quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Simplex Autárquico.

O Município da Mealhada aderiu (bem) ao Simplex Autárquico (Programa de simplificação administrativa para a administração local).

4 comentários:

Anónimo disse...

Inspirado no Simplex lançado pelo Governo e nas experiências já desenvolvidas por várias autarquias, Cabral apostou neste programa, que assenta numa metodologia que envolve a consulta pública, transparência, avaliação de resultados e prestação de contas, aproximando os cidadãos das valências prestadas pela administração pública, a que podem aceder via Internet ou telefone para tratar de vários assuntos sem se deslocarem a diferentes repartições e serviços.

Cabral era conhecedor do que o Simplex representa, no panorama português, uma novidade e, hoje, 90 % dos serviços públicos essenciais são já disponibilizados on-line, o que coloca o país em terceiro lugar no ranking da OCDE nesta matéria.

No processo de entrega de declarações de IRS, podemos constatar que mais de 69 % dos cidadãos entregaram as suas declarações fiscais por via electrónica.

Esta utilização on-line dos serviços públicos, verifica-se também na área empresarial: 70 % das empresas criadas em Portugal são através da modalidade «Empresa na Hora».

O resultado foi o tempo médio de criação de uma empresa baixar para 47 minutos, quando há poucos anos atrás era superior a 54 dias.

No ano fiscal de 2007, foram 407.000 as empresas a fazer as suas declarações através da metodologia da informação empresarial simplificada, que colige as informações que tradicionalmente enviavam para quatro serviços diferentes do Estado em papel.

Isso significou não apenas uma grande poupança para as empresas, mas também um grande ganho no tratamento de dados e no conhecimento da realidade por parte da administração.

Estamos a assistir ao processo de substituição de vários cartões pessoais por um cartão do cidadão, avançando que já há cerca de 100.000 pessoas com o novo cartão do cidadão.

No que respeita ao documento único automóvel, já é possível emitir 4,7 milhões desses documentos e 74 % das crianças são hoje em dia registadas nos hospitais à nascença para ilustrar os passos alcançados na modernização e simplificação administrativa.

Carvalheira cada vez mais preocupado. Se lhe falarem em Simplex ele, como é complicado, responderá: Complex?!
Pode ser que alguém o elucide.

Anónimo disse...

Gonçalito, estás-me a falhar ...
Só dizes bem do Cabral, e dizes que vais votar no César, não te percebo...
Não tenhas medo de não votar no PSD, todos os teus opositores, já votaram contra ti.
Se todos os militantes votassem no César já tinha 30% de votos, acredito que não chegue aos 20%.
Confessa que não votas no César e ganhas o meu voto no PSD.
Viva o PSD.

Anónimo disse...

Pois é. O Breda Marques devia dizer mal mesmo que fosse bom para o concelho.
É por isso que estes politiqueiros da terra queimada se vão enterrar todos.

Anónimo disse...

Não tenhas medo de assumir Gonçalito.
Todos os teus opositores, começando pelo esgalhão e cª, crivaram-te de facadas as costas. Todos eles eram contra ti e a favor do Cabral.
Hoje são contra o Cabral, e atiraram-te chutaram-te para o lado. É a sede do poder.

Não te admires se o programa autárquico do PSD, fizer referência aos beneficios(!?!?!') do Hospital, da medicina de proximidade de junto das aldeias, com aquela carrinha que está a apodrecer, paga por todos nós, o futuro mercado, já concebido me idealizado ( sabem por quem, claro!), etc...etc....obviamente com os beneficios ( outra vez!) da população.
Ficamos a aguardar, mas não te surpreendas.
Mantem-te em forma, que depois de Outubro, precisamos de ti.