sábado, 28 de novembro de 2009

PSD Mealhada - Plenário de militantes

Apesar de não ter estado presente no Plenário de militantes realizado, sexta-feira, por me encontrar em Lisboa, consegui saber que afinal a derrota do PSD na Mealhada não se deveu a uma má escolha (imposição) do candidato à Câmara nem dos erros cometidos por ele e pela (sua) Comissão Política. Carvalheira quis passar por entre os "pingos da chuva" como se nada tivesse feito de errado. Enfim, houve até quem teorizasse sobre os resultados como se tivessem sido autênticas vitórias. A derrota deve-se sobretudo a Carvalheira e à sua estratégia suicida - ataques pessoais, ideias mal concebidas e pior apresentadas, e, à falta de reconhecimento público de qualidades ou perfil para ocupar o lugar. Restava por isso uma única saída digna, a demissão. Mas, infelizmente para o PSD e para o concelho, que precisa de uma oposição séria e forte, Carvalheira parece querer manter o pequeno poder de tentar controlar a Comissão Política. Pensa que tem condições de preparar o futuro, e, mesmo depois de não assumir a responsabilidade de ser Vereador e virar as costas aos eleitores (uma vez mais), ainda sente legitimidade de querer continuar a dizer àqueles que assumiram os lugares o que devem fazer. Quer continuar a reunir uma Comissão Política que ninguém sabe se reúne mas que toda a gente sabe que a maioria dos seus elementos não participa em nada e nem sequer são informados de nada. Enfim, está apenas a destruir toda a credibilidade e respeito que foram conquistados a pulso, com muito trabalho e com muita dedicação. Estes resultados provaram que Carvalheira e o seu "consiliere mor" nada percebem de política. O que mais me admira já nem é o facto de Carvalheira estar agarrado ao lugar, nem que, alguém o queira manter por saber que literalmente decide por ele. O que mais me admira é que pessoas que considero, continuem a apoiar esta estratégia, tão destrutiva, apenas por receberem falsas promessas ou por terem criado algumas dependências, porque nenhum deles reconhece a Carvalheira as minimas condições para liderar o PSD.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

José Calhoa

José Calhoa, em grande entrevista ao Mealhada Moderna, fala abertamente do seu trabalho enquanto vereador. Revela claramente o desgosto e o prejuízo pessoal que afirma ter tido relacionado com acusações que lhe foram dirigidas durante o anterior mandato. Revela conhecer os autores daquela que considera uma estratégia negra de ataques pessoais e promete não esquecer. É politicamente correcto quando interpreta as palavras de Rui Marqueiro, sobre a sucessão de Cabral, e, dá a entender que está em condições de fazer pontes entre o executivo e a comissão política do PS.

Sandro Alves

Sandro Alves é de facto um jovem extraordinario. Acabou de ser novamente distinguido, desta vez pela Sociedade Portuguesa de Genética Humana, pelo seu trabalho ligado à doença de Machado-Joseph. Os seus pais, irmã, familiares e amigos têm motivos para se sentirem orgulhosos. Um abraço!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

sábado, 21 de novembro de 2009

António Simões

Faleceu António Simões, Presidente da Junta de Freguesia de Ventosa do Bairro. Um homem com um percurso associativo e profissional invulgar. Hoje, o seu funeral, foi prova da sua dimensão humana que ultrapassava muito as fronteiras do concelho. As associações a que estava intimamente ligado, a freguesia e o concelho perderam. À sua mulher, filhos e tão recente neto, como restante família, uma palavra de amizade nesta hora tão difícil.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Leonor Lopes

Leonor Lopes, actual Vereadora na Câmara Municipal da Mealhada, em entrevista (politicamente correcta) ao Mealhada Moderna deu a conhecer algumas ideias que pretende defender para o mandato que agora é titular. Tenho a convicção que fará um bom lugar.

domingo, 15 de novembro de 2009

A vítima!

Será que não estamos todos fartos de uma Justiça elaborada para que a tudo acabe no emaranhado burocrático dos tribunais? Será que não estamos todos fartos de um primeiro-ministro que pulula por entre casos suspeitos (licenciatura, Cova da Beira, casas beirãs, apartamentos lisboetas, Freeport, e ‘Face Oculta’) como se fosse uma grande vitima?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Escolíadas

Este é de facto um excelente projecto. Os promotores, os participantes e patrocinadores têm feito ao longo dos anos um trabalho notável. Reconheço a importância que a participação das Escolas da Mealhada poderiam ter (caso participassem neste projecto) mas, apesar de tudo, sempre defendi melhor "casamento" entre a Câmara Municipal e as Escolíadas. Envolve centenas de pessoas, muitos jovens e seus familiares e amigos e é, em muitos casos, uma "escola para a vida". Não apoiar é mais ou menos como deixar de realizar um campeonato nacional de qualquer modalidade apenas por não participarem atletas do concelho...

Medicina Nuclear

O XII Congresso Nacional de Medicina Nuclear, sob o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Medicina Nuclear, decorrerá este ano na Mealhada, na Quinta dos 3 Pinheiros. Da próxima quinta-feira a sábado, cerca de 150 participantes (médicos, técnicos e diversos especialistas da área) analisam o estado da arte e debatem perspectivas futuras na investigação e na prática clínica. Esta é uma boa notícia. Representa mais uma óptima oportunidade para os responsáveis políticos poderem ter uma acção de "charme", junto dos participantes, dando a conhecer as potencialidades turisticas do nosso concelho.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Maçonaria na Mealhada

Tive ocasião de ler três jornais a propósito deste tema. Diário de Coimbra, Mealhada Moderna e Jornal da Mealhada. Cada jornal fez a sua abordagem com mais ou menos destaque mas numa"pequena" questão divergiram bastante. Para falar na pessoa responsável pela informação, o Diário de Coimbra falou em Carlos Breda, o Mealhada Moderna em CB e o Jornal da Mealhada em "Breda". No caso de querer identificar a fonte é natural que se use o nome e o apelido mas devemos reconhecer que, se o objectivo é não identificar a fonte, o que as "regras" ditam é que se deve usar o primeiro nome (como existem muitas "Marias" na terra dificilmente se sabe quem é) e nunca usar o apelido. Por uma razão muito simples, pode dar azo a que os leitores pensem em alguém que na verdade nada tem a ver com o assunto. Já fui abordado por várias pessoas a perguntar-me como funcionava a Maçonaria e se o Breda a que o JM se referia seria eu. E como o seu a seu dono, gostaria que o JM tivesse tratado o assunto de melhor forma.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jorge Carvalho - Nobel da poesia e da coerência.

Jorge Carvalho em artigo de opinião (Jornal da Mealhada) a propósito da tomada de posse escreve o seguinte: "Não contive a emoção num local privilegiado onde senti uma alma sublime que gemeu, gritou e se estorceu nos paroxismos da paixão, uma alma imensa, sedenta e desvairada, feita de retalhos de almas, de todas as almas sofredoras que vivem a eterna das emoções raras".
"A política do nosso Presidente da Câmara é feita com a devoção de quem cuida de um pequeno pássaro, de quem rega um jardim de rosas, e de quem cultiva a mais límpida e pura amizade".

Tem a sua graça...

Miguel Felgueiras à pergunta do Mealhada Moderna: "Porque não vimos a sua imagem nos cartazes da campanha?" Respondeu: "Sem dúvida uma campanha ecológica e amiga do ambiente!!"

Queridos inimigos.

Em entrevista ao Mealhada Moderna, Miguel Felgueiras, decidiu mudar de vida. Ficámos a conhecer o seu novo visual e novas ideias. Ficámos a saber que Carlos Cabral (afinal) tem qualidades e mérito. Ficámos a saber que MF está disponível para apoiar Rui Marqueiro na corrida para a concelhia. E ficámos a saber que MF (modéstia à parte) se coloca no mesmíssimo plano de "Pires dos Santos, Rui Marqueiro e Carlos Cabral". Em relação ao compromisso de que vai procurar fazer o melhor, não me restam dúvidas.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Parque da Cidade.

É com alguma frequência que vejo, no Parque da Cidade, pessoas preocupadas com a sua conservação. É interessante vê-las a tentar cuidar daquele espaço, retirando algumas ervas que nascem entre as pedras ou mesmo apanhando lixo que outros (diferentes) não se preocupam em atirar para o chão. É preciso acabar com a ideia de que aquilo que é do Estado não é de ninguém e começar a pensar que aquilo que é do Estado também é nosso e por isso todos ganhamos em tratar bem.

domingo, 1 de novembro de 2009

Earth Water


Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Os seus lucros revertem a favor do programa de ajuda do ACNUR, que tem como lema «a água que vale água». Com 4 cêntimos o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.