quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Fundação Mata Nacional do Bussaco.

Sugeria aos responsáveis "empossados" que tivessem algum cuidado com a palavra Bussaco. Não deve aparecer um logotipo com "Bussaco" e todas as comunicações, inclusive a morada electrónica da Fundação, com a palavra "Buçaco". As duas formas de escrever a palavra são admitidas. Mas, se foi feita uma opção para o logotipo, sou a favor a que se mantenha para garantir a identidade.

33 comentários:

Vitor Marques disse...

Assim parece que não sabem o que andam a fazer. Este asunto pode parecer pequenos mas são as pequenas coisas que fazem as grandes pessoas e instituições, ou neste caso Fundações.

MFP disse...

"Só é lícita a forma Buçaco (cf. F. Rebelo Gonçalves, Vocabulário da Língua Portuguesa), em qualquer das acepções conhecidas: a serra do sistema beirão; e as localidades da freguesia do Luso, concelho da Mealhada, e da freguesia Távora(S. Vicente) concelho de Arcos de Valvez. O latim butiacu- é o étimo (cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico). As formas antigas nunca têm ss, mas por vezes z, que representa a pronúncia arcaica ts, que depois passou a ç"
Retirado do Ciberdúvidas
"http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=13274
Retirado do

Anónimo disse...

Eu sugeria "butacho" em homenagem a sua alteza real D. António Franco I. A vida corre-lhe, não haja dúvida nenhuma.

Anónimo disse...

a babardina também tinha logotipo?!!
não deu para ver, apesar do Franco parecer um bocadinho hirto!

Anónimo disse...

Para já Afundação está na frente nos elevados salários que o Franco e companhia recebem.

Anónimo disse...

em vez de haver preocupação com imagem e bla, bla...Devia haver, isso sim, muito cuidado e preocupação com a preservação de espécies únicas, preservar o sinclinal do Buçaco em toda a sua Natureza sistémica porque os últimos estados climáticos têm sido implacáveis e deixar-nos de "conversas moles" de gabardina vestida....Mas!

Anónimo disse...

Como é possível um tipo destes ter mantido esta "entourage", não passa de um parolo, anda sempre mal vestido, todo amarrotado, não sabe falar, só falta haver umas merendas na Cruz Alta, o vento não dá muito jeito para o churrasco!

Anónimo disse...

E o mordomo?

Pedro Costa disse...

Independentemente de todo o rigor histórico que possa presidir à decisão de escolher escrever Bussaco ou Buçaco, existe uma fortíssima razão prática para utilizar, pelo menos na net, a palavra Bussaco.
Simplesmente a não existência de "ç" em muitas línguas (não exite também nos teclados dos computadores), começando já aqui ao lado em Espanha.

Anónimo disse...

Bussaco ou Buçaco, o que é que interessa? É tudo a mesma trampa. Quais cedros, vias sacras, cruzes altas ou viveiros? O que interessa são os eurinhos limpinhos ao fim do mês, não é TÓ JÓ? Quanto ao trabalho, vai-se amandando umas bocas, com erros ou sem erros, não importa nada! Em terra de cegos...quem tem olho é rei...Tó Jó.

Anónimo disse...

...ou então, porque não este comentário que já está escrito e tudo?
Finalmente o Tó Jó deu sinais de vida: em solene conferência de imprensa anunciou o trabalho de 8 meses (desde Julho de 2009).
Ao fim de 8 meses de muito pensar e de laboriosa idealização, acha-se finalmente preparado para anunciar... o quê?
A IMAGEM INSTITUCIONAL DA FUNDAÇÃO MATA DO BUSSACO!!! (Bussaco ou Buçaco, não importa), afirmando, num vigoroso acto de vontade e em tom solene:
"Queremos ser uma marca de excelência mundial"!!!
8 (oito) meses!!
Oito (8) meses para isto?
8 meses para anunciar uma ideia que já deveria ter na cabeça quando aceitou o cargo?
Quantos meses mais serão necessários para começar a fazer alguma coisa de concreto, de visível, de palpável???
Já se sabia que o homem era lento. Mas tão calaceiro assim, brada aos céus!
(Aos céus sagrados da sagrada Mata, segundo a opinião do seu Avatar Cabral, que, como não podia deixar de ser, apesar da sua deriva pelo ateísmo dos camaradas, deixa refulgir, de quando em vez, a sua costeleta sacrística)

Anónimo disse...

O melhor de tudo é que a imagem da Fundação agora apresentada não é uma novidade. Toda esta imagem institucional já foi apresentada no início de 2008, no salão do Palace Hotel. Faz parte do projecto elaborado pela Universidade de Aveiro para a Mata do Buçaco.
Este projecto já define muitas linhas de acção e estratégias a prosseguir, quer na gestão do património construído como na gestão florestal.
Define ainda merchandising, intervenções ao nível da geração de receitas, sinalética e estratégias de visitação.
Este projecto foi elaborado pela Universidade de Aveiro a pedido da Autoridade Florestal Nacional.

Assim, qualquer Tó Jó pode ser presidente de uma Fundação com assessoria de um ex-porteiro do Hotel.

É como os móveis do IKEA. É abrir o pacote e seguir as instruções que aquilo até inclui as chaves para a montagem.

Anónimo disse...

Pois.
Tó Jó. Mais nada.
O que importa é estar no lugar certo no momento certo, não é, Tó Jó?
E se ainda por cima tiver direito a um ordenado principesco, tanto melhor.
Até quando, esta roubalheira? Este assalto desqualificado aos cofres públicos?

Anónimo disse...

É o mordomo.

Anónimo disse...

Hum! Afinal, como esperava nada ainda saiu. E provavelmente nada vai sair!
Não seja a câmara (caso estejam interessados) com uns quantos funcionários a tempo inteiro e geridos por alguém responsável, de certeza que nada será feito.

Anónimo disse...

Estes anonimos que falam mal do ANTONIO JORGE só podem ser uma cambada de anormais,malandros,invejosos,parasitas da MEALHADA que nunca nada fizerao...
Voces a falar desta forma metem nojo por são uma combada de cobardes que só se exprimem em blogs,porque em publico ninguem vos dá credito.

Anónimo disse...

Alguém escreveu acima:
"O melhor de tudo é que a imagem da Fundação agora apresentada não é uma novidade. Toda esta imagem institucional já foi apresentada no início de 2008, no salão do Palace Hotel. Faz parte do projecto elaborado pela Universidade de Aveiro para a Mata do Buçaco."
Se assim é, a coisa é ainda mais grave. 8 (oito) meses para afinal, copiar o que já estava feito?
Aposto que a próxima grande iniciativa é a Promoção do Dia da Ascenção, na sequência do Dia da Árvore, que já está na calha.
Tudo muito previsível. O óbvio começa a ser enjoativo.

Anónimo disse...

Sera fizerao ou fizeram?!!
Acho que pode ser das duas formas!
Esta dedico ao acérrimo defensor do Franco(anónimo das 17.30)
Ficas a saber que muitos destes fazem e muito pelo concelho mas nada recebem. Agora tu a escreveres com erros de palmatória deves ser apenas mais um que nasceu para ser mandado, ou seja não tens responsabilidades.

Anónimo disse...

apenas para dizer que na página oficial do governo a notícia de criação da fundação a palavra está escrita apenas de uma forma Buçaco!! Em termos de coerência...não existe!

Anónimo disse...

À anónima das 17.30...
Tu falas assim porque também lá deves andar a mamar.

Já viram bem a equipa de trabalho da Fundação?
Tó Jó (ex-braço direito do Cabral)... Anabela Bem Haja (nora do Cabral)... Raul Aguiar (ex mordomo do Palace e última contratação do Cabral ao PCP) e uma miuda que esteve na Junta de Turismo e caiu nas boas graças do Raul Aguiar que a recomendou.

Afinal, dizem para aí que valores como a família e os amigos estão em decadência na sociedade actual mas eu acho que não fizeram estudos suficientes.

Pedro Costa disse...

O google tem 113.000 referências para Buçaco e 102.000 para Bussaco.

Anónimo disse...

desde o dia de tomada de posse, e como Lusense que ama o Luso, que acho que a fundação vai parar perto. Este organismo tem que ter técnicos responsáveis, a tempo inteiro. Mais importante que a imagem, embora gasta porque ao que parece não é novidade, é o "ecossistema dendrológico" do Buçaco, insisto Buçaco!porque está cada vez mais moribundo!
Se as pessoas são pagas a peso de ouro tem que haver intervenção diária na Mata, pelo que t~em de perguntar ao mordomo!

Anónimo disse...

para quem tem a mania que sabe o google é uma criação de "cretinos" que hoje a escola cria!
Volta lápis e papel!!!

Anónimo disse...

Gonçalo publica tudo o que mandam.
se as pessoas escrevem e porque frequentam o teu blog caso contrario deixamos de visitar

Anónimo disse...

se o, embora incorrectamente, denominado Cedro de S.João já que se trata de uma "Cupressus", não for intervencionado correctamente, por gente habilitada e não por curiosos de fim-de-semana um dias destes vem abaixo e provoca,para além de um abalo no simbolismo da mata,e como se nos "falares mais antigos desta região" um verdadeiro "restolheiro". Depois não há muito a fazer. A semelhança deste exemplar existem inúmeros casos no perímetro da mata.Para proceder a intervenção saudável nesta coleção dendrológica é preciso muita competência na área. Sinceramente com estes senhores pouco se vislumbra.O trabalho mais profícuo, a este nível, é aquele que não é divulgado, mas é feito. Tal como o Buçaco deve ser natural

Anónimo disse...

Pensava eu que que tinha sido só do Tó Jó o laborioso trabalho de 8 (oito) meses, exaustivo trabalho esse que consistiu em martelar para os media uma ideia que afinal era pura e simplesmente uma ideia copiada!!!
Afinal, tal brilhante trabalho não brotou apenas da preclara inteligência do Tó Jó!!
Tem co-autores:
Anabela Bem Haja (nora do Cabral)... Raul Aguiar (ex mordomo do Palace e última contratação do Cabral ao PCP) e uma miuda que esteve na Junta de Turismo e caiu nas boas graças do Raul Aguiar que a recomendou...
Está bonito, está!!!!!!!

Anónimo disse...

O Cedro é de S. José e não de S. João... mas partilho da sua opinião.

Anónimo disse...

Conversa ao telefone:
- Sim!
- Donde fala?
- Da Fundação Butacho...
- Ah, muito bem. Eu sou o presidente da junta da Barcouçada e queria falar com o presidente Tó Jó.
- Olá bom amigo, eu sou a Anabela, a nora do Senhor Cabral, e vou já passar a chamada.
(trá lá lá, música de Chopin)
- Allô amigalhaço, então o que é que deseja.
- Ó Tó Jó, estou a precisar de umas cavacas de madeira de cedro para o meu fogão de sala, porque a última remessa que me mandaste esgotou-se.
- Tudo bem, fique descansado. Lembre-se que os presidentes de junta comigo têm sempre tudo. Vou já dar ordens ao meu mordomo comunista, porque ele é que sabe onde é que está a lenha top 5 da mata. Ele já conhece os cantos à casa desde tempos longínquos quando era sindicalista. Este foi bem virado. Eheheheh...
- Obrigadinho Tó Jó. Até que enfim que começas a aparecer no JM e no MM com o teu costumado sorriso pepsodent. Precisas é de mudar de vestuário, porque continuas um bocado parolito. O teu tacho não te dá direito a compra de vestuário?
- Ó presidente, o senhor está sempre atento. É uma boa ideia e, por isso, vou já falar com o Cabral para incluir mais essa regalia.
- Olha Tó Jó, não te esqueças da patuscada de sábado aqui na Barcouçada. Temos aqui os coelhos do monte que o teu mordomo mandou caçar junta às Portas de Coimbra. Convida também o teu servo Aguiar e as tuas secretárias. O vinho já cá está. Veio das caves do Palace Hotel arranjado pelo teu mordomo. Esse gajo é mesmo um faz tudo.Também já convidei os presidentes das outras juntas. Podes ficar descansado, porque eles vão estar todos presentes.
- Obrigado, eu sei que posso contar sempre com o vosso apoio, por isso ando sempre descansado.
- Ó Tó Jó, não te esqueças do que me prometeste...
- O que foi presidente?
- Então já não te lembras?!... É sobre o próximo tacho para um lugar qualquer aí na Fundação Butacho. Agora calha a vez à minha filha.
- Ó presidente esteja descansado, porque eu resolvo isso depressa.
- Assim é que é falar Tó Jó. Vou rezar mais dez pai-nosso e vinte avé-maria em honra de S. Gens, o santo padroeiro lá da tua terrinha.
- Obrigado presidente. Por acaso estive ontem na aldeia do Maladão e acendi vinte velinhas à Nossa Senhora da Boa Viagem. Orei e pedi-lhe a divina protecção para todos nós.
- Pronto! Vou desligar Tó Jó... até sábado.
- Lá estarei com o meu "staff". Então até à próxima, pode ser que eu dê aí uma saltada antes de sábado.

(...)

Fim de papo.

Escuta extraída do youtube, junto às do Pinto da Costa com o empresário António Araújo ( o da fruta ou café com leite).
Agora falamos de coelhos do monte.

Anónimo disse...

Como é que um velhote chamado Raul Aguiar, quase analfabeto,foi escolhido para o Conselho de Administração da Fundação Bussaco? É uma vergonha!
Senhor Raul comunista, demita-se. Só assim pode ser útil à Mata do Bussaco.

Anónimo disse...

Onde é que está o problema do Raul Aguiar?
Está tudo nos conformes!
Como na Fundação Buçaco não há nada para fazer, qualquer velhote Aguiar serve!!
Como só sai uma ideia de 8 em 8 meses, para quê mais gente, ou gente mais nova?
Os 4 gabirus acima referenciados chegam e crescem!!!
(Só se estiverem muito ocupados com as patuscadas da Barcouçada e coisas semelhantes...então sim! será necessário mais alguém para ajudar...a comer!!!)
Não poderiam limitar-se a comer cedros?
É que assim, ao menos, contribuiam para a limpeza da mata!!!

Anónimo disse...

parecem que no sábado se acondicionaram umas belas toneladas de lenha que vão fazer muito jeito no aquecimento das escolas! Ou não!

Anónimo disse...

O mais espetacular do passado sábado foi a Fundação ter marcado a actividade para as 8.00 da matina e termos todos (várias dezenas de pessoas) ficado à espera da Srª Engª Anabela Bem Haja, nora do Sr. Prof. Carlos Cabral, 40 minutos. Sim, 40 minutos de atraso desta senhora, que deveria ser a primeira a chegar. Ao que parece não poderiamos começar sem o supervisionamento desta competentíssima técnica que, quando chegou, com 40 minutos de atraso, não pediu desculpa, não se apresentou nem sequer disse um bom dia a quem a aguardava já com vontade de voltar para casa.
Ainda por cima, esta Engª Florestal(?) tinha a lição tão bem estudada que até mandava arrancar "as ervinhas daninhas"... numa Mata.
Saberá muito acerca de jardins e canteiros onde as "ervinhas daninhas" devem ser retiradas mas, acerca de povoamentos florestais e do Buçaco em concreto, nada sabe. Nestes casos é pior haver quem nada sabe do que não haver ninguém.
Arrancar ervinhas daninhas numa floresta... esta nem aos Gato Fedorento lembraria. A propósito... este deve ser o Fedor que se liberta quando nos lugares onde deviam estar técnicos competentes e conhecedores de causa, se colocam familiares e/ou amigos de quem tem o poder nas mãos, ainda que temporário.
É por isso que esta fundação não há-de ir muito longe. Neste país pútrido há-de sempre haver um Cabral em qualquer lado a fazer favores à família, ainda que só perceba de jardins.

Anónimo disse...

Bem Haja, então, pela sua competência, Srª Engª Anabela.
Com franqueza, só neste país, só mesmo neste concelho, só mesmo nesta excelsa e imaculadíssima FAMÍLIA Cabral!!!