quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jorge Carvalho - Nobel da poesia e da coerência.

Jorge Carvalho em artigo de opinião (Jornal da Mealhada) a propósito da tomada de posse escreve o seguinte: "Não contive a emoção num local privilegiado onde senti uma alma sublime que gemeu, gritou e se estorceu nos paroxismos da paixão, uma alma imensa, sedenta e desvairada, feita de retalhos de almas, de todas as almas sofredoras que vivem a eterna das emoções raras".
"A política do nosso Presidente da Câmara é feita com a devoção de quem cuida de um pequeno pássaro, de quem rega um jardim de rosas, e de quem cultiva a mais límpida e pura amizade".

48 comentários:

Anónimo disse...

Devia concorrer aos ídolos.

Anónimo disse...

É um homem culto, estudioso e dedicado. Para ele o partido está sempre em primeiro lugar. É sempre um injustiçado pelo seu partido, mas nunca tem decepções, pois a quem só espera sofrimentos, a mínima alegria o surpreende.Um jornal deste concelho (MM), um dia colocou uma questão ao ex-vereador Ferraz da Silva, perguntando o que é que ele pensava do seu camarada Jorge Carvalho. A sua resposta foi concisa:
- "É um operário do Partido!"

Anónimo disse...

Parece uma anedota. Vou ter que ler esse artigo.

Anónimo disse...

Breda diga por favor que não é verdade....

Anónimo disse...

ahahahahahhahahaahah

Anónimo disse...

O meu amigo Jorge está acima da média. Ninguém escreve como ele. Ninguém se dedica tanto ao Luso como ele. E sem nunca ganhar nada em troca.

Anónimo disse...

Quem devia ser o Presidente da Assembleia Municipal devia ser o Jorge Carvalho. É o Manuel Alegre do concelho.

Anónimo disse...

Jorge conta com os teus verdadeiros amigos. Os Lusences ainda te vão dar o que mereces. O PS não te tem dado o valor que mereces.

Anónimo disse...

Mais uma analise de "idiotas", para quem não sabe pessoas com ideias, ou que pensam ser, pois esrever e saber o que se escreve há uma grande diferença.....

Muito Bem visto Gonçalo Marques.

R.O.

Anónimo disse...

O homem é louco.
E como qualquer louco digno desse atributo, não tem consciência. Nem de si próprio, nem dos disparates que diz e que escreve. Antes pelo contrário: julga-se, naturalmente, uma sublime estrela cintilante!
Paz à sua alma, que bem precisa, tão sofredora que anda, carregando com todos os males do mundo inteiro!

Anónimo disse...

O Jorge Carvalho é o futuro do PS. Vamos trabalhar para isso. O concelho precisa dele.

Jorge Carvalho disse...

Só agora, neste momento, vim dar um "passeio" por estes blogues. Com eles aprendemos sempre alguma coisa. Respeito os meus adversários políticos, concordo com muitas das suas ideias e sei que muitas vezes temos desejos que são impulsos, muitas vezes superficiais que não resistem às dificuldades da vida. Por vezes temos sonhos. Sonhos são projectos de vida - nós crescemos ao ritmo e à medida dos nossos sonhos, pois eles oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e de sentido. Falo com humildade para vos dizer que o passado é sempre reconstruído no presente com microdiferenças, porque se relê no presente o passado num processo contínuo, indicando que há uma revolução criativa em cada ser humano.
O Senhor Breda Marques refere-se, neste pequeno texto, à coerência.Mas será que ele sabe o que ela significa? Será que ele sabe que o pior do homem público é quando ele sempre opta pela conveniência sacrificando a coerência? Será que ele sabe que a coerência é a chave para encontrar a liberdade de todos nós? No pensamento Oscar Wilde a coerência é a virtude dos imbecis.Se alguém andou a construir castelos no ar, não deve ter vergonha deles. Estão onde devem estar. Agora tem de construir os alicerces, porque nada foca melhor as nossas mentes que a constante imagem de um concorrente que nos quer eliminar do mapa.
Faz parte da minha idiossincrasia lutar sempre pelos meus ideais e lembro-me sempre da diferença entre contribuição e comprometimento . O Senhor Breda Marques tem que entender a questão do toucinho e dos ovos . A galinha faz uma contribuição. O porco compromete-se. Eu tenho muitas relutâncias em me comprometer em muitas situações, principalmente quando não me conseguem minudear o que verdadeiramente pretendem.
Já fui enganado muitas vezes? Fui, claramente que fui. Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas.
No meu Partido vão continuar a haver pessoas ambiciosas, como é natural. Afinal, quem
e que não traz na cabeça um grãozinho de ambição. Anda por aqui sempre um "blogueiro" - que até é "proprietário" de um blogue - que adora citar Maquiavel, aquele ilustre pensador que dizia " A ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade presente, não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela". Eu penso que ambição é louvável quando acompanhada pelo desejo e pela capacidade de fazer felizes os outros, por isso sou enganado, porque, na verdade, raramente isso acontece. Mas quando acontece, salta sempre à vista a minha coerência.
Quanto ao Prémio Nobel do Senhor Breda Marques devo lembrar-lhe que o Alfred Nobel foi considerado como "mercador da morte", porque um jornal francês foi erróneo ao noticiar a morte do seu irmão Ludvig, por sua culpa.
Com o Prémio Nobel premeia-se aqueles que servem o bem da Humanidade. Se essa foi a intenção do Digmo. Senhor Breda Marques em relação à minha pessoa, permitir- me-á que lhe diga que duvido das suas intenções.Estou tão familiarizado com a hipocrisia que a sinceridade de alguém parece-me sempre um sarcasmo.A melhor filosofia, relativamente à sociedade, é a de aliar, a seu respeito, o sarcasmo da satisfação à indulgência do desprezo.
Quero aqui agradecer aos meus Verdadeiros Amigos, aqueles que me defendem em blogues e em outros lados, que jamais esquecerei a vossa estima e bondade. Para aqueles que sempre me querem amaleitar, tenho a dizer-lhes que não me fazem mossa as vossas supostas estocadas e nunca são perenes na minha mente os ataques gratuitos com que me presenteiam. Não tenho tachos, nunca os tive e tenho rejeitado muita coisa ao longo da minha vida, prejudicando até os meu filhos e o meu bem-estar, por ser fiel e coerente com os compromissos assumidos e a palavra dada. Para vós aqui deixo esta frase: A inveja nada mais é que o ódio à superioridade.
Façam o favor de serem todos meus Amigos. Quanto ao Muito Ilustre Senhor Breda Marques, se entender galardoar-me com um Nobel, distinga-me com o da PAZ!

Jorge Carvalho disse...

Sei o que escrevo, não sou idiota e tenho muito orgulho em dedicar-me, nos últimos anos, à leitura, na tentativa perene de adquirir cultura para que isso me torne um ser mais sociável, porque a cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem.
É por isso que sei muito bem que hão-de sempre existir R.O. das 13h e anónimos das 13h18. Metem dó!
Ao Ilm.º Senhor Breda Marques, que acha que é factível consentir aqui no seu cantinho os impropérios falaciosos destes indivíduos com falta de aspermia cerebral que não produz nada de especial a não ser asquerosidade, devo informá-lo que nunca se atribuiu o Prémio Nobel da Poesia, mas sim da literatura, paz ou da diplomacia, química, fisiologia ou medicina e física.
Não invente!

Anónimo disse...

Coerência deve ter mesmo a ver com o facto de antes dizeres que o Cabral não valia nada e agora dizeres que é um Deus.
Um Lusence atento e teu amigo.

Anónimo disse...

Caro Breda e o prêmio Nobel da estupidez? Existe?

Anónimo disse...

Caro Breda podia ter atribuido o prêmio Nobel da Parvoice. Este senhor que se faz passar por intelectual da treta nem sabe o que diz. Falava mal do Cabral e agora diz que faz politica como se estivesse a tratar de rosas? Ou de pássaros? Deve pensar que está tudo tolo.
Já com Marqueiro fez o mesmo. Era muito mau mas depois apoiou-o.

Anónimo disse...

Jorginho tu dás vida e animo aos blogs. Obrigado por existires. Já não me ria assim há muito tempo.

Anónimo disse...

Uma pessoa pode dedicar-se á leitura e nunca ser um bom escritor, primeiro Ponto.
Segundo, o saber escrever é uma coisa o saber enquadrar numa situação a escrita que realizamos é outra, assim como, para quem escrevemos, pois a escrita foi feita para ser absorvida e compreendida no contexto que ela se insere.
Sr. Jorge carvalho a sua escrita existe mas é preciso pensar inquadra-la para a sociedade. Pois é impensável O Presidente da Câmara ser minimamente comparável a uma límpida e pura amizade, pois em relação a esta nada na vida se compara.
Com todo o respeito Sr. Jorge carvalho.

R.O.

Anónimo disse...

Mas Afinal porque é que o Sr. Breda não pode inventar o Prémio Nobel da Poesia, sim sabemos que existe o da Literatura, mas No seu Artigo de Opinião também Não Inventou, situações impossiveis de coexistir....

Jorge Carvalho disse...

Eu apoio quem eu quiser e quem me apetecer. Até me posso apoiar a mim próprio. Não seria a primeira vez que exerceria as funções de Presidente da Concelhia do meu Partido. Quanto ao intelectual (nunca o fui, não o sou e nunca o serei) com tretas ou sem tretas, quero ser apenas o Jorge Carvalho de LUSO, com todas as suas virtudes e defeitos comuns a todos os mortais.
Se eu falei que o Presidente Carlos Cabral faz política como se estivesse a tratar de rosas, lá terei as minhas razões. Sempre disse e afirmei que Carlos Cabral e Rui Marqueiro são os dois melhores activos políticos do PS MEALHADA e volto aqui a afirmá-lo.
Agora quanto a apoios, tanto posso hoje apoiar A, como posso amanhã apoiar B. É um problema que só a mim me diz respeito. Porém, nunca esqueçamos de uma coisa muito importante: Eu apoio, princialmente, o PS, porque sou, com muito orgulho SOCIALISTA dos verdadeiros, nunca dos tachos, panelas e gamelas. E isso é reconhecido por todos na nossa GRANDE FAMÍLIA SOCIALISTA.

Jorge Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Sexto mandato consecutivo na Junta de Freguesia de Luso, com cinco vitórias por maioria é obra. Grande Jorge não ligues a estes palermas. O Luso precisa de ti.

Anónimo disse...

Grande texto do Jorge Carvalho assim como aquilo que vem escrito na tomada de posse da Junta do Luso.
Os comentários dos blogues aumentam e os jornais vendem mais quando o Jorge Carvalho intervém.
Este homem é um grande político e é um sábio. Os homens do PS andam todos a dormir porque não aproveitam as qualidades deste homem. Para mim é um dos melhores do concelho, passa é despercebido porque não é ambicioso e não exige nada. Não concordo com a forma mal educada como aqui alguns o tratam mas a culpa é do dono do blogue que consente tais comentários.

Anónimo disse...

Tem razão o Breda só devia publicar os comentários que dizem bem do nosso Jorginho.

Anónimo disse...

Palavras para quê?
Os textos denunciam claramente o seu autor.
JC reincide em autojustificações que nada justificam. Pelo contrário: denunciam a sua insalubridade mental. Tem muitos apoiantes? Pois tem. E o que é que isso conta? Não é verdade que todos os grandes loucos que já passaram por este mundo sempre tiveram multidões de apoiantes? A sua loucura explica a insólita exposição ad nauseum da sua auto convicção de que está muito à frente do seu tempo. Mas não se dá conta do primarismo da sua argumentação, nem do hilariante ridículo em que incorre quando protesta o seu mais puro desapego por todo e qualquer ganho pessoal, tampouco daquilo que é o espanto boquiaberto de quem lê os textos em que JC expõe tão desnudada e desnecessariamente alguns factos da sua intimidade familiar, que merecem um sagrado respeito de todas as pessoas bem formadas, mas que JC reiteradamente reincide em não guardar só para si, muito bem guardados, no altar do seu eu interior.
E já que pede que sejamos seus amigos (conta com toda a minha amizade possível, sem ser necessário pedi-la), permita-me que lhe dê um conselho de amigo: pense. Pense bem e procure discernir se aqueles que diz serem seus amigos e apoiantes, não serão afinal amigos da onça, ou os seus algozes, que afinal o que querem é puxar por si, pela sua loucura, e vê-lo atascar-se ainda mais. É que, caro amigo JC, quanto mais escreve mais erra. Não conheço escritor algum que se atreva, tal como o Sr o faz, a gabar-se de que lê tanto como o Sr diz que lê (e o que é que temos a ver com isso?), que absorve cultura como o mata-borrão tinta (como se se tratasse de um mata-borrão já muito bêbedo de tinta, mas ainda com uma capacidade infinita de absorver toda a dita do mundo), e que é um ás da escrita, tal como o Sr o faz, reiterada e despudoradamente. Talvez inconscientemente, seja o termo mais aplicável - os loucos não têm, efectivamente, consciência daquilo que fazem.

Anónimo disse...

Jorge o PS está contigo. Contamos contigo. Se não fosses tu dar a volta a volta às bocas foleiras do Homero sobre a Lameira, o Miro tinha ganho. Mas tu no Luso consegues ter o apoio que o Homero não tem. O PS deve-te muito e o Cabral e o Marqueiro são uns ingratos para contigo e nunca te deram o valor que tu mereces.
C.R.

Anónimo disse...

Parece que acerca deste assunto, já no amoteluso, num post prévio às eleições autárquicas e em tom de análise dos programas e conteúdos de cada proposta à JFLuso, já alguém havia feito um balanço deste tipo de posturas. Foi vê-lo desancar no sr. Homero Serra, dizer mal a torto e a direito, nos blogs e em vários locais públicos do Luso e não só.
Acerca do Cabral, bom, os jornais falam por si. Agora, depois de uma mão cheia de nada e outra vazia, agarrou-se, qual lapa, à única coisa que lhe sobrou. Secretariar já não é mau.
Pelos vistos este Senhor, poderia muito bem ser alguém no concelho, pena é que sempre que não tem argumentos, se vitimiza com a morte do filho (facto triste, que todos lamentamos mas que apenas deveria fazer com que o interveniente se tornasse mais humano e não o contrário). Se a milha filha falecesse amanhã por qualquer razão, isso não seria uma desculpa eterna para as idiotices que iria cometer pela vida fora. É de muito mau gosto.
As posturas que este senhor assume só denotam uma profunda doença do foro psiquiátrico que urge tratar antes que pratique algum acto involuntário contra si próprio. A credibilidade das pessoas mede-se pela sua coerência e não pela quantidade de palavras lidas no dicionário que se conseguem enfiar numa frase.

Anónimo disse...

O Jorge Carvalho é muito importante no PS.
O amigo Cabral também concorda, mas prefere que ele fique lá pelo Luso.
6 mandatos e ainda estás no Luso!!!!!
Ó Jorge! vê lá bem a ascensão do Calhoa!!!!

Anónimo disse...

Prémio NOBEL

Pelo que conheço do Jorge Carvalho.
O prémio deverá ser entregue ao tal "DR. ou futuro Mestre".
Parce ser mais coerente com a escrita.

Anónimo disse...

E tu Breda Marques és o Nobel de quê? Quem te atribuiu tão valioso galardão foi o Carvalheira, o António Manuel, o Peres, o Carlos Marques, ou o Nuno Canilho? Foi o Nobel da Coerência?

Anónimo disse...

Fuja Breda desses senhores que quase o arrastavam. Peres, Carvalheira, Carlos Marques são o enterro do PSD.

Anónimo disse...

A inveja e a dor de corno é que os fazem falar. Jorge tu és superior a tudo isso e vai em frente porque tens aqui a tua gente.

Anónimo disse...

Jorge pergunta ao anónimo R.O. das 16:23 do dia 4 o que é inquadra-la??????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!

E ainda andas a dar paleio loucos? Vê quantos comentários tem este post e quantos têm os dois do Miguel. Estamos contigo e com os teus ídolos nunca o esqueças. Os loucos são pediatras de assembleias. Convence mas é o Sandro a ser o próximo presidente da JS.
O teu grande amigo da Pedrulha deseja-te muitas felicidades. Não ligueeeeeeeesssss. Já te dissemos montes de vezes. Andas a gastar a tua sabedoria no conta corrente, não ligueeeeeeeeeeeeeeeeeeesssss.

Anónimo disse...

34 comentários. O Jorge Carvalho é o maior político do concelho, já não tenho dúvidas nenhumas.

Anónimo disse...

Jorge meu querido é Deus no céu e tu na terra.

Anónimo disse...

E egidio que se masturbava com as noticias do BPN?
Agora está caladinho que nem um rato.
Será que se acabou a força na vara?

Anónimo disse...

J.C. nao ligues ás incoerencias deste breda marques.

Anónimo disse...

Ser coerente é: Dizer mal do Marqueiro e depois apoiá-lo.
Dizer mal do Cabral e depois fazer poemas a elogiá-lo.
JC és um bimbo.

Anónimo disse...

Inquadra-la ( ENQUADRA-LA), realmente há pessoas com o raciocínio muito limitado, pois que eu saiba, português correcto aqui! Não me parece ser esse o objectivo.
Pois “Não ligueeeeeeeesssss” e “não ligueeeeeeeeeeeeeeeeeeesssss” afinal o que é?
Ou mesmo ao analisar os Artigo do JC “Não contive a emoção num local privilegiado onde senti uma alma sublime que gemeu, gritou e se estorceu (será que queria dizer que Mudou de Rumo..ou Contorceu-se ) nos paroxismos da paixão”……………….
Mas concordo com o apoio que cada um dá, mas também têm de aceitar a critica. Ou nunca ouviram falar disso?

Anónimo disse...

Ser coerente é dizer-se amigo do diálogo e da liberdade de expressão e depois ameaçar com judiciária e afins todos os que escrevem alguma coisa com que não se concorda; Ser coerente é dizer mal do Homero Serra, desde o espaço internet do Luso aos blogs, desde as festas às conversas de vão de escada, e depois colar-se a ele porque não se tem mais nada; É dizer que "O Serra não percebe uma merda disto, não quer saber da JFL para nada! Só quer é limpar valetas e meter alcatrão", e depois, na presença do próprio, bajulá-lo e metamorfosear-se em bela borboleta, bailando de flor em flor; Ser coerente, pelos vistos, também é invocar o nome do filho falecido sempre que, à falta de argumentos, se envereda por um processo de vitimização e autocomiseração; Afinal, a coerência é ela própria... incoerente!

Anónimo disse...

Este Jorge Carvalho é um bom politico. Muda de opinião conforme os ventos, não perde o lugarito para manter a voz nos jornais. Ou seja é um politico actual, incoerente e falso. Todos são uma cambada de inaptos até precisar deles para se colar. Saudações socialistas.

AJM disse...

Empregar, ispsis verbis, as palavras que a poetisa Oliva Guerra usou para descrever a superior arte da música, na descrição de uma tomada de posse autárquica é, no mínimo, um manifesto exagero. Pedir de empréstimo as considerações avícolas de Adroaldo Gaya para adjectivar o N/ Presidente da Câmara é, vamos lá, risível. Sem desprimor para pŕoprio, claro.
Citar parágrafos inteiros sem lhes nomear os donos é desonestidade intelectual.

Anónimo disse...

Estás a ver Jorge. Vês os dois últimos comentários? Já te dissemos mais do que uma vez para não dares troco a estes imbecis. Mas tu precisas de te colar a alguém, ou alguém é que precisa de se colar a ti? Se não fosses tu, queria ver o resultado no Luso. Deixa de escrever e de ligares a blogues. Não te esqueças da castanhada, contamos contigo.

Anónimo disse...

Jore ge Carvalho és um imitador. AJM descobriu-te a careca.

Anónimo disse...

Jorge Carvalho és um copião.

Anónimo disse...

Será sina dos socialistas esta capacidade de se apoderarem do trabalho dos outros?
O egidio escreve posts copiados sem identificar o autor e o mineco declama poemas de outrém como se fossem dele.
Face oculta ou simples falta de formação?

Anónimo disse...

Ouvi dizer que Ridley Scott, o célebre realizador do um dos melhores filmes do cinema recente chamado "O Gladiador", está no Luso. Segundo fontes fidedignas, o realizador estará interessado em rodar na freguesia do Luso, o seu próximo filme intitulado "O Plagiador" e terá já estabelecido contactos avançados com J. C. no sentido de desempenhar o papel de furioso declamador de prosas e versos alheios uma vez que a alma que coloca no que não é seu lhe garante um desempenho notável. Parece que antes mesmo do filme começar a ser rodado, J. C. foi já pré-seleccionado para uma nomeação ao Óscar de melhor plagiador, digo, actor!

Anónimo disse...

- Mãe, anda cá depressa!
- O que é milha filha?
- Ó Mãe, anda depressa. Estão a anunciar um novo filme e o J.C. está na televisão.
- O quê? Deixa lá ver isso. Só podes estar a brincar comigo.
- Não! A sério. Anda ver! Chama-se "O Plagiador".
( A mãe vem a correr ofegante pela casa fora até à televisão e, espantada, observa:)
- Ó minha linda, tu és muito novinha e não sabes, mas este filme é uma reedição de outro já mais antigo. Pensei que fosse algo novo, mas o Sr. J.C. já é reincidente nestas andanças e o filme está gasto, por isso fizeram um novo.