quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mandato 2005-2009

O executivo eleito em 2005 reuniu pela última vez. Uma reunião breve mas suficiente para registar momentos que me fizeram sentir a satisfação de dever cumprido. Mesmo sabendo existirem divergências quanto à visão, às prioridades, à postura perante a sociedade envolvente, sempre entendi que todos devemos concertar esforços tendentes à afirmação do nosso concelho, à promoção da qualidade de vida das nossas populações e à concretização de uma gestão eficiente e rigorosa dos recursos públicos do município. Deixo uma palavra especial de gratidão a todos os que me acompanharam e a todos os munícipes que me dirigiram palavras que nunca esquecerei. A todos os que sempre me incentivaram deixo uma certeza: tudo farei para continuar a contribuir para o crescimento do nosso concelho porque é um sonho que tenho e que não abandonarei nunca.

17 comentários:

Anónimo disse...

Sim já acabou......
Esta analise do executivo até parece que estava á frente do mesmo, que se saiba era representante da minoria com muitas confusão pelo meio, mas, também algum trabalho, a passagem a cidade da Mealhada, e o Parque da Mealhada, penso que devia chamar mais a si o merito.
Mas também a analise demonstra quase já uma candidatura para dentro do seu partido, é voçe e o Marqueiro já estão a ver se apanham os lugar, se bem que no seu caso penso que deve mas sem fazerem uma divisão total dentro do partido, e procure pessoas novas, pois esses nomes todos que se fala está tudo saturado e visto negativamente perante a maior parte da população.....

Egídio Peixoto disse...

Como munícipe eu só lhe posso agradecer todo o seu trabalho e empenho que dedicou à Mealhada. Obrigado!...
Tenho pena que os que vem do lado do PSD como vereadores não consigam ter a mesma capacidade que o Gonçalo teve nestes quatro anos, mesmo em condições muito adversas criadas pelo seu próprio partido.
Espero sinceramente e a bem do debate politico local que volte muito breve.
Obrigado Gonçalo por servir a Mealhada.

Anónimo disse...

Adeus Gonçalo! Nunca desistas dos teus sonhos e lembra-te que dar o primeiro passo, proferir uma nova palavra, é o que as pessoas mais temem. Quando nos deixamos conduzir pelos sonhos, podemos reescrever a nossa história e construir janelas inconscientes que arejam a nossa emoção. A nossa persistência deixa os nossos adversários confusos e com os nossos sonhos contagiamos os nossos companheiros de luta. Lembra-te de ABRAHAM LINCOLN que foi o presidente que emancipou os escravos do seu país e foi, também, um dos grandes poetas da democracia moderna e dos direitos humanos. Um homem que, apesar de todas as crises e das incontáveis frustrações nunca desistiu dos seus sonhos. E porque é que te falo em ABRAHAM LINCOLN? Amigo Gonçalo, ele fez a diferença no mundo. Nunca desistiu dos seus sonhos porque viveu um dos diamantes da psicologia: o destino não está programado nem é inevitável. O destino é uma questão de escolha.
Não deixes que a tua emoção se torne um céu sem estrelas e nunca penses que não há flores nos solos da vida. Aprende a ouvir com o coração e, como Montaigne, o acutilante pensador francês, interioriza que não há nada mais tolo do que conduzir-se sempre em obediência a uma mesma disciplina. Encontra a verdadeira liberdade que é aquela que se esconde no âmago do teu ser. Não te conformes nunca, porque o conformismo é o carcereiro da liberdade, o inimigo do crescimento. Nada é tão belo como reconciliarmo-nos com os nossos sonhos. Nada é tão triste como desistirmos deles. Quem sonha não encontra estradas sem obstáculos, lucidez sem perturbação, alegria sem aflição. Mas quem sonha voa mais alto, caminha mais longe. Foi Voltaire que disse que os sonhos e a esperança foram-nos dados como compensação às dificuldades da vida. Eu sei, Gonçalo, que ferve dentro de ti a injustiça que te fustigou por gente incompetente como o Gaius e outros, mas sei que vais continuar a sonhar, porque sabes que sem a tua ambição que é legítima, sem os teus sonhos e ideais, as pedras do caminho tornam-se montanhas, os pequenos problemas são insuperáveis, as perdas são insuportáveis, as decepções transformam-se em golpes fatais e os desafios em fontes de medo.
Aqui te deixo os meus parabéns pelo teu exemplar comportamento com que, ultimamente, nos brindaste na CMM. Há factos que jamais esqueceremos e que nos irão acompanhar por toda a vida, pela sua luminosidade, lucidez e atemporalidade. Parabenizo o teu trabalho pela abordagem apaixonada, mas absolutamente coerente,com o teu modo de estar na vida política, pela originalidade, ousadia e o grande "eureka" de abordares assuntos tão delicados como, por exemplo, a questão do Parque da Cidade, sendo o referencial da tua personalidade. Ganhaste o meu respeito e admiração.
Até sempre!

Anónimo disse...

Post Scriptum: Espero,sinceramente, que me deixes comentar algo sobre a missiva que te enviou o Muito Ilustre Dr. Mano Soares, especialista em Pediatria Médica pela Ordem dos Médicos e pelo Hospital Pediátrico de Coimbra, com formação pós graduada e avaliação do Neurodesenvolvimento nos recém-nascidos de Alto Risco em Lausanne - Suiça, sendo Assistente graduado de Pediatria no HPC e Intensivista na UCI do HPC e, também, responsável pelo seguimento dos recém-nascidos de Alto Risco até 2008.
Este Mestre da Pediatria está muito longe de ser um Mestre da Escrita e é uma pena vê-lo definhar em matéria política para a qual não se encontra vocacionado, porque não percebe a importância de uma comunicação mais profunda para arranhar um pouco do céu e trazer um pouco de atmosfera de lá para os homens tristes, ansiosos, depressivos, angustiados, que andam sem rumo buscando a felicidade na sua porta. Neste contexto, é um pseudopolítico sem conhecimento, arrivista, boçal, sem lucidez e não tem técnica para impressionar e ajudar pela positiva. Esquece-se que há vida e emoção por trás dos palcos políticos e que é preciso mudar assim o papel da sua história, sem maquilhar vítimas, sendo gerador de consensos, dando a oportunidade de errar e começar tudo de novo, gerando qualidade de vida o que torna tudo mais suave. É preciso reflectir e estudar os números. Mil cento e sessenta votos para para o PS e apenas quatrocentos e onze para o PSD na Pampilhosa, para a Assembleia Municipal, dá que pensar. Dá ou não dá, Gonçalo? Não ganhar em nenhuma freguesia para a Assembleia Municipal, dá que pensar. Dá ou não dá, Gonçalo? Dar uma entrevista ao MM cheia de anglicismos esquecendo que mais de 90% (no mínimo) da população do concelho não sabe o que significam, dá que pensar. Dá ou não dá, Gonçalo? O Povo é soberano e não escolheu uma maioria PS tão acentuada, porque este mandato foi mau e que o próximo será igual, onde nada de relevante se passará! Frustração, mau perder, fragorar? Foi um estrondo fortíssimo, lá isso é verdade.
Melhores dias virão, mas sem ressentimentos, sem humilhações, digo que este Senhor faria um grande favor à democracia e ao trabalho autárquico, se deixasse em paz todos os membros que irão ser empossados para as Autarquias Locais.

Conta-Corrente disse...

Peço aos queridos leitores e comentadores deste Blog que moderem um pouco os comentários e que não tenham a tentação de misturar questões políticas com profissionais ou mesmo pessoais.
Melhores cumprimentos
GBM

Anónimo disse...

Parabéns Breda Marques fez um bom trabalho. E permita que lhe diga que valorizei a sua opção de se afastar das tais questões pessoais e ataques pessoais aos membros do executivo do PS. Não valem nada esses ataques. Só penalizaram o PSD. O concelho fica-lhe grato pelas suas propostas e pelo nível que quis trazer para a política. Esperemos que o seu afastamento não seja por muito tempo poque o concelho precisa de pessoas integras e com credibilidade. É um jovem com experiência e ideias que fazem falta ao nosso concelho. Ganhou um admirador. Cumprimentos.

Anónimo disse...

O Gonçalo consegue escrever auto-elogios de peso. Ainda não está ao nível de um Jorge Carvalho, mas para lá caminha.

Anónimo disse...

Calma aí. O poeta sou eu. O Breda sabe de política e eu sei de poesia.

Anónimo disse...

Para se estar ao nível do Jorge Carvalho é preciso estudar muito, muito, muito. E ainda por cima ele tem a ajuda do filho um jovem a caminho do mestrado. Gosto muito do Sandro e do Jorge Carvalho.
AF

Anónimo disse...

Jorge Carvalho as iniciais de Jorge Carvalho são JF e não AF. Aprende que eu não duro sempre.
AS Ambrosio Sequeira

Anónimo disse...

Caro Gonçalo Breda Marques a apreciação do seu trabalho enquanto autarca é naturalmente positiva.
Bairros Sociais
Baixa de impostos
Mata do Buçaco
Mealhada cidade
Casas degradadas
...
Apreciei as suas propostas e apreciei ter estado contra o LUSO e Pampilhosa cidade. Teve coragem e foi sério.
E sou daqueles que também entende que não se ter misturado nos ataques pessoais e até ter votado a favor de certas propostas do PS só o valorizou.
O PSD que lhe voltou as costas não presta. Só pensam nos lugares mesmo sem terem categoria para eles. Vivem da intriga e dos interesses.

Anónimo disse...

As iniciais de de AF são Ambrósio Ferreira e continuo a dizer para se estar ao nível do JC é preciso estudar muito.

Anónimo disse...

Caro Breda Marques. Como apoiante da ideologia do PPD/PSD rendi-me à oposição nas eleições autárquicas face ao descrédito absoluto dos candidatos escolhidos para representar o partido nas eleições autárquicas (francamente não cheguei sequer a perceber as linhas orientadoras do programa, se é que existiam). Acresce a isto o não cumprimento das quotas para a presença de mulheres nas listas, e a justificação que foi apresentada, que considerei vergonhosa e só pode partir de pessoas que não percebem que esta é uma medida positiva transitória de favorecimento do género feminino enquanto não se assiste a uma mudança cultural efectiva que propicie a paridade entre homens e mulheres na política e na sociedade. Só espero que o Breda seja o próximo candidato à Câmara Municipal pelo PPD/PSD nas próximas eleições, porque realmente não pretendia votar na oposição durante muito mais tempo...

Anónimo disse...

GBM.....és politico, mas tens de analisar bem todos os dados, pois quem quiser fazer do PSD da Mealhada Forte têm de conseguir acima de tudo unir as pessoas, tem de fazer limpezas e procurar caras novas, e olha que nas listas de candidatos pelo PSD destas eleições, há pessoas que podes aproveitar, convidar, mesmo que ainda não sejam filiados, analisa bem as situações......se queres conseguir com força e calma não te precipites pois tens de ter uma equipa muito diferente daquela que as pessoas estão habituadas, os nomes que se andam para ai a falar, Pires, frias, Marques, pinheiro, etc etc.....tudo isso têm de sair.....
Cara novas é que é preciso, e efectuarem um trabalho desde já durante estes anos todos....-....

Anónimo disse...

Aproveitem, das listas de Candidatos, Leonor da vacariça, Ines Gomes, Bruno Coimbra, Pedro Duarte, Carla Lima, Rui Oliveira, José Pires....e pouco mais são caras novas para renovar o partido.........

Anónimo disse...

Aproveitem em cativar caras novas independentes que deram a cara pelo PSD,,,não os deixem fugir ou pior ainda ir para o PS.......

Anónimo disse...

e preciso renovar elaborar um grupo coeso e forte...caras novas...ideias e nada de individualismos.......
Eu não tenho partido politico simpatizo com o PSD....mas é esta a minha ideia e numa situação bem falada e bem deliniada até era homem para analisar e pensar em entrar assim num grupo de trabalho........