quinta-feira, 29 de abril de 2010

A "oportuna" entrevista...

Jornal da Mealhada entrevista Carvalheira. "Há um número considerável de pessoas, algumas delas com responsabilidades públicas que têm, com a Câmara, uma relação de dependência que não se compreende num país democrático. Se analisarmos, por exemplo, a lista de membros da comissão de honra do PS nas últimas eleições vemos que houve a preocupação de algumas pessoas mostrarem ao PS que estavam com o PS. Falo de empresários, falo de algumas pessoas até militantes do PSD que declararam apoio para melhor garantir o futuro, por interesses meramente pessoais ou económicos. Mas falo também de outras pessoas. Diga-me, acha que faz algum sentido que directores de escolas públicas e de agrupamentos de escolas integrem a comissão de honra de uma candidatura autárquica? Eu acho que não. Mas isso já não é importante e também não foi por isso que perdemos as eleições". Carvalheira dixit.
Se alguém sabe de alguma incorrecção, corrupção ou favor, não seria mais sério e sensato, em vez de levantar "poeira" sem concretizar nada, dizer quem são as pessoas, que interesses concretos têm e como garantem o futuro?? Esta estratégia já falhou e os eleitores deram uma resposta muito evidente nas últimas eleições. Será que o PSD quer continuar neste caminho de auto destruição continua???

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Do Baú da minha Avó Alice.


Arcebispo Bispo de Coimbra benze a Fonte de São João - Luso em 1955

Do Baú da minha Avó Alice.


Inauguração da Rede Elécrtica na Freguesia de Barcouço em 1955

Do Baú da minha Avó Alice.

Do Baú da minha Avó Alice.


Obras de água e saneamento na Vila da Mealhada em 1955

sábado, 24 de abril de 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010

JS Mealhada

"Revolução das Mentalidades" é o nome do ciclo de debates que a Juventude Socialista da Mealhada está a promover. Fico naturalmente satisfeito por saber que jovens se interessam por política, independentemente das opções partidárias que, decidem tomar. O tema do primeiro debate foi “Relação entre poder político e comunicação social”. Tive conhecimento que participaram alguns jovens o que considero positivo. Uma frase que me chamou a atenção foi a de Nuno Canilho que se referiu aos efeitos do aproveitamento que os políticos fazem da comunicação social – salientando o "caso mealhadense", como lhe chamou – e o “fracasso dessas estratégias”. Uma vez que já não é a primeira vez que defende esta tese, com a qual até posso concordar, porque sei, como todos sabemos que, como em todas as profissões existem bons e maus, tudo pode ser verdade, já não concordo tanto é na parte em que afirma que essas estratégias fracassam. Mas não é menos verdade que, também no caso dos jornalistas, pode acontecer precisamente o mesmo, ou seja, certos jornalistas também procuram aproveitar-se de alguns políticos colocando na sua "boca", por vezes. o que não dizem, destacando o que pode causar mais impacto, sem acautelar o contraditório, descontextualizando situações, destacando o que lhes interessa e não o que interessa ao interesse público, manipulando o pequeno "poder" que detêm naquele momento, apenas na tentativa de causar sensacionalismo para "vender" sem se preocuparem muitas vezes com a integridade e o bom nome das pessoas e, quando são obrigados a reconhecer o erro, fazem-no com a maior discrição como se nada tivesse acontecido. Sorte é que, por vezes, fracassam. E em relação a outra frase utilizada por Canilho “Os jornalistas em Portugal são impreparados e, pior ainda, são mal pagos, o que os torna muito mais vulneráveis à censura no bolso”. Lamento esta visão (mesmo sendo uma realidade à vista desarmada), porque no meu entendimento o pior e que torna os jornalistas mais vulneráveis não é o facto de receberem mal, mas sim a falta de carácter e profissionalismo com que alguns trabalham. Como não gosto de generalizar aproveito para elogiar todos aqueles que conseguem, apesar das pressões, ser isentos e profissionais.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Congresso PSD

Este fim-de-semana no Congresso Nacional do PSD vão ser eleitos os novos Órgãos Nacionais do Partido. Conselho Nacional, Comissão Politica Nacional, Conselho de Jurisdição Nacional e Mesa do Congresso. Durante alguns anos ouvi dizer que, se outros fossem responsáveis pela Comissão Política da Mealhada, certamente, a representatividade do concelho ficaria assegurada. Nada como ter uma boa oportunidade...

quarta-feira, 7 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

Passos Coelho

Esta noite, Pedro Passos coelho, jantou em Anadia. Enquanto Passos tem dado sinais (bem) de querer unir o PSD, fazendo pontes, procurando soluções integradoras, outros, muito pequeninos, apenas estão manifestamente interessados em tentar manter ou mesmo criar mais facções no próprio Partido. Ficam tão cegos que nem percebem a figura ridicula que fazem. O que vale é que são tão pequeninos tão pequeninos que ninguém os vê...

sábado, 3 de abril de 2010