quarta-feira, 28 de maio de 2008

A gasolina mais barata em Portugal.

Os sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis obrigaram a comunidade a arranjar novas formas de poupar dinheiro. Uma delas está online no site "mais gasolina", que disponibiliza, de Norte a Sul do país, os preços e localizações dos vários postos de abastecimento. A informação está em http://www.maisgasolina.com/ . Assim, antes de abastecer, é mais fácil verificar onde existe o combustível mais barato.

Ribau Esteves - o último preso político.

Sem esconder ressentimento político pela forma como Menezes se demitiu - "estou em discordância total com o seu gesto, que considero inacreditável e absurdo", disse - Ribau Esteves e avançou com o apoio a Santana Lopes.
O, ainda, secretário-geral do PSD não escondeu, no entanto, que a situação com que foi confrontado após a demissão de Menezes "não é agradável". "Sinto-me como o único preso político em Portugal, já que por minha vontade continuaria o trabalho que iniciámos mas, é a vida, como dizia o engenheiro António (Guterres) que também se foi embora por causa do pântano", afirmou.


Ribau apoia Santana in "Expresso".

terça-feira, 27 de maio de 2008

Hospital da SC da Misericórdia da Mealhada.

Segundo os jornais locais (dado que não estive presente na última Assembleia da SCMM por imperativos de ordem pessoal) a Santa Casa apresentou um Resultado Liquido do Exercício de 2007 negativo de 704,056,76 mil euros. Ou seja, mais de 50.000 euros por mês de "prejuizo".
É de facto assustador, e para quem lê o Boletim da Misericórdia, com gráficos a evidenciar uma procura e uma receita sempre a subir e com palavras sempre animadoras pode ficar até surpreendido.
Alguém terá dito (segundo os jornais locais) que em certos sitios se fecham portas e que a Misericórdia da Mealhada as abriu... Eu sou daqueles que penso que abrir portas não é o mais dificil -desde que haja crédito claro- o dificil é mantê-las abertas sem prejudicar ou colocar em causa a Instituição.
E segundo parece o Investimento foi feito com base num estudo de viabilidade económica. Não será a altura de pedir satisfações aos autores desse mesmo estudo? Se existe, se alguém foi pago para o fazer e se alguém é responsável por esse estudo, já não deveria ter sido questionado?
Claro que sou testemunha da qualidade dos serviços e da importância que todos damos a ter um Hospital próximo de casa. Não sou é da opinião que se deva avançar para um determinado tipo de Obra, completamente diferente da que inicialmente foi pensada (Hospital de retaguarda), sem ter as minimas garantias. Porque a existirem garantias a SCMM já deveria ter processado judicialmente quem as deu e quem as tirou a bem da Instituição.

Expo-Mealhada.

Depois de várias acusações públicas, entre a ACIM e a CMM, onde uma responsabilizava a outra e vice-versa, pelo facto de não terem dado continuidade à Expo- Mealhada, não se conhecem desenvolvimentos.
Dão-se alvíssaras a quem tiver informações...

Feirinha de Artesanato.

A X Feirinha de Artesanato e Gastronomia irá decorrer de 31 de Maio a 8 de Junho. Com um vasto e diversificado programa de animação cultural...
Claro que é uma Feirinha e é claro que também não tenho dúvidas da sua importância, e, do trabalho e dedicação, que apesar da sua dimensão local, exige.
Mas parece-me também óbvio que é uma Feirinha "caseira", ou seja, para nós- população do concelho- e muito pouco mais.
E existe espaço para estas iniciativas, onde os ranchos locais, as Escolas de Samba, as Bandas Filarmónicas, e outros artistas podem demonstrar o seu profissionalismo. Mas estou convencido que era possivel ser muito mais arrojado, inovador e atractivo.

domingo, 25 de maio de 2008

18 de Abril de 2007

Este era o prazo limite da conclusão da nova Extensão de Saúde do Luso. Estamos no final de Maio de 2008 e continua por concluir. Quem assume a responsabilidade? Ninguém claro. A culpa morre sempre sempre solteira.

sábado, 24 de maio de 2008

2ª Taça Europeia Feminina de Hóquei em Patins.

O Município da Mealhada está a receber um evento internacional de Hóquei em Patins. A 2ª Taça Europeia Feminina. As Equipas são: Pati Voltregá (Espanha), CH Mataró (Espanha), Biescas Gijon (Espanha), CS Noisy (França), US Coutras (França), Germania Herringen (Alemanha), Fundação Nortecoop (Portugal) e HC Mealhada (Portugal).Os jogos vão decorrer, de 22 a 25 de Maio, no Pavilhão Municipal da Mealhada e no Pavilhão Municipal do Luso. Sem duvida uma importante iniciativa.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Uma pena...

Lucros da Galp caíram 8,4 por cento no primeiro trimestre. Se aumentarem os combustíveis, coisa que já não fazem desde .... ontem, talvez consigam melhorar os míseros 109 milhões de lucro do primeiro trimestre.

Sócrates condenado a pagar indeminização.

José Sócrates vai recorrer do acórdão da Relação de Lisboa que o condenou a pagar uma indemnização de 10 mil euros ao jornalista do PÚBLICO José António Cerejo, disse hoje à Lusa fonte próxima do dirigente socialista

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ironia socialista.

Rui Marqueiro, na semana passada, reconheceu a forma (politica) desajeitada como o Vereador António Jorge reagiu aos "famosos" mails anónimos que pretendiam denunciar corrupção na Câmara Municipal.
Curiosamente, esta semana, o Vereador José Calhoa num artigo de opinião no Jornal da Mealhada vem louvar a atitude do Vereador António Jorge.
Rui Marqueiro, esta semana, vem reprovar a atitude do Sr. Presidente da Câmara de anunciar a sua disponibilidade, considerando-a segundo depreendi uma "manifestação grosseira"... e com algma ironia ainda consegue dar a entender que assim o PS não se estaria a renovar.
Para a semana, não perder o artigo de José Calhoa que irá começar por dizer - Carlos Cabral fez muito bem em se mostrar disponivel porque...

Teodomiro Seabra Pereira.

Uma vez mais o Mealhada Moderna surpreende-nos com uma grande entrevista. Teodomiro Seabra Pereira, sem papas na lingua, demonstrou uma vez mais ser um militante de mão cheia. Acutilante qb, franco e coerente.

Santana Lopes na Mealhada.

O candidato a lider do PSD, Pedro Santana Lopes, jantou ontem na Mealhada, com simpatizantes, apoiantes e outros...
Para além de ser uma referência do partido, por vezes não pelas melhores razões, mas manda a verdade que se diga que continua a demonstrar ter uma grande capacidade de mobilização.

domingo, 18 de maio de 2008

Menezes demonstra desespero.

O presidente demissionário do PSD, Luís Filipe Menezes, teceu duras críticas, em entrevista hoje publicada no Jornal de Notícias (JN), a Manuela Ferreira Leite. Depois de ter afirmado que não se iria envolver nesta campanha interna acaba (uma vez mais) por se contradizer actuando da pior forma.

Festa verde e branca.

O Sporting conquistou esta tarde a Taça de Portugal depois de vencer o FC Porto por duas bolas sem resposta.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Teorias...

Se aguardarmos pelas decisões de uma Comissão Política para depois decidirmos o contrário, somos solidários e não colidimos com essas decisões.
Se não aguardarmos pelas decisões de uma Comissão Política e decidimos defender uma convicção, que depois até coincide com essas decisões, somos ambiciosos e temos sede de poder.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

400 alunos da EB 2/3 da Mealhada.

Cerca de 400 alunos da EB 2/3 da Mealhada participaram numa manifestação por causa das más condições do pavilhão da escola.
Por um lado, é interessante ver os jovens a manifestarem-se solidariamente com os seus professores na defesa dos seus legitmos interesses.
Por outro, é lamentável que a recuperação deste equipamento esteja prometida desde 2002, que desde Fevereiro seja mesmo impraticável o seu uso, dado o risco para a integridade fisica dos alunos e professores e tanto tempo depois ainda nada tenha sido feito.

A Lei do tabaco.

Grande caso do dia... José Sócrates pede desculpa por ter fumado no avião.

Politica caseira...

Sócrates e Pinho violaram proibição de fumar a bordo do voo de Lisboa para Caracas

Grupo Desportivo da Mealhada em festa.

No fim de semana passado três equipas do GDM subiram de divisão. Duas dessas equipas participavam a primeira época de competição ao serviço do Clube. Os seniores masculinos subiram à primeira divisão distrital de Aveiro, tal como a equipa de Futsal e a equipa feminina subiu À segunda divisão Nacional. O Presidente do Clube fala, e bem, dos constragimentos e das preocupações financeiras.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Sandro Alves, cientista e investigador.

O Mealhada Moderna faz nesta edição uma entrevista a um jovem mealhadense, Sandro Alves, aluno de Doutoramento da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É bom ver certos percursos profissionais que "vizinhos" e amigos nossos têm tido. Merece ter muito sucesso, sempre me disse a minha mãe (ex-professora do Sandro) que era um aluno super perfeccionista. Os pais e a irmã têm boas razões para se sentir orgulhosos.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Câmara Municipal Mealhada inflexivel.

In"jn.sapo.pt". Uma vez mais a Câmara Municipal da Mealhada na pessoa do seu Presidente demonstrou ser inflexivel perante os pedidos e as preocupações que lhe foram colocadas. Os Vereadores do PSD apelaram ao bom senso e ao equilibrio.

sábado, 10 de maio de 2008

Fantástica.

Vanessa Fernandes é pentacampeã europeia em Triatlo. Esta é a quinta vitória consecutiva no campeonato da Europa da especialidade para a atleta portuguesa.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Chumbo na reunião de Câmara.

A proposta de passar o cortejo de Carnaval, da zona desportiva para os Viveiros Florestais, apresentada por João Peres, foi chumbada por unanimidade.

Petróleo-Cotação sobe para mais de 124 Dólares.

O preço do barril de petróleo atingiu hoje novos valores máximos nas trocas electrónicas na Ásia, apesar das garantias da OPEP de que não há escassez do produto no mercado.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Torneio Inter-Freguesias.

O Terceiro Torneio Interfreguesias do concelho da Mealhada, foi ganho pela equipa da Junta de Freguesia da Pampilhosa. A final foi disputada com a equipa que representava a Junta de Freguesia da Mealhada. O resultado do jogo foi 6-3 a favor da Pampilhosa.
Não conheço pormenores da organização, mas é claramente uma boa iniciativa.

sábado, 3 de maio de 2008

Pampilhosa perde Posto de Comando da Refer.


Se a data anunciada pelo Governo for para levar a sério, o Posto de Comando Local da Refer, na Pampilhosa, encerra definitivamente Domingo. O controlo do tráfego desde Albergaria dos Doze até Aveiro, dos ramais da Lousã, Alfarelos e Figueira, da Linha do Oeste e da Linha da Beira Alta - garantido pelo Centro de Comando da Pampilhosa - passará a ser assegurado pelo Centro Operacional do Sul, com sede em Lisboa.
  • São 16 os trabalhadores que ficam com um futuro incerto.
  • O Posto de Comando da pampilhosa existia porque, segundo a própria Refer, "garantia melhores condições de segurança, capacidade e qualidade de serviço associados a uma redução de custos de operação".
  • Este Posto encontrava-se instalado num edifício novo e equipado com tecnologia de ponta.
Conclusão: Falta clara de "peso político" para evitar a transferência para Lisboa deste importante serviço.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Manuela Ferreira Leite.

Manuela Ferreira Leite garantiu que a sua campanha não será "uma campanha de espectáculo", que diz "não saber fazer". Pôr fim "à desistência e conformismo" e recuperar "o crédito do PSD junto da opinião pública", foram, aliás, as duas principais razões invocadas pela candidata para se disponibilizar para este combate.
"Estou aqui a pedir o vosso apoio, não por uma ambição de poder ou de vaidade pessoal, mas por um sentido de responsabilidade face ao meu país e ao meu partido", afirmou, garantindo que "esta foi, talvez, a decisão política mais difícil" que tomou até hoje.