quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Artigo de Opinião in "Mealhada Moderna"

Cartão Sénior Municipal
Em 23 de Novembro de 2006 tive oportunidade, em nome dos Vereadores do PSD, de apresentar uma proposta que se destinava a apoiar pessoas a partir dos 65 anos, residentes no Concelho da Mealhada, economicamente mais carenciados que, por falta de meios, estivessem impossibilitados de terem acesso a uma situação social mais digna. Por perceber que uma parte muito significativa da população é constituída por pessoas idosas e que os idosos são uma das camadas populacionais mais desprotegidas socialmente, sempre entendi ser um dever das Câmaras Municipais promover a dignificação e melhoria das suas condições de vida. Esta iniciativa tinha como objectivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar daqueles que após uma grande parte da sua vida a trabalhar usufruem de baixas reformas. Propunha ao mesmo tempo que empresas e comerciantes fossem convidados a estabelecer parcerias no sentido de concederem descontos aos detentores do Cartão Municipal Sénior. Para elaborar este Regulamento consultei imensos Regulamentos de outros concelhos e procurei fazer um que se adaptasse às nossas características. Os benefícios passavam por incluir reduções no pagamento de consumo de água para fins domésticos; reduções no pagamento de tarifas de lixo e saneamento; descontos nas taxas municipais, por terem acesso gratuito às Piscinas Municipais e espectáculos promovidos pela Câmara Municipal da Mealhada; descontos sobre o preço de venda ao público das edições da/ou apoiadas pela Câmara Municipal; uma comparticipação de 50% na parte que cabe ao utente na aquisição, mediante receita médica, de medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde; assistir ao cinema no Cine Teatro Messias por 50% do preço do bilhete e descontos nas empresas do concelho que aderissem a este projecto. Resolvi lembrar hoje esta proposta porque acredito que seja possível ao executivo Municipal reponderar a criação deste Cartão Sénior que poderá obviamente incluir um Cartão Júnior que beneficie jovens do nosso concelho. Num momento de grave crise e em que são cada vez mais conhecidos casos de manifesta dificuldade e numa fase em que o investimento importante já não é apenas o de “betão” parece-me oportuno.
Extensão de Saúde de Barcouço
O Presidente da Junta de Freguesia de Barcouço, o meu caro amigo Delfim Martins, abordou a questão da Extensão de Saúde de Barcouço agora em construção, no último Mealhada Moderna. A este respeito quero mostrar total satisfação pelo facto de finalmente esta Extensão estar em construção. Motivou da minha parte, enquanto Deputado à Assembleia da República, várias reuniões na Sub-Região de Saúde do Centro, várias reuniões com dois Secretários de estado da Saúde, Requerimentos ao Governo e visitas ao local. Todas estas diligências tiveram sempre um objectivo, sensibilizar quem decidia para construir esta Extensão pelo facto de não ser compreensível, nos dias de hoje, estivesse a funcionar precariamente num primeiro andar. Quero também dizer que todas as iniciativas que tive a este respeito não retiram o mérito da Junta de Freguesia e da Assembleia de Freguesia nem do papel da Câmara em todo este processo.

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente proposta. Parabéns! AMM

Anónimo disse...

Tem toda a razão. É preciso investir mais nas pessoas e menos no betão. As classes mais desfavorecidas têm que ser fortemente apoiadas. Concordo com a sua proposta.

Anónimo disse...

É um facto que as pessoas idosas com pensões baixas precisam de muitos medicamentos e que não conseguem pagar se não as ajudarem. Era bom que as Câmaras os ajudassem a aliviar algum sofrimento. 100% de acordo.

Anónimo disse...

O concelho precisa de boas ideias, de pessoas arejadas, mas com este PSD amorfo dependente de Carvalheira não vai a lado nenhum.

Anónimo disse...

Boa iniciativa. A Câmara deveria aproveitar as boas ideias mesmo sendo de outro Partido.

Anónimo disse...

Sou de Barcouço e agradeço as diligências que fizeste para sensibilizar os governantes a fazer a extensão de saúde.
AN