quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Previsões para 2009

· Um intelectual de esquerda vai prever o fim iminente do capitalismo.
· Os alunos portugueses continuarão a ter sucesso.
· José Sócrates anunciará um novo plano de combate à crise.
· O Tibete continuará tão esquecido como esteve nos últimos 4 meses de 2008.
· Serão anunciados estudos científicos que prevêem grandes catástrofes daqui a 50 ou 100 anos.
· O carro eléctrico será anunciado como o carro do futuro.
· O fracasso dos planos de combate à crise provará a necessidade de mais planos.
· A presidência Checa da União Europeia será considerada um fracasso por Teresa de Sousa, Ana Gomes e Miguel Portas.
· Haverá uma onda de criminalidade no Verão.
· Maria José Morgado será nomeada para um caso importante.
· A Astróloga Maya descobre que o ano tem 365 dias
· Rui Marqueiro anunciará a escolha de Rui Marqueiro para candidato à Câmara procurando inibir Cabral.
· César Carvalheira anunciará César Carvalheira como primeira escolha do PSD à Câmara e aprovado por unanimidade.
· Carlos Cabral aguardará a decisão definitiva dos Órgãos Nacionais sem desistir da corrida.
· Listas Independentes só aparecerão em Marte.
· Rui Frias continuará a dar entrevistas como solução para entreter a “malta” da crise.
· O Mealhada Moderna e o Jornal da Mealhada continuarão a ser isentos.
· O Campo de Golfe será sempre uma prioridade do próximo ano.
. O Carnaval da Mealhada para 2010 irá ser preparado com mais tempo de antecedência.

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Red Line

Ficou provado, uma vez mais, o mau estar entre alguns elementos do PS na Assembleia Municipal e os elementos do PS na Câmara Municipal. Para além de (vários) terem sido criticos em relação ao executivo de Carlos Cabral, chegaram mesmo a apresentar uma proposta a contrariar a vontade expressa do Presidente, sem que lhe tenham dado conhecimento prévio, a propósito do Quadro de Pessoal.
Que maior prova será necessária para todos percebermos a divisão e o mau estar no seio do Partido Socialista?
Mesmo discordando, uns dos outros, o natural não seria discutirem o assunto em reuniões preparatórias? Será que não comunicam uns com os outros? Será que alguns dos membros da Assembleia Municipal -eleitos pelo PS- não falam com o Presidente da Câmara?

Orçamento e Plano para 2009

O Orçamento para 2009 foi, ontem, aprovado em Assembleia Municipal por maioria. Mereceu a abstenção do PSD e os votos a favor do Presidente da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro (PSD) e dos elementos do PS e CDU.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Assembleia Municipal Mealhada

Assembleia Municipal, amanhã, no auditório da Escola Profissional Vasconcelos Lebre, pelas 20.30. Discusão do Plano e Orçamento para 2009.

sábado, 27 de dezembro de 2008

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Rui Frias – Prémio Nobel da (In)coerência 3

Rui Frias em 2006 a propósito da retirada de confiança política a um militante: "uma Comissão Política nunca deve retirar a confiança política a um militante eleito pelo voto popular a um cargo autárquico.
Rui Frias em 2008 "há situações em que é necessário retirar a confiança política e que isso tem que ser feito".

Rui Frias – Prémio Nobel da (In)coerência 2

A propósito do "Relatório Calhoa" numa primeira pergunta transmitiu que ambos os Vereadores estiveram de acordo, que manifestaram solidariedade, que se reviam e que até o subscreviam. Em resposta à pergunta seguinte: Os Vereadores disseram que concordavam? Afirmou que o Vereador Breda Marques apenas referiu que a pessoa mais indicada para entregar o Relatório era Carlos Marques e que mais não disse.
Por um lado diz que manifestaram solidariedade, que se reviam, que o subscreviam mas logo a seguir reconhece que nada foi dito.

Rui Frias – Prémio Nobel da (In)coerência 1

Depois de criticar o meu voto favorável ao Orçamento para 2009 e dizer que na sua opinião deveria ter votado contra, o Mealhada Moderna questionou “Mas não é Rui Frias que defende que votar contra um Orçamento é uma irresponsabilidade? Pelo menos é o que defendeu num artigo de opinião”. Resposta de Rui Frias: “Sinceramente o que disse devia ter sido em relação a este ou aquele Orçamento, pontualmente falando, num ano qualquer já passado, ou então está fora de contexto.
A opinião do mesmo Rui Frias em 2006 era a seguinte: “Breda Marques devia explicar aos militantes e à população qual a razão porque está contra a 2ª fase da Zona Industrial da Pedrulha, de Barrô, o Campo de golfe, a Plataforma Ferroviária da Pampilhosa, o novo edifício dos Paços do Concelho, a realização do Carnaval, a realização da Expo Mealhada, etc, etc…Pois essa é a consequência do seu voto contra o Orçamento para 2007.

Rui Frias – Prémio Nobel da (In)coerência

Em entrevista, ao Mealhada Moderna, Rui Frias, Vice-Presidente do PSD/Mealhada, afirma que: “Em termos políticos não digo uma coisa hoje e outra amanhã”. “Admito que tenha de mudar de ideias por vezes mas isso não é entrar em contradição”.

sábado, 20 de dezembro de 2008

Anunciada candidatura independente.

Uma anunciada candidatura que não passa de um "flop". Sem apoios, sem meios, sem equipa, sem contactos, sem ideias... nada, rigorosamente nada! Uma notícia fabricada, onde tudo é falso. Nem o Jornal em causa ouviu outras fontes, a não ser o próprio - um habitué na matéria - nem o próprio teve a coragem de fazer contactos com esse propósito, e, muito menos lhe passará pela cabeça falar com os Presidentes de Junta de Freguesia nessa perspectiva. Enfim, na minha opinião, essa (fabricada) notícia só serve para descredibilizar, uma vez mais, alguns "políticos" da nossa praça.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Recuperação súbita.

“Ontem”
O Hospital da Misericórdia da Mealhada pode ser vendido a privados em breve. Tudo porque a instituição não tem como fazer face aos custos de exploração e pagamento de empréstimos para a sua edificação.
Para João Peres, uma das alternativas que está em cima da mesa - mediante algumas condições – é continuidade das negociação com a Caixa Geral de Depósitos, para a cedência do hospital. Segundo as explicações dadas, a proposta que está a ser estudada passa pela instituição bancária assumir os empréstimos bancários que a Misericórdia contraiu e, ainda, obter uma renda mensal de exploração.
João Peres, ao revelar que a Misericórdia possui uma proposta de aquisição do mercado, dito municipal, da Mealhada, mas que é propriedade da instituição avançou que o valor que é proposto para aquisição, na ordem dos 300 mil contos.
In “Diário de Aveiro”

“Hoje”
“O Hospital da Misericórdia nunca esteve nem nunca estará à venda”, garantiu o provedor da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, João Peres. Confiante e optimista quanto ao futuro do hospital.. “A questão está perfeitamente controlada e, apesar das nossas dificuldades que ainda são bastantes, as perspectivas são boas e o futuro é risonho…”. “…não pensem que o hospital está à venda, nunca colocaremos o hospital à venda”. Em relação ao mercado, a instituição continua a defender que cabe à Câmara avançar com a sua remodelação, com vista a adequar o equipamento às exigências legais, quer ao nível de higiene quer de segurança.
In “Mealhada Moderna”

Jornal da Mealhada

Esta semana, o Jornal da Mealhada, reconheceu o erro da semana passada a propósito das votações do Orçamento para 2009. Não sei se a pedido de alguém, ou se, pela leitura do Conta-Corrente. Apesar de errar ser humano, certos temas devem merecer maior rigor na informação - a bem - da apregoada credibilidade e honestidade que acredito existirem.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Sampaio, Marcelo e Marques Mendes

O ex-presidente da República Jorge Sampaio e os social-democratas Marcelo Rebelo de Sousa e Marques Mendes participaram, ontem, num colóquio-debate sobre Qualidade da Democracia em Rio Maior: Onde Estamos? Para Onde Vamos?, promovido pela distrital de Santarém do PSD.
Não foi por acaso que centenas de pessoas assistiram ao debate, desde as 18.00 até 22.00, sem intervalo, e, "sem arredar pé". Três percursos políticos ímpares.

Falta de net!

A importância da net sente-se (mais) quando não está acessível...

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Jornal da Mealhada voltou a errar.

No Jornal da Mealhada faltou rigor na "pesquisa" que fizeram relativamente à minha votação em matéria de Orçamentos. Afirmam que, na votação dos Orçamentos para 2005, 2006 e 2007 me teria abstido e que teria votado contra em 2008. Teria bastado consultar as actas da Câmara, que ainda estão visiveis na página oficial, para saberem que, aquando da votação do Orçamento de 2005 e 2006, não estive sequer presente. Na votação para o Orçamento de 2005 por me encontrar na Assembleia da República e, no de 2006, encontrava-me ausente por motivos profissionais. Em 2007 e 2008 votei contra.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Orçamento 2009

Na intervenção que proferiu, e em que elencou as propostas e sugestões que endereçou ao executivo socialista, Gonçalo Breda Marques declarou: “Durante muito tempo reconheço que este comprometimento (entre a oposição e os vereadores com pelouro) não foi possível. Obviamente que responsabilizo os responsáveis do Partido Socialista na Câmara por esse facto, reconhecendo — no entanto — que também o esforço de cooperação da minha parte poderia, em certos momentos, ter sido maior. Quando falo em comprometimento não falo em nenhum tipo de ‘bloco central de interesses’, falo unicamente em conseguir, em certos projectos, manter o interesse concelhio em detrimento dos interesses partidários”.
“Voto favoravelmente este Orçamento em primeiro lugar por contemplar a grande maioria das propostas por mim apresentadas. Dou um voto de confiança pelo facto do executivo ter vindo a ‘arrepiar caminho’ em matéria de impostos, que nos primeiros anos do mandato foram cobrados às taxas máximas permitidas por Lei, mas que têm sido reduzidos gradualmente. Um voto de confiança pelo facto de ter sido muito critico nos primeiros anos em relação às taxas de execução que se situavam abaixo dos 50 por cento mas que agora têm tido melhorias significativas. Um voto de confiança pelo facto de continuar a existir uma política célere de pagamento a fornecedores”, declarou Breda Marques.
in "Jornal da Mealhada"

Salvem os milionários!!!

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mealhada Moderna cor de rosa.

Mealhada Moderna "brinda-nos", esta semana, com uma reportagem sobre o aniversário de José Castelo Branco. Pode vender, mas confesso que não gostei.

Adega Cooperativa da Mealhada

Com um passivo de cerca de 1,5 milhões de euros e com a diminuição da entrega de uvas por parte dos viticultores, o futuro da Adega Cooperativa da Mealhada é incerto. A Adega Cooperativa da Mealhada, para além de ter tido (durante mais de 50 anos) uma importância capital no sector, tem sido uma referência em vinhos, com centenas de associados e bastantes postos de trabalho. Esta é sem dúvida uma situação preocupante.

sábado, 6 de dezembro de 2008

Fantástico!



*Send by Luis Mano

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Mata Nacional do Buçaco

Esta semana o, Jornal da Mealhada, recorda (bem) a promessa do Governo de: até Outubro de 2008 apresentar um novo modelo de gestão para a Mata Nacional do Buçaco. Foi prometido em Julho por Ascenso Simões (Secretário de Estado). Depois do falhanço da Régie Cooperativa, ao que parece, vamos continuar a ser iludidos com promessas atrás de promessas sem que nunca se cumpram. Esta é uma matéria muito sensível e também por isso os "nossos" governantes deveriam ter cuidados redobrados e prometer apenas aquilo que têm a certeza que podem cumprir.

Sandro Alves

Parabéns Sandro Alves pelo Doutoramento em Tecnologias da Ciência e da Saúde, especialidade em Biotecnologia, pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, com nota máxima, tendo sido aprovado por unanimidade, louvor e distinção. Um abraço amigo.
*Foto gentilmente cedida pelo Mealhada Moderna.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Site da Junta de Freguesia do Luso

A 1 de Dezembro de 2007 dediquei um post a este tema: Novo Site da Junta de Freguesia do Luso.
Hoje, a 1 de Dezembro de 2008, constato que após a apresentação do Site pouco ou nada mudou. O Site da Junta de Freguesia do Luso parece estar adormecido no tempo...