domingo, 7 de março de 2010

Bussaco!!

Votação das sete maiores belezas do país arranca hoje. Os portugueses podem votar a partir de hoje por Internet, SMS ou telefone para eleger as Sete Maravilhas Naturais do país. A votação decorre até ao dia 7 de Setembro, aqui, estando o evento da declaração oficial agendado para o dia 11, nas Sete Cidades, nos Açores. Para votar no Bussaco: Telefone 760302702 SMS 702

7 comentários:

Anónimo disse...

Um dia ainda vais fazer muito pela Mealhada, Gonçalo.
Como é que se vota pela internet???

Anónimo disse...

E para votar Butacho, qual é o número de telefone ou SMS? Perguntamos ao Tó Jó?

Pearl-Harbor disse...

Como já referi algumas vezes, discordo plenamente da inclusão da Mata Nacional do Bussaco nesta candidatura a Maravilha NATURAL.
A Mata Nacional do Bussaco NÃO É NATURAL. Existe, em boa verdade, um resquício da floresta climácica Mediterrânica dominada por Zambujeiros, Adernos, Medronheiros e alguns carvalhos, à volta da Cruz Alta e que se estende por aquela vertente até à base do Santo Antão. Contudo, todo o restante bosque é profundamente alrtificial e NUNCA se desenvolveria nas nossas latitudes se não fosse a intervenção humana. O Bussaco é, sim, o maior jardim botânico, no que à dendrologia diz respeito, que existe na Europa. Por acaso o Jardim botânico de Coimbra ou de Lisboa foram candidatos a este concurso?
Se o objectivo é colocar o Bussaco na boca das pessoas, promovê-lo cá dentro e lá fora, então há muitas maneiras de o fazer de melhor forma.
A lista de lugares candidatos nas várias categorias confirma que não há equívoco da minha parte. Na categoria em que concorre o Bussaco encontramos ainda a Paisagem cultural de Sintra, sobre a qual coloco as mesmas reservas uma vez que padece dos mesmos problemas. O único candidato de verdade é a Floresta Laurisilva da Madeira, esta sim, com todas as condições para preencher os requisitos, verdadeiramente criadas pela natureza à custa do isolamento a que a madeira é sujeita á milhares de anos em termos bioclimáticos e pelo seu clima com características quase sub-tropicais.
A verdade é que no Bussaco a natureza apenas ajudou o projecto dos homens.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o que diz Pearl-harbor, subscrevendo na intrega o seu comentário. Não é que seja contra(penso que o mesmo se passa com ele)com a divulgação do Bussaco, mas a verdade é que de natural só lá tem a montanha, o restante é tudo obra humana que por acaso está muito mal preservada. Edificios, muralhas, portas, portões, arvoredo, arbutos, fontes e lagos, tudo foi obra humana, pena que os actuais não soubessem nem saibam presevar o que nos deixaram. E então com o que já tive oportunidade de ler, com pseudo-engenheiros floretais que mandam arrancar as ervas daninhas, é de bradar. O Bussaco exige muito mais e, alguns milhões muito bem geridos.

Anónimo disse...

Pois.
Uma Engª Florestal de aviário que quer arrancar ervas danhinhas...numa floresta!!!
Só uma Cabralista.
Influências do Cabral.

Anónimo disse...

Pearl-Harbor, de facto é verdade o que dizes, mas não referires o azereiro como um dos testemunhos da cobertura arbustiva original é uma falha grave para quem refere, e bem, vários pormenores que o arganilense nem sonha! Apenas porque tudo isto sobre o Buçaco sempre foi importante, sobretudo para mim! Agora interessa é falar disto daquilo de uma forma inconsequente! talvez para justificar o que não é necessário! Ai Franco, Franco! vais dar um tombo!

Pearl-Harbor disse...

O Azereiro (Prunus lusitanica) é, sim senhor, um dos representantes da floresta climácica mediterrânica. Não o referi (assim como outras espécies; aroeira, a esteva ou o sargaço, entre muitas outras) para não maçar quem não está por dentro deste mundo e não tornar o comentário elitista. Mas bem vindo seja quem, como eu, se dedica a conhecer um pouco do belo que vemos, mas muitas vezes não observamos.