quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mata Nacional do Bussaco

Ascenso Simões (Secretário de Estado da Protecção Civil), hoje, no Bussaco, deu posse aos elementos que constituem a Fundação Mata Nacional do Bussaco. Tenho esperanca que esta seja uma boa solução, durante anos fui crítico em relacao à falta de Gestão deste valioso património. Conheci Ascenso Simões na Assembleia da Republica, fomos Deputados na mesma Legislatura e desde esse momento que percebi que levava a sério os assuntos que eram da sua responsabilidade. Fico satisfeito por ter conseguido cumprir a promessa de criar a Fundação Mata Nacional do Bussaco antes do mandato acabar. O concelho da Mealhada fica-lhe grato pelo seu entusiasmo e apoio nesta matéria.

21 comentários:

Anónimo disse...

O franco vai dedicar-se à profissão, não foi o que disse? Mas uma vez tacho, sempre tacho. É preciso saber sair com dignidade mas hoje em dia é algo muito raro, existe apenas uma dança de cadeiras e jogos politicos de bastidores. Esta critica mais do que a este caso concreto aplica-se a todos que estão em cargos publicos e se agarram a eles, sejam eles quais forem e que competencias necessitem. O problema do pais e concelho continua a ser a pouca especificidade do recurso humano para o cargo a desempenhar. Não querendo ser mais um bota abaixista é apenas a minha opinião.
LCCAD

Anónimo disse...

Uma boa solução? Mas aonde é que o vereador bombeiro é uma boa solução em qualquer lado? O padrinho Cabral não ia deixar o seu menino sem um tachito. Este António Jorge não tem know-how para aquele cargo, porque não passa de um portageiro, por isso o seu lugar deveria ser numa das entradas da mata.

Anónimo disse...

Ascenso Simões é socialista? Então viva o Partido Socialista, qual Carvalheira, qual quê.

Anónimo disse...

O meu saudoso passado.. aiiiiiiii

Anónimo disse...

Caro Breda os comentários que me antecedem são a prova provada que a maioria das pessoas é mesquinha, pequena nos pensamentos. O seu post fala unicamente da criação da Fundação da Mata Nacional do Bussaco. Diz e bem que pode ser uma boa solução. O que existia antes era ingovernável. Diz e bem que o Secretário de Estado teve um papel importante. Saberá melhor que muitos que muitos prometeram e nada fizeram. Não falou no seu post dos empossados. Mas o que se percebe nestes comentários é que para alguns só interessa os lugares. Quem foi nomeado e quanto vai ganhar. Se é bom para o Bussaco é secundário. Os políticos que estão na oposição só lhes fica bem reconhecer o trabalho dos outros quando é bem feito. A política do bota abaixo permanente não interessa a ninguém. Devemos elogiar quem merece ser elogiado independentemente do partido a que pertencem.

Anónimo disse...

E o sonho lunático do Jorge Carvalho lá foi.
Ele ia ser chefe de Gabinete do Marqueiro.
Ele ia ser vereador do Marqueiro.
Ele ia ser Eurodeputado.
Ele ia ser Deputado.
E ontem lá foi para fora da lista.
Jorge vê lá se seguras o lugar na Junta porque mesmo esse tá tremido.
Ainda vai ser o Carvalheira a desenrrascar-te. Pelo menos mereces depois da ajuda que lhe tens dado.

Egídio Peixoto disse...

Faz-me alguma confusão como é que o corrector me persegue e a si não ainda ontem quando vi este post, pela 1ª vez ele tinha erros atraz de erros era acentuação eram erros de palmatória e nada. Acho muito estranho não haver nenhum reparo ou será que o corrector...

Egídio Peixoto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Ao comentario das 13:15

Como referi no meu primeiro comentario, os recursos humanos têm que se adequar à competencia do cargo.
Falei em termos gerais. Não concorda comigo?
Para que conste não pertenço a qualquer partido nem voto sempre da mesma maneira. Agora não me apelide de politiqueiro bota abaixista quando faço uma constatação nacional.
Obrigado

Conta-Corrente disse...

Egídio Peixoto tem razão quando diz que este post não tinha pontuação. Estava em Lisboa e utilizei um computador que não me permitia fazer qualquer tipo de pontuação. Mas como se percebia o sentido do texto, entendi publicar. Não perca tempo com suposições sobre correctores. Não tenho nem paciência nem sabedoria para corrigir textos de outras pessoas.
Cumps

Anónimo disse...

No mesmo Diario de Coimbra de ontem, que dava a notícia da tomada de posse dos elementos que constituem a Fundação Mata Nacional do Bussaco, vinha um comentário do Prof Massano Cardoso acerca do desleixo reinante na Mata do Bussaco. Apresentava mesmo uma foto em que se via uma árvore tombada sobre a escadaria da Fonte Fria.
Claro que, como agora já temos pessoas a zelar pela Mata, tal triste espectaculo jamais se repetirá.
Acreditam?
A mim, custa-me.

Anónimo disse...

E lá se foi também o Jorge Carvalho da Junta. Eu não dizia. Agora vai apoiar o César Carvalheira.

Anónimo disse...

Uma dúvida. Como se escreve: Bussaco ou Buçaco?
Já agora concordo com quase tudo, talvez seja a solução (a ver vamos) para o património e mata. Só não entendo uma coisa, a nomeação das pessoas do concelho! Porque têm de ser pessoas ligadas a partidos e com outras responsabilidades? Em que provavelmente pouco ou nada percebem de património arquitectónico, florestal, cultural, religioso, conventual,gastronómico, museológico, etc. Mas, ...

Anónimo disse...

Bussaco.

Anónimo disse...

Se se escreve Bussaco, porquê a existência da palavra Buçaco.
Basta digitalizar uma e outra por exemplo no google, para a confusão se instalar.
E parece que ninguém está preocupado! Será que é mesmo Bussaco, ou será Buçaco? as duas nãoi existem no Priberam. Apenas uma lá está. em que ficamos.

Anónimo disse...

Buçaco

Anónimo disse...

Bussaco ou Buçaco.
A mesma incerteza que paira sobre a recem empossada Fundação Bussaco/Buçaco, que vai resolver tudo/não vai resolver nada.

Anónimo disse...

A palavra Bussaco tem orıgem numa outra - Buzaco - que deu orıgem, numa grafıa maıs moderna, à palavra Buçaco. Ou seja, para os que porventura nunca tenham lıdado com esta mata NAcıonal e que agora se preocupam por tudo e por nada, fazem prenuncıos de morte anuncıada de algo que aında nao nasceu em vez de apoıar e colocar-se ao dıspor de quem precıse para de forma unıda lutarmos todos pelo bem do concelho, o Buçaco e o Bussaco sao exactamente a mesma coısa... actualızada! A adopçao recente do toponımo Bussaco tem a ver com unıversalıdade da palavra. Ha muıtas lınguas em que o "Ç" nao exıste pelo que com a palavra Bussaco, a leıtura torna-se unıversal.
Percebe-se claramente que neste (e noutros) blog, ha muıtas pessoas a fazer comentarıos e a revelar preocupaçoes em relaçao ao Bussaco sem sequer saberem do que estao a falar. Tenho muıta pena, nao destas pessoas que estao sempre a tempo de pegar em lıvros e ler alguma coısa antes de começar a opınar sobre o que desconhecem na totalıdade, mas do BUSSACO porque depoıs de crıado com AMOR e DEVOÇAO desde o tempo dos Carmelıtas, depoıs de zelado com RESPEITO e EMPENHO pela Admınıstraçao da Matas do Reıno e por algumas Admınıstraçoes Florestaıs, começou lentamente a ser desprezado pelo estado Portugues, as proprıas pessoas do Luso deıxaram de se ınteressar e, dos restante habıtante do concelho, nem vale a pena falar. Agora, surge uma gestao de proxımıdade materıalızada numa fundaçao que podera ter um papel determınante. Salıento a questao da gestao de proxımıdade porque ate aquı o Bussaco tem sıdo gerıdo por Lısboa e, de vez em quando, por Coımbra ou Vıseu. Lamento profundamente que os pseudo-amantes e pseudo-preocupados com a Mata, mas apenas amantes e preocupados com o tacho e com quem o vaı ocupar, se empenhem em dıscutır e crıar confusoes acerca de coısas que nao tem qualquer ımportancıa. lamento que nao peguem em lıvros, que nao saıam de casa e camınhem pelos trılhos da mata, lamento que nao conheçam a hıstorıa e as hıstorıas daquele lugar e se lımıtem a palpıtar ao sabor do vento... muıtas vezes do vento mesquınho e trıste da polıtıca.

Anónimo disse...

O douto anónimo tem nome?

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 21:51, penso, (é apenas uma opinião) não deve julgar tudo pela bitola do bota abaixo. Se é daqueles como diz: "apoıar e colocar-se ao dıspor de quem precıse para de forma unıda lutarmos todos pelo bem do concelho" felicito-o(a)agora não é por colocar em causa uma questão de escrita, que deva enveredar pelo discurso negativista de quem coloca questões. E, desculpe mas Bussaco e Buçaco ser a mesma coisa, não concordo (que querem dizer a mesma coisa tudo bem, que tenha tido uma origem, certo) mas que em termos de escrita não é a mesma coisa isso não é, caso contrário farmácia ainda se escreveria com "ph" é uma questão de escrita "em português" e nesta escrita o "ç" existe logo, passo é diferente de paço, poço de posso, etc. A evolução da escrita existe, senão seria ainda "Buzaco". Repito é uma opinião, para a qual até pode ter razão, mas não me convenceu!

Anónimo disse...

Caro anónimo das 19.32, em relação à escrita, repare por favor na 9ª linha do meu anterior comentário. Obrigado.