sábado, 31 de janeiro de 2009

PSD Mealhada

Depois de se ter tornado público, que as várias escolhas que a Comissão Política (supostamente fez), para candidato à Câmara, terem recusado o convite, e que o candidato que preparam para apresentar (segundo passou a constar), ser agora de recurso, temos mais um episódio pouco abonatório do ponto de vista de Organização Interna. É que depois de ter sido marcado um Plenário de militantes para o dia 24 e ter sido adiado para dia 29, voltou agora a ser adiado para sexta-feira 13. Chego a ter curiosidade de saber como reagiriam os ora responsáveis da Comissão Política se os erros tivessem sido cometidos por comissões políticas anteriores...

Pedro Passos Coelho

Ontem, na ACA (Associação Comercial de Aveiro), Pedro Passos Coelho foi convidado a falar sobre o futuro. Sala cheia, onde Pedro Passos Coelho, afirmou que, no actual momento de crise, o Governo devia traçar um plano de emergência social, restaurar a confiança no sistema democrático e financeiro, apostar no que é estruturante, antecipar mudanças, criar estímulos às empresas e manter o optimismo. Pedro Passos destacou a imprevisibilidade do futuro, apontou para os efeitos da crise, mas também lançou hipóteses de intervenção no mercado e na sociedade para diminuir as suas consequências. Uma iniciativa interessante este ciclo de conferências promovido pela ACA onde Pedro Passos Coelho esteve muito bem.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A oportunidade de Ouro.

Com a actual situação vivida no Partido Socialista, que dispensa comentários, o PSD tem todas as condições de ganhar a Câmara Municipal da Mealhada. Só precisa mesmo de arranjar um bom candidato a Presidente de Câmara, boas equipas e um projecto.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Boas(??) relações... políticas!

Quem afirmava que as relações entre os socialistas Rui Marqueiro e Carlos Cabral estariam tensas, andava enganado.
Afinal, Rui Marqueiro, em entrevista, é muito generoso com o seu par: "Proponho a Carlos Cabral... uma saída em beleza".

domingo, 25 de janeiro de 2009

Caso Freeport

O primeiro-ministro negou qualquer acusação de corrupção e confirmou apenas que: participou directamente no processo durante uma reunião que manteve com os promotores do projecto, a pedido da Câmara Municipal de Alcochete. Como se esperava, desvinculou-se de qualquer ilegalidade que tenha sido cometida pelos seus familiares envolvidos no processo. O problema para Sócrates é que a partir de agora, se forem divulgados episódios que contrariem a veracidade das suas afirmações, não lhe restará outro caminho senão a demissão. Outra questão que deve ser analisada é a actuação das autoridades judiciais portuguesas. Se em 2005 já havia indícios de ilícitos criminais, qual a razão de nada terem feito? Foi preciso esperar pelos ingleses para avançar nas investigações? Houve alguma razão especial para suspender as averiguações?

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Proposta para recuperar habitações degradadas

A proposta que apresentei para elaborar um Regulamento Municipal que tivesse como principal objectivo permitir a famílias comprovadamente carenciadas de dotar as suas habitações com o mínimo indispensável de conforto, e incentivar a realização de obras, que ajudem na reabilitação urbana e na dignificação das condições de vida dos Munícipes deste Concelho foi hoje aprovada por unanimidade.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Partido Socialista.

Depois de ter sido tornado público, no Jornal da Mealhada, o convite que José Sócrates terá dirigido a Carlos Cabral para se recandidatar, a Comissão Política liderada por Rui Marqueiro vem chamar a si o peso dessa decisão. A Comissão Política na tentativa de reafirmar quais as "regras do jogo"e que tudo está em aberto acabou por demonstrar perturbação e mau estar com a notícia divulgada.

Promessas...

Na campanha para as últimas eleições internas do PSD, recordo que, a candidatura que ganhou, teve a preocupação (e bem) de construir um Blog, onde procurou passar as suas mensagens. Lamentavelmente depois de eleitos, nada fizeram a esse nível. É certo que prometeram fazer mas...
No programa de campanha prometiam: "Constituição de uma plataforma de ligações modernas abertas ao exterior - Página na internet, blogues de discussão, Newsletters"...

Escolíadas.

Segundo o Blog Mealhada Moderna a Escola Secundária da Mealhada está de regresso às Escolíadas. A participação da escola mealhadense que venceu o concurso há dois anos, está confirmada. Uma boa e agradável informação.

Proposta para recuperar habitações degradadas.

Considerando que existe um número muito significativo de casas degradadas e abandonadas no concelho e que muitos munícipes, com algum incentivo, poderiam executar obras, no sentido de melhorar as condições de salubridade ou de segurança da sua habitação própria e até de mobilidade no caso de agregados familiares que incluem pessoas deficientes.
Proponho que se redija um Regulamento Municipal que tenha como principal objectivo permitir a famílias comprovadamente carenciadas de dotar as suas habitações com o mínimo indispensável de conforto, e incentivar a realização de obras, que ajudem na reabilitação urbana e na dignificação das condições de vida dos Munícipes deste Concelho.
1. O Regulamento deve estabelecer os princípios gerais e as condições de acesso a que obedece o processo de apoio à execução de obras de recuperação e reabilitação de habitações degradadas no Concelho da Mealhada, a conceder por esta Câmara Municipal, destinado à melhoria das condições dos fogos e consequentemente das pessoas ou agregados familiares neles residentes.
Deve ser estabelecido o limite de comparticipação prestado pela Câmara Municipal para obras de recuperação, conservação ou reabilitação de habitações degradadas, traduz-se no fornecimento de materiais necessários à realização das obras, a título gratuito, num montante a definir com base no Orçamento Municipal.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Avião aterra no Rio Hudson (New York).

Conta-Corrente 1

Novo recorde, 285 visitas no mesmo dia. Obrigado! Para consultar o número de visitas basta clicar no SITEMETER, encontra-se no canto superior direito, e está acessivel a todos.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Conta-Corrente

O Conta-Corrente, ontem, bateu o seu recorde de visitas num dia, 267. Obrigado!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Escola Básica 1 da Antes

Frequentemente, ouvimos dizer, por parte do executivo Municipal, que não podemos olhar apenas para a cereja mas que devemos olhar para a árvore. Outras ocasiões, temos oportunidade de ouvir que falar em Investimento nos dias de hoje não significa falar de "Betão" mas sim de conforto, etc...
No caso desta Escola, segundo um trabalho do Jornal da Mealhada, todos reconhecem a importância da árvore, mas que, apesar de ser forte e bonita, tem umas cerejas podres (falta de aquecimento, recreio sem condições, água fria, falta de impressora, internet com falhas, falta de uma tarefeira...)
Se as Obras ficaram concluidas em Abril de 2008, dificilmente se compreende como não foram acauteladas até agora, as melhores condições.

Fundação Mata do Bussaco.

Depois da "falhada" Réggie Cooperativa, em que apenas se perdeu tempo e energia, parece estar a ser encontrada uma solução. Apesar de já ter sido anunciado que seria apresentada no ano passado (2008), a Fundação Mata do Bussaco, pode ser conhecida no final deste mês. Aguardemos...

Afonso Tiago

O Afonso Tiago é de Oliveira de Azeméis e primo de um grande amigo meu (Rudy). Não sei de que forma, mas se alguém puder ajudar... A familia está desesperada. Afonso Freire Novais dos Santos Tiago, de 27 anos, estava a fazer um estágio de seis meses na delegação de Berlim da Active Space Technologies, firma portuguesa de projectos espaciais, e é considerado por colegas e amigos uma pessoa com grande sentido de responsabilidades.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Semanários locais

O Jornal da Mealhada, hoje, resolve o mistério do candidato socialista à Câmara Municipal da Mealhada. Informa que, o senhor Primeiro Ministro, him self, já terá convidado Carlos Cabral para candidato. A ser verdade, dificilmente Rui Marqueiro e o seu "exército" o conseguirão demover, afinal o José não só é (ainda) Primeiro-Ministro como também Secretário Geral do PS.
Curiosamente, o Mealhada Moderna, informa, hoje também que, o Presidente da Comissão Política do PS (Rui Marqueiro) afirma que nada está decidido em relação a esta matéria.

sábado, 10 de janeiro de 2009

Frases

"Seis finais são melhor que cinco" Paulo Bento in SIC Notícias.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Visita Zona Industrial da Pedrulha

O executivo Municipal visitou, hoje, a Zona Industrial da Pedrulha a convite do Senhor Presidente da Câmara. A propósito desta visita, em reunião de Câmara, tive oportunidade de manifestar o meu apreço pela iniciativa e transmitir algumas preocupações. Em primeiro lugar confesso que fiquei surpreendido, na altura da venda dos Lotes dos terrenos, pelo facto de terem sido vendidos com relativa facilidade a preços (no meu entendimento) proibitivos, apesar da excelente localização. A preocupação que manifestei esteve relacionada com pequenas empresas, com fraca autonomia financeira, localizadas em zonas urbanas, desenquadradas, mas que precisam de melhorar/aumentar as suas instalações e que só certamente o poderão fazer se houver espaços (Núcleos/Zonas Industriais) a preços convidativos. Considero urgente a construção das Zonas Industriais previstas para Barrô e para Barcouço e que tenham estas características.

Situação Financeira CMM

A Câmara Municipal da Mealhada, pelo 3º ano consecutivo, passa o ano sem dívidas a fornecedores e a empreiteiros.
Pagar a pronto nem sempre é sinal de boa Gestão, no entanto, pode ser um bom exemplo para um País, onde em larga medida, o Estado é bom a cobrar e péssimo a pagar. Quem trabalha com Câmaras Municipais sabe bem, em muitos casos, as dificuldades por que passa na hora de receber e os constrangimentos que esses atrasos provocam.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Informação a "Vapor"

Segundo o Mealhada Moderna, a Ligação Pampilhosa/Figueira da Foz encontra-se sem comboios. Como, (quase) sempre, à Junta de Freguesia da Pampilhosa a informação chega "a vapor". Não quero com isto dizer que o Presidente da Junta é responsável por não saber, ou ser apanhado de surpresa, o que quero é criticar quem toma decisões, pelo facto de se esquecer, (quase) sempre, do chamado "parente pobre" do Poder Local.

Quinta do Alberto.

Câmara Municipal da Mealhada (finalmente) adquiriu a Quinta do Alberto no Luso. Uma boa notícia!

Títulos

Título "Marqueiristas afrontam Cabral"
Sub-Título "Deputados socialistas, em votação de braço no ar, obrigados a escolher: Cabral ou Marqueiro" In Jornal da Mealhada.
Confesso que ao ler estas duas frases tive pena dos autarcas socialistas na Assembleia Municipal, parecem pessoas tão decididas e que até têm vontade própria, mas afinal, são obrigados, a propósito de uma proposta sobre o Quadro de Pessoal da Câmara, a escolher entre Cabral e Marqueiro. Outra novidade é que deixaram de haver socialistas mas passaram a existir os Marqueiristas e os Cabralistas.

sábado, 3 de janeiro de 2009

Uma oportunidade para se divertirem.

A fotografia do administrador do Conta-Corrente, no Blog!

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais previsões para 2009

. A ACIM irá anunciar que em 2035 vai organizar a Expo-Mealhada com a colaboração da Câmara Municipal e uma expedição a Cuba em 2010.
. Os elementos da direcção da Adega Cooperativa da Mealhada, face às dificuldades da mesma, vão prescindir das suas "remunerações" mensais, durante o próximo ano. Demonstrando o seu altruísmo na tentativa de ajudar a Adega a pagar os seus compromissos.