terça-feira, 21 de julho de 2009

Gripe A H1N1

Amanhã, em reunião de Câmara, irei apresentar um conjunto de preocupações e algumas soluções/sugestões para que a Câmara Municipal da Mealhada elabore um Plano de Contingência Municipal para a Gripe A H1N1.
Devem ser tomadas medidas preventivas no sentido de poder vir a enfrentar situações de faltas e baixas dos funcionários, na sequência de doença ou quarentena. Estudar quais os serviços essenciais, em termos de operacionalidade. Deverão ser analisadas quais as alternativas possíveis em caso de um aumento das faltas, nomeadamente como manter a continuidade de serviços, quais os serviços mínimos a assegurar e como analisar a questão das baixas médicas neste quadro.
Deve ser igualmente preparado um plano para a população em geral, estando prevista a divulgação de "medidas de auto-protecção" a escolas, juntas de freguesia e outras instituições públicas, privadas e associativas através de folhetos da Direcção-Geral de Saúde. Divulgar informação através do Boletim Municipal e outros meios complementares.
Esta iniciativa passa sobretudo pela organização da autarquia de forma a poder funcionar, se necessário, com metade dos funcionários que garantirão os serviços dos quais a população não pode prescindir.
O Plano de Contingência deve contemplar ainda medidas de defesa dos trabalhadores, como o uso de máscaras e a limpeza e a distribuição de produtos de higienização das mãos.

5 comentários:

Pedro Costa disse...

...e deixar bem claro de quem é a responsabilidade de pagar aos funcionários durante os periodos de quarentena: se da Segurança Social se do empregador.

Anónimo disse...

A prova em como a oposição pode ter um papel importante. Apresentando propostas equilibradas e de bom senso obviamente que merecerão a concordância de todos. O papel da oposição nãõ é estar sempre do contra. É apresentar alternativas.

Anónimo disse...

Essa preocupação que vai manifestar é mesmo muito importante. As pessoas ainda não se aperceberam do que pode acontecer.

Anónimo disse...

Os melhores produtos para a higienização das mãos, são a água e o sabão.
Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, em especial depois de manipular material suspeito.
A água e o sabão são mais eficazes e mais baratos do que o álcool e os antisépticos.

Anónimo disse...

Tamiflu
Cápsula. Uso oral. Caixa com 10 cápsulas. Pó para suspensão oral. Caixa contendo 1 frasco com 30 g de pó + 1 seringa dosadora + 1 copo medida + 1 adaptador.

Informações sobre Tamiflu
Mecanismo de acção O fosfato de oseltamivir é uma pró-droga do carboxilato de oseltamivir, um inibidor potente e selectivo das enzimas neuraminidase do vírus da gripe, que são glicoproteínas encontradas na superfície do vírion. A actividade da enzima viral, neuraminidase, é importante tanto para a entrada do vírus em células não infectadas quanto para a liberação de partículas virais formadas recentemente de células infectadas e a expansão posterior do vírus infeccioso no organismo. O carboxilato de oseltamivir inibe a neuraminidase do vírus da gripe de ambos os tipos: Influenza A e B. As concentrações inibitórias in vitro encontram-se na faixa nanomolar inferior. O carboxilato de oseltamivir também inibe a infecção e replicação in vitro do vírus da gripe e inibe a replicação e patogenicidade in vivo do mesmo. O carboxilato de oseltamivir reduz a proliferação de ambos os vírus da gripe A e B pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas.

Indicações de Tamiflu
Tamiflu cápsulas Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em adultos e crianças a partir de 8 anos de idade, ou com 40 kg ou mais de peso corporal, que sejam capazes de ingerir cápsulas. Tamiflu Pó para suspensão oral Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em crianças entre 1 e 12 anos de idade.