emprego a gestão de tão grande navio é perigoso mesmo reconhecendo capacidades à gestora.

Anónimo disse...

O Provedor para lavar a imagem da Santa Casa e do Hospital devia sentir a obrigação de mandar fazer uma auditoria às contas. Se não for capaz deveria ser obrigado pelos irmãos ou pela Câmara porque já lá meteu muito dinheiro. A inspecção geral da saúde depois das informações que teve agora conhecimento deveria também fazer uma auditoria.
O filho devia ser demitido de ser responsável das contas. A acusação de má gestão devia fazer com que a administração fosse demitida.

Anónimo disse...

Comprar com o dinheiro dos outros não custa nada. O que custa é pagar. A teoria do "alguém há-de pagar" usada pelo Peres não serve em todos os casos.

Anónimo disse...

Pelos factos apresentados....

Mas que bela gestão!!

Anónimo disse...

Quem devia ir para a rua era o Provedor, o filho, a afilhada, e todos os que são coniventes e nada fazem para o impedir de fazer da Santa Casa a sua Casa.

Anónimo disse...

Não se podem esquecer que a Santa Casa dá emprego a muita gente.

Anónimo disse...

Tenho que lá ir pedir um tambem...

Anónimo disse...

Pode ser que a gestora tenha um pouco de caracter e vergonha na cara e se demita.

Anónimo disse...

O Jornal da Mealhada não era um dos mais importantes meios de comunicação da cidade, ou actualmente perdeu esse estatuto. Interessante que na sua versão online, em momento algum seja mencionado estes factos, tal como a demissão do Director.

Anónimo disse...

Ontem passei por uma povoação onde passeava uma idosa acompanhada do seu barrasco, o qual andava a visitar currais das redondezas. Porém ao ver toda a componente física do animal, necessariamente tive de comparar com a situação divulgada pelo sr. Director, foi necessário vir alguém de fora da cidade com uns grandes "cojones", para alertar esta situação por todos observada e por ninguém divulgada.

Anónimo disse...

http://ncastelacanilho.blogspot.com/

Não explica tudo, mas dá para compreender. De certeza que quando os vossos pais morrerem, não vão trabalhar pelo menos dois ou três dias.

Anónimo disse...

Demissões!!!

Será q a gestão está assim tão mal ou haverá control a mais sob quem não queria ser controlado?
Nunca se deve cuspir no prato em q se comeu a sopa.

Anónimo disse...

Qto aos "cojones", quem os tem no sítio é o Sr. João Peres. Seria o interesse substituí-lo por outro?
Para trabalhar esteve cá ele , e agora querem o pódium.......Tenham calma......

Anónimo disse...

Será um problema de gestão do hospital?
Eu diria antes, isto é política!!!

Anónimo disse...

Tem piada o caro anónimo. Controle a mais...Vê-se como foi no carnabal quando se fez a auditoria, no desportivo, etc. Onde está o peres o controlo é nulo, quando há o resultado vê-se...

Anónimo disse...

Pódium? Só se houver campeonato para hospitais privados com mais dividas...
Valha-nos Santo António!

Anónimo disse...

O que vale é que a desculpa da política serve para tudo. Que eu saiba nem os médicos nem o João Peres é candidato a nada.

Anónimo disse...

Meus senhores, se houvesse bom senso, ninguém mais devia recorrer ao hospital, era assim obrigado a fechar as portas.

As autoridades inspectoras da saúde e das finanças deviam fiscalizar aquilo.

O provedor devia ser demitido, bem como outros que o rodeiam e que fazem que trabalham, mas só estão à mama.

Anónimo disse...

Valha-me Deus!

As barbaridades que se dizem, todas as localidades lutam para terem CEntros de Saúde.
A Mealhada tem um Hospital com todas as condiçoes e ainda temos pessoas a apelarem para o encerramento do mesmo.
Perdoai-lhe Senhor que não sabem o que dizem e muito menos o que fazem.

Anónimo disse...

Será que os que não dão a cara ,é que que não andam à mama?


Está na altura de mudar de tema.

Anónimo disse...

O JM até saiu 1 dia mais tarde, a desculpa do obito de um familiar não é desculpa, pois em situação similar tal não aconteceu. Mas o furo jornalistico foi anedótico, afinal anunciaram quem não quis o lugar.

Anónimo disse...

Tenham vergonham! O Dr.Peres sabe o que faz.

Anónimo disse...

Sempre soube...Vejam como está quem depende dele...Sem margem de manobra...

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

O JM até saiu 1 dia mais tarde, a desculpa do obito de um familiar não é desculpa, pois em situação similar tal não aconteceu. Mas o furo jornalistico foi anedótico, afinal anunciaram quem não quis o lugar.

25 de Junho de 2009 12:14"

Canilho, há gente muito mazinha e pouco tolerante, mas sei, e fá-lo bem, não dás muita importância. Muitos dirão que se fossem eles o jornal sairia no dia, outros que fariam o mesmo que tu e a Sra. Isabel fizeram, só que isto não deve servir para insultar ninguém muito menos nestes funestos momentos. Paciência, é o mundo que temos! Com os políticos/governantes passa-se o mesmo (do BE ao PP), mal aparecem são logo troçados (e não só!) na praça pública, geralmente (diria: mais de 90%), por pessoas intelectualmente inferiores que se lhes propusessem para substituir "o político" jamais o queriam. Vivam a vida, mas com mais paz de espírito.

Anónimo disse...

Quando não se consegue chegar "la acima" por merito proprio...deixa de se olhar a meios para atingir fins....foi o q o sr dr fez....tinha o caminho barrado pelas tais incompetentes....nao conseguiu ultrapassa-las....toca a deitar tudo abaixo!!!
A gestao é q colocava a saude dos doentes em risco????....qd ele como responsavel do bloco operou la ate a vespera....num bloco sem condiçoes?????meu deus.....quem é q colocou em risco a saude dos doentes?????q clinico é este????

Anónimo disse...

Foi o clinico que conseguiu os acordos mais importantes para o hospital, enquanto as gestores andavam a brincar aos hospitais...

Mas elas não se pronunciam?

Se calhar ainda estão alienadas do que se passou

Anónimo disse...

Porque é que será que a Administradora do Hospital nunca deu a cara? tem medo?? nem teve uma palavra a dizer em defesa do bom nome do hospital, na imprensa... tem que ser o padrinho a defende-la, e a defender a instituiçao... até nisto se vê a boa gestao!!